Ansiedade na visão espírita — Explorando as causas espirituais

Ansiedade na visão espírita — Explorando as causas espirituais

Ansiedade na visão espírita — Explorando as causas espirituais
5 (100%) 3 votes

Ansiedade na visão espírita e a ilusão do controle

Em um vídeo realizado pela Federação Espírita do Mato Grosso, o facilitador Alírio Cerqueira comenta a visão espírita da ansiedade e do porquê que as pessoas adoecem desse mal:

Alírio de Cerqueira — A Ansiedade é caracterizada por um processo muito interessante; é aquilo que nós chamamos de ilusão de controle. Essa ilusão de controle, de uma forma assim bem pragmática, é aquilo que nós fazemos quase que o tempo todo.

Nós queremos controlar duas coisas básicas: controlar o tempo e controlar as pessoas e as coisas ao nosso redor. Essas são as causas profundas e espirituais da ansiedade.

Vamos dar um exemplo: você tem uma alguma coisa muito importante para fazer daqui para uma semana; a pessoa que tende ao estado de ansiedade, o que ela faz? Ela quer antecipar aquilo que vai acontecer daqui a uma semana para ontem. As pessoas até falam assim: “as coisas para mim tem que ser para ontem”.

Por que falam “ontem”? Porque o ontem já era conhecido, ontem ela já sabe o que aconteceu, já tem domínio. O que é para daqui uma semana ela não tem domínio algum, ela não tem controle sobre aquilo.

E aí o que ela quer? Ela entra numa ilusão de querer controlar algo que vai acontecer daqui a uma semana, isso gera um estado de profunda ansiedade, podendo, se não for trabalhado [tratado], gerar a doença chamada de Ansiedade Generalizada.

Outra ilusão de controle muito comum é o controle dos outros, o que os outros pensam, o que os outros fazem… Vamos dar um exemplo: uma pessoa uma mãe querendo controlar um filho de 18 anos. O que que ela faz? Ela quer que ele aja de acordo com aquilo que ela quer, só que o rapaz tem desejo, tem vontade própria, tem uma lei Divina que é a lei de liberdade que ele está usufruindo.

E o que ela quer é que o filho tenha a liberdade que ela permita que ele tenha. O que vai acontecer nessa ilusão de que ela consegue controlar. Daí ela entra no estado que nós chamamos de prepotência; uma pseudo-onipotência, porque ela quer competir com Deus… porque Deus é que criou as leis e ela quer interromper uma lei Divina, que é a lei de liberdade para o filho.

(…) Vai gerar grandes confusões em vez de auxiliá-lo a refletir nas ações dele ela quer impor as ações que ele deve ou não deve praticar.

A ansiedade na visão espírita — Como evitar a ansiedade e a ilusão do controle?

ansiedade segundo o espiritismo 2

Alírio de Cerqueira — Então, o que que é importante se fazer no caso da ansiedade?

Centrar em si mesmo! Além disso, centrar no tempo presente.

Nós não temos controle do tempo futuro, nós temos apenas o domínio do tempo presente. Nós não temos o controle do passado, mas podemos aprender com o passado; com o futuro nós podemos planejar e ter o domínio do tempo presente, das ações presentes.

Na mesma forma em relação ao outro. Nós não temos domínio sobre outro, controle sobre o outro… nós temos domínio sobre as nossas ações, que repercutem no outro.

Se nós queremos ajudar o outro, ajudemos a nós mesmos as entrarmos em nós e no tempo presente.

A ansiedade segundo o espiritismo — A inquietude do Espírito diante as coisas ao seu redor

ansiedade sob a otica do espiritismo

Em uma reunião pública de perguntas e respostas na Comunidade Espírita “A Casa do Caminho”, em Juiz de Fora (MG), a médium Isabel Salomão nos esclarece sobre a ansiedade segundo o Espiritismo e sobre como podemos amenizar os sintomas desse transtorno.

Isabel Salomão — Ansiedade é inquietude do Espírito. O Espírito está inquieto, ele está de alguma forma infeliz; ele precisa refletir um pouco sobre a vida, ele precisa parar um pouquinho dar um tempinho para si mesmo junto ao Cristo e aos mentores espirituais.

Ele fica sufocado pelas informações negativas que ele escuta na televisão, no jornal, na sociedade, na vida e, por isso, ele está inquieto.

Ansiedade na visão espírita — O que fazer para amenizar?

ansiedade e espiritismo 2

Isabel Salomão — É preciso, então, que ele [o ansioso] tenha um recolhimento, uns minutinhos por dia para falar Jesus. O melhor mesmo é Jesus, chame pelo Cristo que ele manda um emissário dele para a Terra.

Vigie seus pensamentos, suas atitudes! A espiritualidade está precisando de pessoas que cuidam da moral, que cuidam da vida reta, da dignidade. Não precisa ser santo… ser espírito de luz é você entender que você vem de Deus e vai voltar para ele um dia .

Você tem que levar para ele uma bagagem, que dignifique a sua filiação Divina. Você não nasceu por acaso; Deus sabe que você existe e ama você. Dê atenção a isto!

Não tenha medo do sofrimento, ele existe em todo lugar, em todos os corações! Mas não tem sofrimento que aguente uma mensagem de fé em Deus, de confiança em Deus… uma prece firmada na convicção, na atitude, na vida reta!

Veja mais:

Saiba mais sobre ansiedade e espiritualidade nas palavras do Dr. Sérgio Felipe

Fonte:

Transcrição do vídeo “Quais as causas espirituais da ansiedade?” – Questões da Vida #03. Disponível em: https://youtu.be/iytrybAgKCU;

Transcrição do vídeo “Visão Espírita da Ansiedade – com a médium Isabel Salomão de Campos”. Disponível em: https://youtu.be/sNUPQFL08tM.

Tags adicionais: ansiedade segundo o espiritismo, ansiedade e espiritismo, ansiedade na visao do espiritismo

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu