Ator que interpretou o papel de Chico Xavier desencarna aos 75 anos

Ator que interpretou o papel de Chico Xavier desencarna aos 75 anos

Ator que interpretou o papel de Chico Xavier desencarna aos 75 anos
4 (80%) 1 vote

A filha de Nelson Xavier, Tereza Villela Xavier, publicou uma mensagem numa rede social sobre o falecimento do ator, em Uberlândia, Minas Gerais. Segundo ela, o corpo do seu pai será cremado. Tereza teria mudado a foto do seu perfil da rede social para a clássica imagem preta, que simboliza o luto e, em seguida, publicou a seguinte declaração:

“Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia. Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre.”

Nelson Agostini Xavier nasceu em São Paulo, 30 de agosto de 1941. Foi um ator e diretor brasileiro. Ao longo de cinco décadas de carreira participou de trabalhos no teatro, TV e cinema.

Entre seus principais trabalhos como ator no cinema, estão os filmes

  • “Eles não usam balck-tie”, em 1981,
  • “O Bom Burguês”, de 1982, e
  • “Narradores de Javé” (2003).

Foi eleito “Melhor Ator” no Festival de Gramado por “O Testamento do Senhor NepomResultado de imagem para filme chico xavieruceno” (1998). Em 2010, Nelson causou enorme impacto com o papel principal de “Chico Xavier”, cinebiografia do famoso médium. Ele voltou a encarnar o expoente do espiritismo no filme “As mães de Chico Xavier”, de 2011.

O paulista Nelson Xavier, que se preparava para lançar Comeback, filme de Érico Rassi sobre um ex-pistoleiro com estreia prevista para 25 de maio, vinha se dedicando ao cinema. Recentemente, o ator ficou marcado por seu papel como Chico Xavier, o médium de Uberlândia, um papel que mudaria a forma de Nelson enxergar a vida. Cético, ele passou a considerar a existência da vida após a morte.

As gravações do filme sobre a vida do médium Chico Xavier foram marcadas por vários casos que, certamente, são uma história a parte. As filmagens tiveram uma uma atriz vendo o médium, figurante incorporando um espírito e outros mistérios, como a chuva que parava misteriosamente a cada novo dia de gravação. Nelson Xavier, ator que interpreta o papel principal, conta que sua ligação com Chico foi muito além do sobrenome igual.

– Eu senti a presença dele o tempo todo, conta Nelson.

Participou também de Os Sonhos de um Sonhador: A História de Frank Aguiar (2010), e do bom A Floresta Que Se Move (2015), de Vinicius Coimbra, uma adaptação de Macbeth com Ana Paula Arósio.

Na TV, atuou em dezenas de produções, entre séries, minisséries e especialmente novelas, caso de Renascer, Pedra sobre Pedra, Irmãos Coragem (a versão de 1995), Salsa e Merengue e Suave Veneno.

Segundo a médica que o acompanhou no tratamento paliativo, Clarissa Aires de Oliveira, contou ao G1 que a família de Nelson a procurou no fim do ano passado, quando ele passava por cuidados paliativos, uma vez que o câncer, inicialmente detectado na próstata, já estava avançado. (…)

“A Via ( apelido da esposa do ator) fala que eles me procuraram para que ele tivesse uma morte sem dor e ele morreu sem dor”

Clarissa, ainda na entrevista ao portal do G1, acrescentou que espiritualidade dele transcendia e um dos últimos pedidos foi com que ele usasse o terno presenteado pelo próprio médium mineiro em seu velório e enterro.

“Ele falava que foi tocado quando fez o filme do Chico. Ontem, quando eu acompanhava a Via [esposa do ator] nos momentos finais, ela falou assim: ‘eu preciso atender uma vontade dele. Ele quer ser vestido com um terno que ele ganhou do Chico’. O Chico foi pra ele um ídolo, um grande amigo também”.

“A esposa dele me contou que quando ele desceu do avião e olhou para o céu de Uberlândia abriu um sorriso e disse que foi o céu mais lindo que eles viram, que era mais bonito que o céu do Rio. Ele também dizia que escolheu Uberlândia para se despedir do planeta” — concluiu Clarissa.


FONTES:

  • https://oglobo.globo.com/cultura/morre-ator-diretor-nelson-xavier-aos-75-anos-em-uberlandia-mg-21318428
  • http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/ator-nelson-pediu-para-usar-terno-do-medium-chico-xavier-quando-morresse-conta-medica.ghtml
  • http://extra.globo.com/tv-e-lazer/gravacoes-do-filme-sobre-vida-de-chico-xavier-tiveram-casos-de-arrepiar-339994.html

 

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu