Câncer na visão espírita — Como superar?

Câncer na visão espírita — Como superar?

Câncer na visão espírita — Como superar?
3.5 (70%) 4 votes

Como entender o câncer na visão espírita? É possível minimizar o sofrimento? Sim! Mas é impossível que entremos nos registros encarnatórios de cada um para saber as causas espirituais individuais.

Devemos abandonar a visão de que existe um único padrão de resgate espiritual para cada tipo de doença existente. Cada caso é um caso.

O câncer é o nome dado a um aglomerado de células que crescem de forma descontrolada e se espalham pelo organismo do indivíduo. Existem cânceres de vários tipos, sendo uns mais agressivos que outros.

Os fatores de risco são desde fatores internos, como a própria genética do indivíduo até os fatores externos, como poluição, radiação, maus hábitos de vida, vícios… a lista é muito longa e a cada dia a ciência descobre mais e mais fatores que contribuem para o aumento dessa lista.

Sim! o câncer assusta, causa apreensão e muitas vezes deixam as pessoas acometidas por ele paralisadas. Mas é aí que entra a Doutrina Espírita para aliviar o fardo e nos fazer entender os fatores espirituais e materiais dessa enfermidade, que pode ser combatida de forma madura, minimizando os sofrimentos.

Câncer na visão espírita — Podemos dizer que o câncer é uma doença de origem espiritual?

cancer espiritismo 2

André Marouço — De uma certa forma nós podemos dizer que sim, mas existem outros fatores que também estão associados a origem espiritual, por exemplo, os fatores materiais.

Na vida moderna nós desenvolvemos hábitos nocivos ao organismo psicobiofísico: o hábito de fumar, o stress da vida agitada, a má alimentação que é rica em gordura saturada extremamente condimentada, os excessos de toda ordem, o álcool… então, nós temos uma série de fatores que predispõem o organismo a doença chamada como câncer.

Mas de uma certa forma é sempre espiritual. Porque se o espírito é educado é maduro ele quando está na matéria ele não vai, no dito popular, enfiar o pé na jaca! Então ele vai se equilibrar, vai ter uma vida minimamente equilibrada, de tal forma a não lesionar o seu organismo biológico, então, sim.

causas do cancer no espiritismo

A questão psicológica também é muito forte existem alguns estudos que apontam que aquelas criaturas que são muito apegados a mágoa, nós podemos até fazer uma associação de mágoa com “má água” já que boa parte da nossa constituição é de água, naturalmente você faz um corpo biológico sujo e, muitas vezes vem a doença, mas nós podemos dizer que sim, que por trás de tudo sempre está o espírito.

O câncer segundo o Espiritismo e as vidas passadas do Espírito encarnado

Para discursarmos sobre o assunto de câncer e Espiritismo, deixaremos um trecho da fala do médico e expositor espírita Paulo Cesar Fructuoso, disponível, na íntegra, no site do Lar de Frei Luiz.

visao espirita do cancer paulo cesar fructuoso 2Paulo Cesar Fructuoso— Para uma melhor compreensão de certas doenças, como o câncer, devemos sempre levar em conta aspectos científicos e aspectos espirituais. Certamente não é a primeira vez que estamos na Terra, nem será a última.

Somos o produto exato do que fizemos, pensamos e falamos em vidas passadas. E somos nós que moldaremos nosso futuro de acordo com o comportamento atual. No dia em que a medicina comprovar a existência do Espírito, muitos véus que ocultam as causas dos insucessos terapêuticos cairão.

Por que vacinamos nossos filhos contra doenças causadas por vírus e outros micro-organismos? Porque a ciência demonstrou que esses seres, imperceptíveis aos nossos sentidos, existem.

Quando essa mesma ciência, através do desenvolvimento de equipamentos ultrassensíveis, demonstrar também a existência da alma, receptáculo da vida, muitas doenças poderão ser evitadas tão simplesmente pela mudança comportamental da humanidade.

Câncer na visão espírita — A descoberta da doença. Como não se entregar ao desespero?

cancer segundo o espiritismo 2

André Marouço — Mais uma vez é a questão da maturidade espiritual e psicológica. Existem pessoas que são diagnosticadas com câncer e elas pensam: “OK! Estou doente. Qual que é o tratamento que eu posso buscar?” 

E agem de forma madura. Não é que elas não sofrem, não é que não se preocupam, mas estão mais maduros, mais em paz. Creem no soberano autor da natureza.

Existem outras que “caem com a manteiga para baixo” (desespero), e aquilo é um terror. Tudo vai da maneira como nós enxergamos a vida.

Um diagnóstico de câncer de qualquer doença especialmente em um planeta em que nós damos tanta tanto valor, ainda, a indumentária física, ao material, é sempre um diagnóstico difícil de receber.

Mas nós temos que manter as nossas esperanças e acreditar que existe uma força que nós chamamos de Deus; e que  é também nosso pai, e que está tomando conta da situação e tudo tem uma razão de ser; e a vida sempre segue mesmo que nós deixemos a indumentária carnal e sigamos para o mundo espiritual em paz.

O câncer na visão espírita pode ser considerado um resgate, não só do doente, mas também da família?

visao espirita sobre o cancer 2

O expositor espírita opina sobre câncer, Espiritismo e a família da pessoa envolvida e a evolução espiritual; tentando esclarecer os sacrifícios que a família faz pela pessoa doente e de como a evolução espiritual acontece nesse aspecto:

André Marouço — Esse é um dos grandes trabalhos que a doutrina dos espíritos nos deixa: o conceito de doença. Eu acho que isso que nós possamos trabalhar.

Muitas vezes uma criatura é acometida por doenças, como o câncer, e ela vai ao centro espírita, ao terreiro de umbanda, faz novena para Nossa Senhora, faz cirurgia espiritual, vai procurar os melhores médicos…

Daí ela parte de volta para a espiritualidade “vitimada”, entre aspas, por essa doença… E daí vão dizer: “Poxa apesar de tudo que ela fez ela não se curou, ela morreu em função da doença”.

Essa é uma necessidade de todo aquele núcleo familiar, não para sofrer, mas nós vamos a Cristo: “bem-aventurados os que sofrem pois serão consolados”; sofre o doente será consolado por vencer a doença, curando-se, seja no organismo físico ou seja após o desenlace material.

Sofre a família… porque muitas vezes tem sua vida interrompida que se debruça nos cuidados daquele que necessita e, nesse momento, quando nossos debruçamos a prestar menos atenção na gente emprestar um pouco mais de atenção no outro, nós evoluímos, porque estamos servindo e essa é uma das maiores maravilhas da vida.

Então, sim, é um processo de cura e não uma doença, que envolve não só o doente como toda a família.

O câncer na visão espírita e como podemos encarar de frente esse período da vida?

Nesse trecho da entrevista o expositor fala sobre o câncer na visão espírita, de forma que nos faz entender o papel da doença na “metamorfose” espiritual, pois tudo tem sua razão de ser:

cancer espiritismo André MarouçoAndré Marouço — Temos a certeza de que nós não somos o que aparentamos ser. Nós somos essência de um espírito. Você é um espírito é eterno; aquelas criaturas que adoecem são espíritos eternos! O que é um cisco ao longo de milhões de anos? A nossa existência física é um cisco perto da nossa eternidade!

Então, compreenda que esse momento tem sua razão de ser uma ocasião.

Eu vi a psicografia de um espírito, que havia sofrido dois anos um processo enfermiço de câncer. Era um espírito muito rígido enquanto encarnado, duro, com pouca fraternidade no trato com outro.

Na mensagem espiritual ele diz que aquilo que foi maligno para carne, foi benigno para o espírito. Façamos uma analogia à lagarta. A lagarta rasteja, escolhe um canto para abrigar-se, ali ela se se encapsula num casulo. E ali há um processo de evolução para que um dia ela possa romper o casulo e alçar voo como uma linda borboleta.

Talvez o sofrimento da vida seja essa capsula, mas é durante estes momentos que nós ganhamos asas e fortificamos as nossas asas para quebrar as paredes do casulo e daí então, voar libertos para a liberdade espiritual e para a pátria verdadeira.

Veja mais:

Fonte:

  • Site do Instituto Nacional de Câncer (INCA): http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322.;
  • Site: http://www.lardefreiluiz.org.br/o-cancer-na-visao-espirita/;
  • Transcrição de entrevista do expositor André Marouço, no canal do YouTube TV Mundo Maior.

Para mais informações sobre o assunto câncer e Espiritismo, veja o vídeo abaixo:

Tags adicionais: cancer na visão espirita, cancer espiritismo, cancer segundo o espiritismo, cancer e espiritismo, cancer segundo espiritismo, cancer para espiritismo, cancer pelo espiritismo, cancer visao espirita, causa espiritual do cancer, causas do cancer no espiritismo, espiritismo cancer, o cancer na visão espirita, visao espirita sobre o cancer.

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu