Como Desenvolver Amor Próprio – 5 maneiras para aumentar

Como Desenvolver Amor Próprio – 5 maneiras para aumentar
4.6 (92%) 15 vote[s]

Desenvolver amor próprio, ou melhor, como recuperar o amor próprio?

Ser capaz de se amar incondicionalmente é o primeiro passo para alcançar qualquer um dos seus objetivos de vida – sejam os objetivos relacionados à sua vida pessoal ou profissional.

Um relacionamento saudável com você garante que você confie em suas habilidades e tenha fé em tudo que faz. Você não pode esperar resultados quando não se ama e não acredita em suas habilidades.

Seu relacionamento consigo mesmo supera todos os relacionamentos em sua vida e você precisa praticar o amor próprio para nutrir esse relacionamento e torná-lo mais forte. Com o amor próprio, você sempre será capaz de se sustentar e superar as fases mais difíceis de sua vida, porque você sempre terá a si mesmo, não importa o que aconteça.

5 maneiras de como desenvolver amor próprio

Aqui estão 5 dicas para ajudá-lo a aumentar seu amor próprio:

1. Aceite o fato de que você merece amor

Como recuperar o amor próprio se você não entender que você merece muito?

Antes de avançar na jornada rumo ao amor-próprio, você precisa aceitar e reconhecer claramente o fato de que, de fato, você é digno de receber amor incondicional. Você precisa olhar além de suas inseguranças e se concentrar em aceitar o amor.

Lembre-se de que você não é menos do que ninguém e tem o potencial para alcançar todos os seus sonhos.

Concentre-se em quanto você chegou em sua vida e como você passou pelos seus problemas até agora. Você precisa de si mesmo para dar aquele amor e afeição que você esperaria dos outros. Porque você vale a pena e você merece amor.

amor próprio mensagem amor proprio em primeiro lugar 2

2. Permita-se cometer erros

Desenvolver ou recuperar o amor próprio é um processo, pode ser lento ou rápido dependendo da energia que você colocará nesse processo. Mas entenda que nesse caminho haverá erros. Aceite-os e recomece.

Para continuar crescendo e melhorando, você precisa continuar tentando coisas novas e expandindo seus horizontes.

Invariavelmente, erros acontecem quando você tenta algo novo. E quando as coisas não saem do jeito que você esperava e você acaba cometendo um erro, isso faz você pensar que você não é bom o suficiente e que você não merece tentar coisas novas. Isso faz você duvidar de suas habilidades.

É precisamente aí que você precisa se sustentar com o amor próprio, em vez de se tratar com severidade ou se punir por cometer erros.

Erros acontecem, mas também é assim que você aprende. Não pense que, se você estragou uma oportunidade específica, está condenado. Existem muitas oportunidades por aí. Você será capaz de vê-los e, eventualmente, aproveitá-los, apenas se tiver confiança em si mesmo.

Se você não estiver confiante em relação a si mesmo, estará deixando essas oportunidades de lado e não poderá crescer. Portanto, seja grato pelos erros que você comete, pois eles o ensinam a lidar com mais oportunidades no futuro. Eles preparam você para algo ainda melhor e maior.

3. Abrace suas fraquezas enquanto trabalha nelas

frases de amor próprio 2

Quando você se concentra apenas em suas fraquezas e falhas, é muito fácil se deixar levar e se tornar crítico demais consigo mesmo. Isso impede você de aceitar e amar verdadeiramente a si mesmo.

Parte da jornada para o amor-próprio é aceitar suas fraquezas. Quando você faz isso, você começa a se mover no caminho de transformá-los em seus pontos fortes e trabalhar para se tornar o seu eu ideal.

Compreensivelmente, você gostaria de se livrar de todas as suas fraquezas e falhas o mais rápido possível.

Mas quando você não se sentir confortável em sua própria pele, nunca poderá atingir esse objetivo. Destruir constantemente a si mesmo é um grande obstáculo para se amar.

4. Lide com críticas positivas

Há muitas situações em sua vida quando você é criticado por outras pessoas, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Compreensivelmente, parece ruim ser julgado e ser colocado sob teste.

No entanto, leve suas críticas de uma maneira racional e concentre-se em como você pode superar suas deficiências. Entenda o que você fez de errado e trabalhe para corrigi-lo, em vez de se criticar ou receber críticas pessoalmente.

Uma crítica é um comentário sobre as coisas em que você não é bom ou sobre as áreas que lhe faltam. Portanto, concentre-se mais nas coisas em que você é bom enquanto trabalha para melhorar as coisas em que você não é bom.

As pessoas nem sempre concordam com você ou até gostam de você, e tudo bem. O importante é que você se ame, trabalhe constantemente para melhorar a si mesmo, passe mais tempo com pessoas que o encorajam e ignore pessoas que o deixam para baixo.

5. Acredite em si mesmo e não se contente com pessoas que não o respeitam e que fazem você se sentir indigno

amor próprio como ter 2

Quando você não for capaz de amar a si mesmo, procurará amor e apreciação por fora. E quando você faz isso, é muito provável que você se contente com algo menos do que merece.

Você se encontrará em relacionamentos onde você se sentir indigno e não amado. Você vai acabar depreciando a si mesmo e à sua autoestima.

Quando você não se ama e não confia em si mesmo, permitirá que as pessoas manipuladoras o usem, porque você não saberia como se defender.

Não importa o que alguém pensa sobre você ou diz, contanto que você se ame incondicionalmente e se esforce para se tornar melhor – Um passo de cada vez.

É vital que você sempre permaneça fiel a si mesmo e entenda o que realmente faz você feliz. Você é merecedor de amor, não deixe ninguém dizer o contrário.

Essas foram as 5 maneiras de você desenvolver seu amor próprio. Lembrando que não use essas dicas para se tornar superior aos outros, ou esteja bem atento para que sua luta para obter o amor próprio não suba a cabeça e te transforme numa pessoa mesquinha.

Veja mais: 

Fonte: Texto original: 5 Ways to Boost Self-Love. Disponível em: http://www.outofstress.com/boost-self-love/

Assista a este vídeo da Monja Coen com outras instruções de como desenvolver o amor próprio:

https://youtu.be/46fw5RRrzWw


Tags adicionais: amor proprio, amor próprio mensagem, amor proprio como desenvolver, amor próprio como ter, amor proprio como recuperar, amor proprio e auto estima, amor proprio desenvolver.

Gostou? Então COMPARTILHE!
Avatar

Hugo Gimenez

Hugo Gimenez é o editor do blog O Estudante Espírita. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou suas primeiras leituras da Doutrina Espírita com 15 anos de idade. Hoje em dia, se interessa não só por literaturas próprias do Espiritismo, mas também por assuntos de espiritualidade em geral.