Como Evitar a Influência Espiritual Negativa através do Espiritismo

Como Evitar a Influência Espiritual Negativa através do Espiritismo

Nessa matéria abordaremos aluns aspectos da obsessão segundo o discurso da médium espírita Isabel Salomão de Campos

As influências espirituais negativas têm relação íntima com a nossa moral

Toda a nossa conduta pode nos beneficiar, como beneficiar também os espíritos menos esclarecidos que participam da nossa jornada. E podemos, também, manter nas trevas do desconhecimento os Espíritos que convivem conosco na caminhada terrena.

Então, é nossa conduta, nossa maneira cristã de viver que nos faz bem a nós, espíritos encarnados, e faz bem aos espíritos desencarnados que ainda sofrem, porque desconhecem a razão da sua existência.

Na Terra, não aprenderam as leis de amor… Nos planos espirituais eles aprendem e fazem parte de uma escola espiritual para que depois ganhem a chance da reencarnação.

Veja mais: Como o Espiritismo pode nos ajudar a vencer e evitar as doenças?

E quando chegam aqui na Terra, se esquecem de tudo que aprenderam, de todos os ensinamentos e orientações, porque o mundo ainda é muito forte sobre os encarnados e mantém nas trevas os desencarnados.

Como as religiões podem contribuir para diminuir as influências espirituais negativas no mundo?

E as religiões são importantes para esta orientação. Elas devem esclarecer, ensinar as leis de Deus e amparar as pessoas para que elas consigam respeitar, vivenciar, quem sabe, as leis de Jesus que o pai nos mandou outra vez.

Sem essa conduta, os sofrimentos vão crescer e, como tem crescido. Muitas pessoas falam que o planeta progrediu… progrediu na parte material, mas da parte espiritual, não.

Naturalmente o progresso acontece em algumas almas, acontecem em alguns sentimentos, mas isso não é progresso. E para que nós pudéssemos considerar que o mundo progrediu, o povo deveria entender a razão da sua presença para povoar a Terra.

Veja mais: Divaldo Franco conta como começou a falar com desencarnados

A contribuição do Espiritismo para a diminuição das influências espirituais negativas

O dever da Doutrina Espírita é passar de uma maneira afetuosa, equilibrada e consciente as lições que o evangelho nos apresenta e, além de vivenciá-las, dar exemplo.

E nós vimos há tantos anos lutando para nos melhorar, compreendendo que não temos nível tão bom para transmitirmos o bem pleno que o mundo espiritual nos concede, e vimos observando a falta de evolução, a falta de decisão do ser humano de seguir Deus à luz do caminho que Jesus nos deixou.

Por que essas influências espirituais negativas ainda nos atinge com tanta força?

É uma dificuldade lamentável, dando terreno propício para o sofrimento crescer, adubando a semente do mal; e os espíritos estão aí, abusando. Antes… um tempo antes, quando a doutrina era pouco divulgada por dificuldades que as religiões impediam, era uma tristeza a questão da obsessão.

Ela era quase que generalizada, mas com a divulgação e o trabalho da Doutrina Espírita, isto melhorou.

Veja mais: Médium espírita ensina como preencher a sensação de vazio na alma

A contribuição da medicina terrena diante dessas influências negativas

Dessa forma, a gente consegue compreender que os encarnados estão paralisados, sempre ocupados com outras preferências, com outras opções que não seja o seu progresso espiritual.

E quando a gente observa, aqui, a popular caso de obsessão espiritual mais concreta, dominando o corpo físico de uma pessoa, torna-se uma dificuldade, pois às vezes é preciso levar o paciente para medicina terrena.

Não que ela, a medicina da Terra, vá curar o espírito, não cura! Mas ela vai dar uma medicação para o corpo físico se fortalecer, a fim de que o dono do corpo tenha um instrumento para se defender das agressões.

Veja mais: 4 Leis Espirituais ensinadas na Índia que farão sua vida ficar mais leve

O corpo físico da pessoa obsediada fica tão exaurido pelo domínio do obsessor, que ele não oferece resistência àquela agressão. E o desencarnado, que tem algum poder sobre o encarnado, naturalmente com uma razão que ele acredita ser “justa”, domina o corpo físico do encarnado, que desfalece nas suas energias, sendo sugadas pelo obsessor.

As influências espirituais neativas nos dias de hoje

Esta forma de obsessão, graças a Deus, acontece pouco no nossos dias de hoje. Hoje, a obsessão vem de uma forma cultural; ela vem de uma forma muito elegante. É quase como uma “fascinação”. A pessoa fica fascinada pelas coisas do mundo.

E a criatura toma posse daqueles “direitos” naturais de um obsediado, mas se considera muito equilibrado, muito inteligente, e o obsessor faz o trabalho dele à vontade, até que o cidadão caia em abismos sociais ou em abismos econômicos familiares de alguma maneira um sofrimento que vem atacar e agredir o físico e a parte física, que é bem observada por aqueles que só observam a questão física.

Veja mais: Chico Xavier conta sobre um dia em que chorou muito

A leitura e estudo das obras espíritas ajudam a diminuir influências espirituais ruins sobre uma pessoa?

Então, de todos os modos, de todas as maneiras, nós precisamos do estudo do Espiritismo. Ainda que não seja estudo, mas a leitura, porque a leitura vai clareando o seu espírito, ganhando a sua casa mental, iluminando os seus pensamentos.

E daqui a pouco seu espírito começa a absorver aquele bem-estar, aquela luz que pacífica, pois ela não só clareia, como pacifica a alma. É um progresso constante.

É lamentável que numa época de tanto progresso na Terra seja raríssimo se ver uma pessoa plenamente equilibrada. Normalmente você lida com uma pessoa e você vê, logo, a sua parte de desequilíbrio. Naturalmente, ela também vê o desequilíbrio em nós outros.

Veja mais: O Mestre e o Túnel – Uma lição para pessoas que estão passando por momentos difíceis

Mas quando o verdadeiro espírita perde o equilíbrio, ele percebe, porque ele está acostumado com a luz, então é lógico que vai se incomodar na escuridão. Se você está acostumado com a paz, você não se sente bem na aglomeração, no tumulto.

Dessa forma, se ele se desequilibrou, com o conhecimento e estudo espírita, essa pessoa consegue as ferramentas necessárias para se reconfortar novamente e equilibrar-se.

Você pode ser um espírito muito faltoso de um passado distante, mas se hoje você se integra no trabalho do bem e procura pensar no bem, agindo bem, aquele passado negro vai se distanciando de você e o seu presente começa a se fazer luz, dissipando aquele passado faltoso, porque o amor de Deus cobre a multidão dos nossos pecados.

Veja mais: Livro grátis! Aconteceu na Casa Espírita (Emanuel Cristiano) – em PDF

A opção é sua! Você vai ter tantas reencarnações quanto forem necessárias, até que você faça opção para vida espiritual, porque nós temos que melhorar nossa maneira de ser cristãos.

Que Jesus nos abençoe nos pacifique o coração, aliviando o peso do nosso fardo que nós estamos acumulando há tantos séculos. E que os bons amigos nos ajudem, nos conduzido sem queda. Assim seja!

Veja mais: “Acreditei que minha vida estava resolvida por ser espírita”

Gostou? Então COMPARTILHE!

Hugo Gimenez

Hugo Gimenez é o editor do blog O Estudante Espírita. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou suas primeiras leituras da Doutrina Espírita com 15 anos de idade. Hoje em dia, se interessa não só por literaturas próprias do Espiritismo, mas também por assuntos de espiritualidade em geral.
Fechar Menu