Como mudar crenças limitantes que impedem sua vida de ir para frente?

Como mudar crenças limitantes que impedem sua vida de ir para frente?

Como mudar crenças limitantes que impedem sua vida de ir para frente?
4.8 (95%) 12 votes

Entenda o que são e aprenda como mudar crenças limitantes! Como elas prendem você?

Você tem a sensação de estar se prendendo? Você já teve a sensação de que está se segurando num único lugar?

Você sente que há mais coisas que você tem a oferecer a este mundo, sente que existe uma capacidade enorme enterrada dentro de você, mas parece que há alguma força invisível em seu caminho que te impede de alcançar o sucesso naquilo que você quer?

Muito provavelmente você se encontra assim porque ainda não aprendeu como mudar crenças limitantes que estão na sua mente.

O que são crenças limitantes?

Uma crença limitante é algo que você acredita ser verdadeiro sobre si mesmo, sobre os outros ou sobre o mundo que o limita de alguma forma. Essas crenças podem impedi-lo de correr riscos, manter-se cego a oportunidades em seu caminho, impedi-lo de aceitar presentes oferecidos a você ou simplesmente mantê-lo preso, focalizando o aspecto negativo em relação a sua vida.

O desafio de mudar crenças limitantes é que a maioria de nós acha que que temos ou que elas podem ser realmente difíceis de detectar.

Pergunte a si mesmo:

As crenças vieram do que vivenciei no mundo – ou o que vivenciei no mundo refletiu o que eu acreditava?

Você já se pegou pensando alguma dessas coisas?

  • Eu nunca vou ganhar dinheiro suficiente fazendo o que gosto de fazer
  • Eu nunca dou sorte com relacionamentos e acho que vou morrer sozinho(a)
  • Isso não é pra mim, pois é coisa de quem nasceu com o dom.

Essa é só uma pequena amostra de como pensam as pessoas que não entendem como mudar crenças limitantes.

Você consegue pensar em algumas crenças limitantes que podem estar atrapalhando? Aprenda de uma vez por todas o que são crenças limitantes! Veja abaixo alguns exemplos de crenças limitantes.

Exemplos de crenças limitantes

exemplos de crenças limitantes 2

Fique atento a esta lista de crenças limitantes e veja se elas se repetem na sua vida atual:

  • Eu não sou muito esperto (ou bonito, interessante ou engraçado).
  • Meu irmão (ou irmã) é o bem sucedido.
  • O dinheiro é difícil de encontrar e fácil de perder.
  • Eu nunca vou ser chamado para esse trabalho.
  • Homens (ou mulheres) são mentirosos e eles sempre serão infiéis para mim.
  • Relacionamentos sempre terminam em desgosto.
  • Ninguém ama o trabalho deles. O trabalho deve ser chato na melhor das hipóteses, miserável na pior das hipóteses.
  • Mulheres (ou homens) são manipuladoras e não são confiáveis.
  • Eu não sou digno de ser amado
  • Apenas as pessoas de sorte conseguem o que interessam
  • Ninguém é realmente tão feliz assim.
  • A única maneira de conseguir o que você quer é ser desonesto
  • A vida é praticamente sem sentido

Dessa forma, se você está querendo detectar e aprender como mudar crenças limitantes, saiba que a coisa mais desafiadora em mudar crenças inconscientes é que elas são frequentemente enterradas em nossa consciência, de modo que não percebemos que elas estão lá e não podemos ver o que elas estão fazendo conosco.

Do nosso ponto de vista, a vida está apenas “acontecendo” conosco e só quando começamos a ver os padrões negativos se repetirem, que paramos e dizemos: Como eu cheguei aqui? Poderia minhas crenças sobre mim ou sobre o mundo ter algo a ver com isso?

Volte por um minuto para a lista de crenças limitantes acima. Você se encaixou em algumas delas? Como essas crenças podem limitá-lo enquanto falamos? Como as crenças que você tem sobre si mesmo, sobre os outros ou sobre o mundo limitam sua capacidade de arriscar, buscar oportunidades ou ver os presentes que já estão bem na sua frente?

Como um exercício, tente fazer sua própria lista de crenças limitantes. Perceba se estes exemplos de crenças limitantes estão te fazendo pequeno no mundo.

O problema com as crenças limitantes é que a maioria de nós não decide conscientemente em que acreditar, nem reconhecemos as muitas maneiras pelas quais essas crenças estão nos limitando. Isso acontece em silêncio, nos bastidores e sob a superfície. Para não mencionar, pode ser difícil, se não impossível sem ajuda séria, admitir que temos desempenhado um papel na dor que tanto nos devastou.

É assustador considerar que, ao longo de todo o tempo, temos o poder de nos libertar do ciclo doloroso que nos tortura.

Como identificar e mudar crenças limitantes?

o que são crenças limitantes

De uma forma ainda mais simples, o que são crenças limitantes?  Crenças limitantes são aqueles pensamentos negativos que você pensa repetidas vezes. São eles que criam manifestações negativas em sua vida e impedem que você crie o que mais deseja.

Crenças inconscientes negativas parecem ser muito poderosas, porque são coisas que você pensa há muito tempo. Eles vêm naturalmente para você. É como um efeito de bola de neve. Quanto mais energia você der a esses pensamentos negativos, mais você pensa neles.

Seus sentimentos são uma ferramenta incorporada para ajudá-lo a encontrar crenças limitantes. É tão simples como fazer o check-in para ver o que você está sentindo a qualquer momento.

Você está com medo, nervoso, impaciente, frustrado, obcecado, duvidoso? Bem, adivinhe!?! Tudo o que você está pensando que está produzindo esses sentimentos é uma crença limitante. Seus sentimentos negativos são como você identifica crenças autolimitadoras.

Não lute contra os sentimentos negativos! Não tente resistir ou suprimi-los! Apenas observe que eles estão lá e permita que eles estejam. Você notará que eles começarão a desaparecer por conta própria.

Se alguém perguntasse como mudar crenças limitantes, eu diria que é uma questão de “jeito”, não de força!

O registro num diário pessoal é um exercício que ajuda no processo de como descobrir crenças limitantes, mostrando-lhe o que se passa na sua cabeça de uma forma que você nunca viu.

Você precisará de algo que você possa usar para escrever – caneta e papel, um computador, um tablet … o que você preferir.

1. Escolha um objetivo ou sonho que você deseja manifestar ou uma área em que você se sinta preso.

2. Entre em contato com seus pensamentos. Comece a escrever tudo o que acontece com você. Não edite nada. Não rejeite nada. Tudo é importante.

Se precisar de ajuda, aqui estão algumas ideias para você começar:

  • O que acontecerá se o seu sonho se manifestar? O que você vai perder? O que você pode ter que mudar? O que pode dar errado? Quais problemas surgirão?
  • O que não pode ser mudado que está impedindo você de alcançar seu objetivo?
  • Onde você não é bom o suficiente para conseguir o que quer? Você é muito alto? Você procrastina demais?
  • O que é sobre esse sonho que você não quer? O que você está tentando evitar?
  • Por que não é possível que você manifeste seu desejo?
  • O que te impede de manifestar seus objetivos?
  • O que está impedindo mudanças? O que está mantendo você preso?
  • Por que as coisas não melhoram?
  • Por que as coisas nunca mudam? Quais são os obstáculos?
  • Por que você não merece o que quer?

3. Escreva até não ter mais nada. Você pode estar esgotado. Sua mente deve estar quieta.

4. Olhe para trás sobre o que você escreveu. Destaque cada pensamento negativo – tudo o que é o oposto do que você quer criar, toda reclamação, toda crítica – tudo isso.

Você deveria ver um padrão se formando. Alguns dos pensamentos negativos podem se sobrepor. Tudo o que você encontrou é uma crença limitadora.

Como mudar crenças limitantes?

como identificar crenças limitantes 2

Se você tentar mudar o seu sistema de crença com força, usando afirmações ou pensamentos forçados, só servirá para fortalecê-lo ainda mais.

Para mudar seu sistema de crenças, você deve primeiro deixar de lado o velho sistema de crenças que tem sido parte de seu condicionamento. A palavra operativa é “deixar ir” e não tentar “mudar” o antigo sistema de crenças através da força.

Uma vez que o antigo sistema de crenças perde seu controle, é mais fácil incorporar um novo sistema de crença em seu lugar (na verdade, isso acontece automaticamente).

Apenas permita-se ficar como um espaço de “consciência” quando o antigo sistema de crenças faz com que sua presença seja sentida em sua mente. Não julgue, não analise e, o mais importante, não resista. Apenas deixe estar, não se concentre nisso.

Fique como o espaço de consciência aberta que não está “fechando” em qualquer pensamento.

Quando você fizer isso, o antigo sistema de crenças perderá lentamente seu domínio sobre sua “consciência” e, portanto, não mais desempenhará um papel na criação de sua realidade, e isso permitirá que uma mudança entre em sua situação de vida.

Veja mais:

Fonte:

Tags adicionais: o que são crenças limitantes, como mudar crenças limitantes, exemplos de crenças limitantes, lista de crenças limitantes, como identificar crenças limitantes, mudar crenças inconscientes.

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu