Como podemos evitar os sofrimentos

Como podemos evitar os sofrimentos

As citações abaixo sobre como podemos evitar os sofrimentos no plano terrestre fazem parte do discurso da médium Isabel Salomão de Campos.

Evitar todos os sofrimentos é impossível nesse plano terrestre e diante das nossas dívidas de encarnações passadas. O mal que fazemos, ou o bem que não fazemos, acumulam-se em pendências. Algumas pagamos na mesma encarnação, mas são tantas dívidas que precisamos de várias existências para podermos ficar quites com nossos irmãos e evoluir nossa existência espiritual.

Embora não possamos evitar todos, podemos evitar aqueles que procuramos por causa da nossa falta de educação espiritual. Mas diante dessa problemática, Jesus nos deu muitas ferramentas para acelerarmos esse progresso, para este amadurecimento.

Veja mais: Por que Deus permite o sofrimento? – Segundo o Espiritismo

Podemos evitar os sofrimentos respeitando mais. Tudo começa com o respeito.

Frases espíritas sobre sofrimento

Tudo começa com o respeito, não é mesmo? Pois bem, o respeito também é um ato de caridade. O respeito permite que não causemos sofrimentos no próximo e que evitemos sofrimentos para nós mesmos.

Isabel Salomão: “Fiquemos com Deus Deus não nos abandona nunca é a doutrina espírita nos ensina a sentir Deus registrar o Amparo de Deus que não falta ninguém é a divina intuição todo ser humano tem porque ninguém está abandonado do Criador e Pai.

O “vigiai e orai” que Jesus nos advertiu é um ensinamento que está bem atual ainda em nossos dias. Enquanto a humanidade e o mundo, como quisermos colocar, estiver passando por provas tremendas, nós precisamos orar e vigiar para fazer o nosso progresso espiritual.

Veja mais: Médium espírita ensina como preencher a sensação de vazio na alma

Temos certeza de que a humanidade não precisaria mais desse sofrimento. Não foi para sofrer que Deus criou a humanidade e mandou que ela viesse povoar a esse planeta bonito. E todos nós sabemos que o erro está em agredir, em qualquer circunstância da vida. A agressão é prejudicial.

Em todas as circunstâncias da vida nós devemos respeitar. O respeito é direito de todas as criaturas e nós devemos esse respeito; como também merecemos ser respeitados.

E a natureza da vida exige de nós respeito a tudo que existe no mundo. E tudo que existe no mundo tem a sua natureza divina e nós sabemos quando erramos quando agredimos a natureza das coisas.”

Veja mais: Como Evitar a Influência Espiritual Negativa através do Espiritismo

Como podemos evitar os sofrimentos com as lições que Jesus nos deixou?

frases espíritas sobre livre arbítrio

Jesus foi o maior dos educadores que já passou pela nossa Terra, nos deixando lições e ensinamentos valiosos, mas até hoje relutamos em usá-los para o nosso favor. Já parou para pensar em quantos sofrimentos poderiam ser evitados se fizéssemos o mínimo de esforço para colocarmos as ideias de Jesus em nossos pensamentos e ações? Com certeza nossa carga de sofrimentos seriam bem menores.

Isabel Salomão: “A Doutrina Espírita é essa orientação precisa e clara de todo o entendimento, de todos os níveis culturais, por isso é necessária. Antes de pensarmos em religião, precisamos da ciência Espírita, pois ela é a ciência da sua vida, porque você é espírito.

Nós todos somos espíritos imortais, pois quando o corpo físico desaparece, o dono desse corpo continua existindo, aprendendo a amar e a respeitar, assim como a seguir lembrando do nosso mestre Jesus, que disse “eu vim para servir”.

Intuitivamente, você sabe que está errando. Quando você achar que não tem convicção para melhorar as suas decisões, ore! A oração é o apelo da alma que confia na criação divina; é o grito de socorro ao seu Criador”.

Veja mais: O que fazer para minha oração ser ouvida?

Evite erros que podem ser evitados para que possa evitar sofrimentos no futuro – A importância do Estudo da Doutrina Espírita

Isabel Salomão: “O estudo da Doutrina Espírita é importante para você acreditar na sua importância diante da criação, do Criador, de Jesus. E você seguindo a orientação de Jesus e da Doutrina Espírita, você saberá como agir nas horas difíceis, nas horas de alegria e nas horas de sucesso. Vai entender, então, que você nunca estará sozinho, abandonado da misericórdia do Pai.

O mundo e as pessoas podem até te abandonar, mas Jesus jamais te abandonará. Jesus é o nosso grande libertador. Ele nos deixou exemplos divinos de vida, nos deixou um código de moral e ética não só a sua alma, mas também como exemplos que Ele viveu. São ensinamentos que nos dão toda a cobertura necessária para que nós não sofremos. É preciso que estejamos no mundo, entendendo que não somos do mundo.

Aqui, no mundo, estamos com deveres junto a Deus. Não importa o que é que você sofre, qual é a sua luta. A luta faz parte do seu progresso. É preciso da orientação para que você vença as dificuldades do mundo, seja vitorioso nessa luta com os recursos do amor, do perdão, da solidariedade; e a vitória sem luta não é vitória.

Veja mais: 20 respostas sobre vidas passadas e suas consequêncidas dadas por Emmanuel

Você é livre para evitar os sofrimentos, mas também é livre para aumentá-los

Frase espírita de Chico Xavier sobre os sofrimentos
Frase espírita de Chico Xavier sobre os sofrimentos da vida

Isabel Salomão: “Você é livre para conquistar esse bem, essa riqueza espiritual de sua alma. É opção sua! Você quer o mundo passageiro ou que a vida eterna? As coisas do mundo são valores passageiros, que nós precisamos dele, sim, mas de forma passageira. Ele não é um valor eterno que vai durar para sempre.

Deus faz questão de precisar de todos nós no seu trabalho de amor. O que acontece é que nós, que fazemos parte dessa humanidade sofredora, não queremos nos espiritualizar. Nós queremos é “o mundo”, mesmo! Loucura daqui e loucura de acolá… fantasias daqui, fantasias de lá; mas as coisas de Deus não são fantasiosas!

Elas são de uma alegria íntima que o mundo não rouba e nenhum ladrão rouba de você. É uma alegria que você constrói dentro da sua alma.

Veja mais: Como podemos nos livrar das tentações e das investidas do mal?

Por que o ser humano insiste em não evitar os sofrimentos?

Nós, como humanos encarnados, insistimos em não seguir a intuição dentro de todos nós, quando percebemos que estamos cometendo erros e mais erros. Adiamos dia após dia aquele sentimento dentro de nós, que insiste em nos advertir para seguirmos os caminhos de Deus.

A médium Isabel Salomão comenta que não nos damos o devido valor, vivendo a toa, muitas vezes sem nenhuma educação espiritual que nos leve para os bons caminhos. O resultado disto todos nós já sabemos, que é o aumento da nossa carga de sofrimentos.

Isabel Salomão: “É lamentável que o ser humano viva porque nasceu, porque ele não se conhece, ele não sabe o que que ele vale aqui no mundo.

Você tem valor para Deus! Cuide da sua vida espiritual, seja qual for sua situação diante do mundo, eduque-se! Respeite a sua vida, respeite a você mesmo, ame o seu semelhante. Esse amor que Jesus explicou, o amor social, não é aquele amor que você vai dar testemunho individual, mas é um amor que exala o perfume das flores.

É o amor que pacifica as almas; é um amor que alegra a sua presença onde você estiver. E Jesus continua vivo entre nós, nos ajudando a vencer as dificuldades que nos atormenta a vida“.

Veja mais: 10 Hábitos que você deve ELIMINAR da sua vida

Gostou? Então COMPARTILHE!

Hugo Gimenez

Hugo Gimenez é o editor do blog O Estudante Espírita. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou suas primeiras leituras da Doutrina Espírita com 15 anos de idade. Hoje em dia, se interessa não só por literaturas próprias do Espiritismo, mas também por assuntos de espiritualidade em geral.
Fechar Menu