A depressão é uma doença espiritual? – Por Francisco Cajazeiras

A depressão é uma doença espiritual? – Por Francisco Cajazeiras

A depressão é uma doença espiritual? – Por Francisco Cajazeiras
5 (100%) 10 vote[s]

O médico e palestrante espírita Francisco Cajazeiras, em entrevista, diz que a depressão é uma doença de base espiritual

No Ocidente, a depressão e outros transtornos mentais são um fato muito real da vida para muitos. Isso não pode ser negado, e para combater esses distúrbios, desenvolvemos um catálogo completo para descrevê-los e criamos toda uma disciplina médica profissional para diagnosticá-los e tratá-los, com o resultado de que , infelizmente, a depressão se tornou um setor extremamente lucrativo da área da saúde. indústria.

Se for a depressão é uma doença espiritual, ela é uma maneira pela qual nosso espírito está tentando chamar nossa atenção porque algum aspecto de nossa vida (seja escola, direção, emprego, relacionamento com o próximo) não está se movendo em concerto com o nosso espírito ou plano divino. Se estamos nos movendo para o oeste e nosso espírito está tentando nos levar para o norte.

Então, olhando para nós mesmos e tendo tempo para ficar em silêncio, conversar com os outros, abrir-se sobre o que estamos sentindo, podemos abordar a raiz subjacente da depressão, ansiedade, dependência, transtorno bipolar, transtornos alimentares.

O conhecimento desse aspecto espiritual da realidade não está bem desenvolvido em nossa cultura. Não temos uma linguagem comum para discutir isso. Como profissão, reconhecemos a existência de um aspecto espiritual da pessoa, mas não ensinamos uma metodologia para trabalhar com ela.

cura espiritual depressao doença espiritual espiritismo 2

A entrevista foi para o site O Povo, que fez uma pequena série de perguntas ao médico, palestrante e autor de livros sobre o tema discutido.

Para responder se a depressão é uma doença espiritual, o Francisco Cajazeiras associa a etiologia de doenças e suas causas científicas com aspectos espirituais que podem prejudicar a saúde. Autor de oito livros abordando questões  espirituais, ele é um dos palestrantes do Festival Vida&Arte.

Cajazeiras falará sobre o tema de um de seus livros “Depressão, doença da alma”, em que trata das explicações neuroquímicas, psicológicas e espirituais da depressão. A palestra dele será dia 22/6, às 14h30min, no Auditório Bezerra de Menezes, no Centro de Eventos. No mesmo dia, às 20 horas, ocorrerá o relançamento do livro “Depressão doença da alma”.

francisco cajazeiras a depressao é uma doença do espirito

Será que depressão é uma doença espiritual? – Veja a entrevista na íntegra com F. Cajazeiras

Quando se fala em cuidados da saúde, se foca geralmente muito nos aspectos científicos. Qual a importância do lado espiritual para o bem-estar do indivíduo? 

Sou médico e sou espírita e tenho trabalhado há mais de seis anos na psiquiatria. Na minha visão, as enfermidades têm explicações biológicas, sociológicas e socioculturais. Mas, ao lado dessas disfunções, tem também a questão espiritual. Não existe uma pessoa que esteja bem espiritualmente e apresente uma enfermidade.

Como a medicina é materialista, centralizada no corporal, nem sempre vai responder questões maiores.

Em sua palestra no Festival V&A você vai falar sobre a relação da depressão como uma doença da alma. O que pode ocasionar uma depressão?

chico xavier depressao doença da alma 2

Eu escrevi um livro com esse título. Falo do nosso mundo que é extremamente depressogênico. Agora digo no livro que existem as causas de origem espiritual, que podem ser endógenas. A depressão tem a ver com a incapacidade de trabalhar boas emoções. Ressalta-se especialmente orgulho, raiva, ódio e vingança.

Nós espíritas sabemos que têm ainda as causas exógenas. Essas causas são espirituais no sentido de seres que já desencarnaram e continuam vivos entre nós. A causa básica da depressão está no espírito. Mesmo sem querer ou querendo, esses espíritos imperfeitos passam as energias negativas ou deletérias.

O senhor mencionou sentimentos como o ódio. Como o lado espiritual pode ajudar nesse aspecto?

O conhecimento espiritual vai levar cada um de acordo com cada pensamento religioso, que tem sua metodologia e seus pontos de crença. O espiritismo tenta trabalhar mais próximo à ciência. Não existe essa incapacidade de ligar espiritualidade.

A psiconeuroendocrinoimunologia é uma ciência que estuda a relação da mente com os principais sistemas de equilíbrio do corpo. Ela mostra que a vivência de emoções positivas ao longo do tempo vai favorecer sua saúde. As negativas tendem a te desestabilizar, levam a aborrecimentos.

As mais difíceis, causam o maior problema. São raiva, ódio e hostilidade. O espiritismo propõe que passe a se amar. Reconhecer o espirito imortal em caminhada evolutiva na busca da felicidade. Especialmente para desenvolver um sentimento maior.

O amor no sentido incondicional. O amor, por exemplo, que Jesus teve pela humanidade. De que somos irmãos e passamos a suprimir essa imperfeição e a construir essas virtudes que vão nos levar ao equilíbrio espiritual, psíquico e corporal.

Por João Marcelo Sena (REPÓRTER )

Para saber mais sobre depressão e Espiritismo, veja os links abaixo:

Tags adicionais: doença espiritual, a depressão é uma doença espiritual, depressao, depressao doença espiritual, depressao doença do espirito.

Gostou? Então COMPARTILHE!

Hugo Gimenez

Hugo Gimenez é o editor do blog O Estudante Espírita. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou suas primeiras leituras da Doutrina Espírita com 15 anos de idade. Hoje em dia, se interessa não só por literaturas próprias do Espiritismo, mas também por assuntos de espiritualidade em geral.
Fechar Menu