Como tratar o Esgotamento Emocional (sem remédios) — 6 dicas incríveis!

Como tratar o Esgotamento Emocional (sem remédios) — 6 dicas incríveis!

CUIDADO! As dicas abaixo de como tratar o esgotamento emocional sem uso de remédios são para casos leves, quando os sintomas ainda estão iniciando. Se sentir que os sintomas de esgotamento emocional, cansaço mental ou qualquer outra desordem da mente estão ficando fortes, procure cuidados médicos e não se desespere se for necessária a intervenção medicamentosa.

Quais os sintomas de Esgotamento Emocional?

Quais exemplos do cotidiano podemos citar de pessoas que estão passando por sintomas de cansaço emocional?

Você chega em casa, da faculdade ou depois de um longo dia de trabalho e simplesmente não consegue encontrar uma maneira de relaxar, apesar de se sentir absolutamente exausto fisicamente e emocionalmente?

Você se remexe, revivendo os acontecimentos do dia, aí lembra também da história que ouviu da seu(a) melhor amigo(a), ou sobre seus pais se divorciando?

Você lembra que tem que ir visitar seu primo, que sempre reclama de tudo e de todos por horas?

Você também se lembra que estava tentando deixar de beber refrigerante, mas bebeu um gole no almoço e agora se sente super culpado?

Você está estressado demais, sentindo-se absolutamente desligado e não pode mais fazer isso. Você está certo. Você não pode e, mais importante, você não deveria.

Mas estes são apenas alguns exemplos básicos de sinais de esgotamento emocional. Cada pessoa pode reagir de uma forma diferente, misturando alguns desses sinais de esgotamento, sem necessariamente exibir todos.

Veja os principais sinais de esgotamento emocional logo abaixo.

Muitos são as faces do cansaço emocional

A exaustão emocional pode levar muitos rostos, desde sentir-se cansado até ter bicos de raiva, não se sentir excitado sobre qualquer coisa, não conseguir dormir e pode acelerar o esgotamento físico e emocional; pode ser extremamente perigoso e levar a problemas físicos se não for controlado.

Algumas pessoas podem lidar bem com o estresse de longo prazo. No entanto, a maioria de nós começará a sentir algo errado. Estes são os sinais de esgotamento emocional mais comuns:

  • Dificuldade em dormir ou permanecer acordado
  • Sentindo nevoeiro
  • Mudanças de personalidade
  • Ansiedade e depressão

1. Como tratar o Esgotamento Emocional — Livre-se do lixo emocional

sintomas de esgotamento emocional 2

Como seres humanos, carregamos uma vasta gama de pensamentos ao longo do dia, semana, mês, ano e assim por diante. Mas carregar tanto, o tempo todo pode fazer parecer que há um colecionador dentro da sua cabeça e é hora de desintoxicar!

Temos uma tonelada de opções para este, sendo a atenção plena a mais comumente recomendada, mas a terapia, o registro no diário e a meditação são maneiras fantásticas de livrar sua cabeça da desordem desnecessária.

2. Como tratar o Esgotamento Emocional — Mexa-se!

Outra maneira tentada e verdadeira de ajudar a combater e evitar o cansaço emocional é o exercício.

Não por favor! Não pare de ler agora, prometo que isso não envolve necessariamente uma academia!

Ok, você ainda está aqui? Boa.

Como eu estava dizendo, o exercício sempre e sempre foi recomendado para ajudar com certos aspectos da saúde mental; elevando a frequência cardíaca e movimentando os músculos, colhemos uma tonelada de endorfinas e substâncias químicas cerebrais incríveis que nos tornam mais propensos a lidar com o estresse de maneira saudável.

Agora, isso não significa que você precisa participar de uma academia imediatamente. Há tantas maneiras divertidas de movimentar seu corpo. Alguns deles são os seguintes:

esgotamento emocional como tratar 2

  • Ir para uma rápida caminhada, correr ou correr.
  • Vá de bicicleta.
  • Coloque sua música favorita e dance ao redor do seu quarto.
  • Limpe seu quarto enquanto escuta alguma música alegre.
  • Limpe seu jardim – ou faça um – retire as ervas daninhas e remova as folhas secas.
  • Ir nadar.
  • Faça aulas de dança
  • Faça alguns alongamentos de yoga simples.

Todos eles servem ao mesmo propósito; o objetivo é manter o movimento em andamento.

3. Como tratar o Esgotamento Emocional — Não deixe isso virar uma bola de neve

Sempre que os sentimentos de sermos oprimidos nos atingem, tendemos a catastrofizar as situações que nos deixaram estressados ainda mais.

Nós pensamos em situações até estarmos ainda mais exaustos do que quando começamos a nos enlouquecer. Desenvolver o hábito de nos recuperar quando nos tornamos vítimas desse comportamento é fundamental para lidar com eventos estressantes em nossa vida diária.

Se conseguirmos verificar a nós mesmos antes de desperdiçar mais energia emocional em algo que nem aconteceu, ficaremos livres para usar esse tempo e energia em algo que nos faça verdadeiramente felizes. O que me leva ao próximo ponto.

4. Como tratar o Esgotamento Emocional — Faça pelo menos três coisas que te deixam feliz por dia

cansaço emocional sintomas 2

No mínimo, faça três coisas que te fazem feliz em um dia.

Não é necessário tricotar um lenço inteiro durante a noite ou correr maratonas todos os dias, mas bastando alguns segundos para cheirar aquela flor que você encontrou crescendo fora do seu complexo de apartamentos ou assistir a um vídeo de 3 minutos de filhotes de gato fazendo artimanhas.

Se você quiser misturá-lo com o ponto 2, talvez vá para a aula de salsa que você realmente queria conferir ou use o cupom que você comprou para uma aula gratuita e transforme-a em um dia com seus amigos.

5. Como tratar o Esgotamento Emocional — Agradeça sempre!

Seja grato 5 vezes ao dia. Eu particularmente gosto de adicionar esse ponto nas orações diárias.

Você pode até mesmo fazer disso um “ritual” antes de dormir ou talvez você gostaria de espalhá-los ao longo do dia como uma maneira de restaurar o equilíbrio, mas o ponto é encontrar cinco coisas pelas quais você é grato.

Escolha o primeiro e imagine-o o mais claro possível, depois sorria. Sinta em seu corpo, como é maravilhoso ser grato por algo ou alguém em sua vida.

Concentre-se nessa felicidade, aquela sensação de paz que vem com ser grato e observe como com cada um o seu sorriso se torna mais amplo. E quanto mais você sorri, mais feliz você se sente, isso é cientificamente comprovado!

Você está provocando uma reação de gratidão e felicidade em seu cérebro que ajuda você a relaxar e se sentir mais positivo e, como tal, mais forte para enfrentar os desafios do nosso dia a dia.

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6. Como tratar o Esgotamento Emocional — Trate bem você mesmo!

Se você está se sentindo exausto e emocionalmente exausto, faça um favor e ouça. Ouça seu corpo, seu coração e sua mente e dê um pouco de si mesmo.

Você não precisa ser forte o tempo todo ou engarrafar todos os dias, você e seu bem-estar emocional são e devem ser sempre a prioridade número um. Se você ainda não está convencido de que precisa ou talvez se sinta culpado por cuidar de si mesmo, deixe-me sugerir isso: veja isso como um investimento.

Um investimento em ser mais saudável, mais feliz, fazendo melhor no trabalho e na escola, lutando menos com seus entes queridos e ter tempo livre para relaxar ou ir em aventuras.

Lembre-se: “O cuidado de si não é egoísta. Você não pode se servir de um recipiente vazio. ” – Eleanor Brownn

Veja mais:

Fonte: http://www.outofstress.com/emotionally-exhausted-what-to-do/

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Hugo Gimenez

Hugo Gimenez é o editor do blog O Estudante Espírita. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou suas primeiras leituras da Doutrina Espírita com 15 anos de idade. Hoje em dia, se interessa não só por literaturas próprias do Espiritismo, mas também por assuntos de espiritualidade em geral.
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