Demônio aparece em foto de acidente na estrada. Entenda a farsa!

Demônio aparece em foto de acidente na estrada. Entenda a farsa!

Avalie esta postagem

Basta que uma pessoa tenha uma imaginação fértil para, propositalmente ou sem querer, dar início a um boato que se espalha como um vírus.

E é justamente sobre uma notícia viral de um tal demônio, que iremos discutir mais adiante.

Espalhado o boato, agora basta que ele atinja pessoas supersticiosas e dotadas de religiosismo exacerbado para que a viralização se complete.

Nesse artigo vamos falar sobre algo comum de ocorrer em diferentes situações do nosso cotidiano, que se não levarmos para a análise crítica e racional, podemos cair nas armadilhas da superstição e do ridículo.

Entenda o caso do suposto demônio que apareceu na cena de um acidente na estrada:

Segundo o site Blasting News, uma foto que estava apenas registrando mais um acidente de carro. Só que essa foto não foi apenas mais uma entre tantas, pois algo em especial acabou chamando a atenção das pessoas.

O acidente aconteceu no estado de São Paulo e o que as pessoas estão chamando de “aparição sobrenatural” foi notada pelos usuários das redes sociais em apenas alguns minutos. Até mesmo os mais céticos acabaram ficando com um certinho pezinho atrás com toda essa história. 
Duas pessoas acabaram morrendo. Apesar do fato ter se dado apenas em 2016, com a divulgação das fotos recentemente, o tal “#Demônio” começou a tirar noites de sonos de muitas pessoas.
O acidente aconteceu na cidade de Palheiros, interior de São Paulo, e de acordo com informações, os próprios responsáveis pela foto analisaram se a mesma poderia ter passado por algum tipo de montagem ou qualquer coisa do tipo. Segundo a confirmação deles, não existe nenhum tipo de montagem na foto, o que garante que os telespectadores não estão vendo algo falso.

De acordo com quem vê a imagem, existe uma espécie de textura ou corpo estranho localizado na pedra. Muitos garantem que conseguem enxergar perfeitamente um demônio.

Como cada pessoa vê uma coisa, fica difícil realmente afirmar do que se trata.


O que podemos concluir vendo a imagem? Verdadeiro ou falso?

Embora a foto não tenha sofrido nenhuma espécie de edição, esse tipo de efeito que aconteceu na imagem não é nenhum novidade e é muito comum de ocorrer, pois tudo se trata apensa de um caso de pareidolia.

Mas o que é pareidolia?

Segundo o dicionário, pareidolia é é um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório.

Mesmo sendo mais comum a pareidolia de imagens, este fenômeno também engloba os sons, fazendo com que uma sequência de ruídos seja interpretada como palavras ou frases com algum significado para o ouvinte.

Aglomerações de comentários em relacionados a milagres e maldições envolvendo casos de pareidolia são muito comuns, pois a imaginação fértil acompanhada de falta de raciocínio crítico, ainda somado a uma religiosidade mal conduzida pode acabar más interpretações.

Vejamos alguns casos de pareidolias religiosas:

Em Clearwater, Flórida (EUA), surgiu EM 1996 uma imagem da Virgem Maria em 12 janelas de um prédio da Seminole Finance Corporation. Quando começaram a circular notícias de uma imagem com cerca de 18 metros de altura que teria aparecido na janela de vidro de um edifício comercial. Milhares de fiéis passaram a visitar o lugar e diziam reconhecer nos contornos da imagem vista a figura de Nossa Senhora.

No início, bastou a notícia se espalhar e uma romaria, formada principalmente por mexicanos devotos de Nossa Senhora de Guadalupe, instalou-se no local. Entre pedidos de cura e cantos de adoração, os peregrinos acendiam velas e deixavam flores como forma de louvor e agradecimento. Estimativas oficias calcularam em cerca de 500 mil o número de visitantes no primeiro mês depois de a imagem ter aparecido.

Em 2003 , no Hospital Milton, nos Estados Unidos, uma mancha apareceu na janela de um depósito devido a um vazamento químico. Alguém achou que fosse uma aparição da Virgem Maria segurando o bebê Jesus e espalhou a notícia.  Mais de 25 mil pessoas se reuniram num fim de semana só para ver a suposta “aparição milagrosa”. E cada vez mais chegavam pessoas. Já estava atrapalhando o dia a dia do hospital e eles pediram até orientação a Arquidiocese católica.

Ainda não está satisfeito? Que tal adquirir um pedaço de pão mofado, no qual teria aparecido uma suposta imagem milagrosa? Esta imagem (logo abaixo) é sobre a história da mulher que vendeu uma torrada mofada por 28 mil dólares. A “Torrada de Nossa Senhora” de cassino a torrada da Virgem Maria.


Por fim, nem demônio, nem santos, nem espíritos, nem ajnos… Apenas imaginação.

Se por pura ingenuidade, como nos casos acima citados, não sei.

Mas em minha opinião foi uma farsa intencional, digo, alguém deve ter tido a intenção de espalhar tamanha bobagem e a crendice pessoal de cada um fez com que ganhasse alcance.

Para que nós espíritas evitemos cair nesses tipos de farsas, lembremos que na literatura de Kardec nos é ensinado que os Espíritos de Luz, principalmente da hierarquia de iluminação dos santos católicos, como também Jesus e Maria, não fariam aparições massivas sem nenhum pretexto bastante forte, assim como não usariam métodos que levariam a dúvida.

Gostou? Então COMPARTILHE!

Hugo Gimenez

Hugo Gimenez é o editor do blog O Estudante Espírita. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou suas primeiras leituras da Doutrina Espírita com 15 anos de idade. Hoje em dia, se interessa não só por literaturas próprias do Espiritismo, mas também por assuntos de espiritualidade em geral.
Fechar Menu