Irmãos que não se dão bem – Visão Espírita

Irmãos que não se dão bem – Visão Espírita

Irmãos que não se dão bem – Visão Espírita
4.7 (94.55%) 11 votes

Irmãos que não se dão bem brigam muito significa que foram inimigos em vidas passadas?

Entender a causa de irmãos que não se dão bem nem sempre é algo fácil. Mas diante disso, podemos recorrer ao O Evangelho Segundo o Espiritismo, que diz:

“Os Espíritos que se encarnam numa mesma família, sobretudo como parentes próximos, são os mais freqüentemente Espíritos simpáticos, ligados por relações anteriores, que se traduzem pela afeição durante a vida terrena. Mas pode ainda acontecer que esses Espíritos sejam completamente estranhos uns para os outros, separados por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem também por seu antagonismo na Terra, a fim de lhes servir de prova.”

Embora a Doutrina Espírita venha a nos explicar uma origem espiritual para a antipatia entre irmãos, não podemos generalizar isso para todas as situações. Para Dineu de Paula, devemos nos concentrar no presente e ter cautela ao buscar referências em possíveis vidas passadas.

Toda pessoa que não se dá bem com irmão, é porque foi inimigo dele?

irmaos que nao se gostam 2

Dineu de Paula — Provavelmente a resposta correta não é essa. No ambiente familiar, por vezes, são aproximados seres que precisam acertar antigas pendências, contudo o que faz duas pessoas brigarem não é propriamente o passado, mas o presente.

Dois filhos podem vir de uma existência na qual se ofenderam e magoaram, mas se eles tiverem evoluído tratarão de acertar suas pendências em vez de aprofundar. Os dois homens humildes e bondosos se tiverem de conviver, eles farão isso em paz, qualquer que seja o passado que tiverem em comum.

Mas se forem arrogantes, orgulhosos e egoístas; existe uma grande chance de brigarem bastante. Há realmente marcantes simpatias e antipatias que vêm do passado e com as quais é necessário saber lidar, mas o ponto principal é que a família é o ambiente na qual se treina o amor.

Esse amor desenvolvido em um grupo pequeno precisa, com o tempo, se expande para abarcar cada vez mais pessoas.

O convívio íntimo, e por vezes forçado, costuma despertar o que existe de pior e de melhor no ser humano, como ninguém pode deixar de ser pai mãe ou irmão, o ambiente familiar é perfeito para desenvolver virtudes como é tolerância, compaixão, paciência…

Justamente por isso, seres de personalidades diferentes são aproximados no lar a fim de que evoluam. É onde aprenderão a respeitar o semelhante a auxiliá-lo, a compreender seus erros e fragilidades.

E o papel dos Pais é justamente auxiliar incentivar essa conduta, enquanto exemplificam também o seu esforço e entender modos diferentes de ver a vida.

Assim, em regra, nós brigamos porque somos imperfeitos e não por inimizades do passado. O problema deve ser resolvido basicamente com educação e com disposição em ser melhor a cada dia.

Segundo um texto de Hugo Lapa, a aversão faz parte de um assunto já bastante discutido na literatura espírita que não se limita somente aos irmãos, mas abrange toda a família.

Veja mais: Um espirito pode reencarnar na mesma família? – Qual a vantagem disso?

Irmãos que não se dão bem desde a infância

irmaos muito diferentes espiritismo 2

Segundo Lapa, essa aversão pode começar na infância, e vai sendo reforçada por brigas e desentendimentos ao longo da vida. Algumas vezes o sentimento de cólera, rancor, etc, começam ou vêm à tona após um conflito qualquer.

O autor chama atenção para a reflexão que nem toda aversão pelos irmãos ou outros familiares é por causa de encarnações passadas. Muitas vezes elas não parecem ser tão comuns. Algumas vezes membros de nossa família expressam comportamentos que nós repudiamos em nós mesmos. Essa é a clássica projeção da sombra.

Mas certas vezes a teoria da vidas passadas pode ser levada em conta, quando o sentimento de repulsa por um irmão parece não ter uma explicação lógica, por exemplo, quando o irmão não representa nada que ela repudia, nem nunca houve um conflito grave entre os dois.

Mas não pense que isso é fácil de se identificar. Não adianta sair por aí procurando um centro espírita que vá te dar a resposta sobre o porquê de você ter um irmão que não se dá bem.

A resposta seria decepcionante para essa pessoa:

“Não importa quem foi seu irmão na vida passada. Não temos como dizer se ele te fez algo de ruim no passado ou vice-versa”. O que importa é que a vida presente foi lhes dada para que desenvolvam o amor…” E por aí vai.

Veja mais: Vidas passadas, problemas familiares e parentes difíceis

Por que não me dou bem com meu irmão? É sempre uma questão de vidas passadas?

A sabedoria divina apagou da nossa mente certos detalhes do passado, deixando-nos somente com estas impressões que nos fazem ter tais sentimentos.

Por isso, devemos ser cuidadosos, pois nem sempre podemos sair dizendo: “eu não me dou bem com meu irmão, pois fomos inimigos em vidas passadas”. Isso pode ser um erro.

Deus, inteligência suprema do universo, tem seus motivos para trazer pessoas para uma encarnação na mesma família, em uma ou outra posição de parentesco.

Segundo um artigo do autor Regis Mesquita, irmãos e demais parentes podem ter histórias conjuntas anteriores ou, as vezes, não tem nenhuma relação anterior. É muito comum pessoas que viveram juntas em outras encarnações renascerem juntas. Porém, também é comum pessoas renascerem juntas sem terem vínculos anteriores. Tudo depende do planejamento de vida feito no plano espiritual, antes do reencarne.

Resumindo… Irmãos que não se dão bem, na visão espírita, quer dizer que foram inimigos na vida passada? Pode ser que sim ou que não. E a resposta nem sempre pode ser revelada, pois ambos devem se concentrar no presente.

Veja mais: Mensagem para família desunida — Por Divaldo Franco

Constelação familiar – Um tipo de terapia integrativa que pode ajudar no conflito entre irmãos e outros membros da família

Tags adicionais: irmaos que nao se dao bem espiritismo, irmaos que brigam,  irmaos que nao se dao bem, irmaos que nao se gostam, irmaos que nao se ajudam, irmaos que nao se respeitam.

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu