Chico Xavier psicografa sobre o desperdício de tempo

Os trechos entre aspas abaixo fazem parte do livro psicografado por Chico Xavier, chamado Caminho Verdade e Vida. Nestas citações, o espírito de Emmanuel faz menção às pessoas que desperdiçam seu tempo.

“A maioria dos homens não percebe ainda os valores infinitos do tempo. Existem efetivamente os que abusam dessa concessão divina. Julgam que a riqueza dos benefícios lhes é devida por Deus.”

(Chico Xavier / Emmanuel)

Este trecho, psicografado pelo médium Chico Xavier, ditado pelo espírito de Emmanuel, nos faz refletir que o homem encarnado na Terra, ainda é imprudente na forma em que usa seu tempo.

Se olharmos ao nosso redor e, ainda melhor, dentro do nosso íntimo, perceberemos que usamos essa dádiva de Deus, que é o tempo, para executar tarefas inúteis ou pior ainda, quando são tarefas com características da mais baixa moral e que ferem a nós mesmos ou o próximo.

Veja mais: Chico Xavier aconselhou pais de uma criança com Autismo

Muitos dizem: “Se Deus me colocou aqui, é para que eu possa usar o meu tempo da forma que eu quiser”. Se bem que podem usar mesmo, mas elas não têm ideia do atraso que estão submetendo seu espírito.

“Nos mais obscuros recantos da Terra, há criaturas exterminando possibilidades sagradas. No entanto, um dia de paz, harmonia e iluminação, é muito importante para o concurso humano, na execução das leis divinas.”

(Chico Xavier / Emmanuel)

Deus nos deu o tempo para que o dignifiquemos e para que possamos elevar a nossa alma para o próximo nível. E Sim! Precisamos do descanso, da folga, do dia de tranquilidade, longe do turbilhão do mundo. Mas até o descanso precisa ser bem gerenciado.

“Os interesses imediatistas do mundo clamam que o “tempo é dinheiro”, para, em seguida, recomeçarem todas as obras incompletas na esteira das reencarnações…”

(Chico Xavier / Emmanuel)

Este trecho ilustra bem o nosso cotidiano. Pessoas que sempre estão seguindo um ideal de riqueza, de bem estar material que parece nunca será o suficiente, pois sempre haverá como ter mais. Para sua busca interminável eles exterminarão todo o seu tempo.

Veja mais: Madrinha de Chico Xavier o mandou lamber a ferida no joelho do primo

O resultado é que voltarão para a pátria espiritual de mãos vazias, com as tarefas que deus lhes confiou ainda por terminar ou, muitas vezes, ainda nem iniciadas.

Caberão às próximas reencarnações para conseguir dar prosseguimento às tarefas divinas.

A partir dessas palavras psicografadas pelo Chico, que possamos olhar para dentro de nós mesmos e refletir sobre como estamos usando o nosso tempo.

Se usamos do nosso tempo para fazer o bem, elevamos nossa alma;

Se usamos para fazer o mal, acumulamos dívidas para o futuro; Se não nos esforçamos para fazer o bem, mas também não fazemos o mal, nosso espírito está estacionado.

Veja mais: Chico Xavier explica porque o caso de jovem deficiente era tão grave

Fonte: Livro Caminho Verdade e Vida (Chico Xavier).

Gostou? Então COMPARTILHE!
Avatar

Hugo Gimenez

Hugo Gimenez é o editor do blog O Estudante Espírita. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou suas primeiras leituras da Doutrina Espírita com 15 anos de idade. Hoje em dia, se interessa não só por literaturas próprias do Espiritismo, mas também por assuntos de espiritualidade em geral.