Novela “A Viagem” completa 25 anos e a Globo revela curiosidades da produção

Novela “A Viagem” completa 25 anos e a Globo revela curiosidades da produção

Na opinião da equipe do Blog, “A Viagem”, sem dúvidas, foi a novela com temática espírita mais bem feita na teledramaturgia brasileira.

Foi uma novela recordista de audiência e foi a precursora das novelas com temática espírita. Mas mesmo assim, acabou sendo a melhor até agora, sem sombra de dúvidas.

A Viagem abordava temas categóricos que, de maneira bem lúdica, elucidavam a curiosidade dos simpatizantes sobre a vida após a morte, a obsessão espiritual e a atuação dos espíritos de luz no nosso cotidiano.

A viagem 25 anos Christiane torloni na colônia nosso lar

A trama de A Viagem é bem semelhante às outras novelas espíritas que vieram logo depois, contando histórias de amor que atravessam o tempo, a vida e a morte do corpo físico.

Ver mais: Não adianta acreditar na vida após a morte, se não estiver preparado!

Segundo conta o GShow, uma novela deveria entrar no horário teve um problema de atraso em sua trama, fazendo com que A Viagem tivesse que ser adiantada para entrar no ar.

Dessa forma, a novela foi produzida em 20 dias. A sorte era que as cenas mais complexas, que contavam com o cenário da colônia Nosso Lar e o cenário do Vale dos Suicidas só entrariam em cena a partir do capítulo 60, assim a equipe teve um bom tempo para produzir.

O cenário da colônia Nosso Lar, ou como muitos preferiam chamar na época, o Céu, foi filmado num campo de golfe. Você lembra também das macas que pareciam flutuar no ar?

Veja mais: Psiquiatra fala sobre um caso de lembrança de vidas passadas, no Encontro com Fátima Bernardes

Elas nada mais eram do que finos colchões rodeados de espelhos que faziam refletir a grama do campo.

O legal disso tudo é que a novela não deixou de mostrar um clássico dos relatos contidos na literatura espírita: o momento em que os desencarnados que não tiveram tanta educação espiritual e da vida após a morte na terra acordam no plano espiritual, sem ter noção do que está acontecendo.

Veja na imagem a seguir a produção carregando os leitos flutuantes.

novela a viagem leitos que flutuam no ar
A produção da Globo erguendo os leitos que “flutuavam” no ar, que nada mais eram do que estreitas macas rodeadas de espelhos.

E quem não lembra do Alexandre, interpretado pelo ator Guilherme Fontes? Depois de seu desencarne, ele começou a sua saga como um espírito obsessor.

Personagem Alexandre, interpretado pelo ator Guilherme Fontes

As cenas do Alexandre no Umbral, na verdade eram gravadas na Pedreira em Niterói. À reportagem da Globo, o ator Guilherme Fontes diz que já foi confundido com o personagem:

Veja mais: O seu hábito de reclamar está destruindo sua vida e você não está percebendo!

“Uma vez, no Mato Grosso, em um posto de gasolina num lugar bem ermo, não tinha luz, tinha uma lâmpada pendurada em cima da bomba de gasolina… eu saltei do carro e quando o cara me viu, ele saiu correndo! (risos) Falei: ‘Peraí, sou eu, não é o Alexandre!’”

video show umbral a viagem
Em 2012,o ator Guilherme Fontes visitou a pedreira em Niterói, onde foram gravadas as cenas do Umbral, na novela A Viagem, de 1994.

O que muita gente não sabe é que A Viagem, de 1994, foi um remake de 1975, quando foi exibida pela primeira vez, só que ainda na extinta TV Tupi.

O sucesso foi tão grande que a novela já foi exibida mais duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo, uma em 1997 e a outra em 2006.

Veja mais: Renúncia: novela baseada em obra de Chico Xavier que foi cancelada após 12 capítulos

Gostou? Então COMPARTILHE!

Hugo Gimenez

Hugo Gimenez é o editor do blog O Estudante Espírita. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou suas primeiras leituras da Doutrina Espírita com 15 anos de idade. Hoje em dia, se interessa não só por literaturas próprias do Espiritismo, mas também por assuntos de espiritualidade em geral.
Fechar Menu