O Inferno segundo o Espiritismo

O Inferno segundo o Espiritismo

O Inferno segundo o Espiritismo
5 (100%) 3 votes

O Inferno segundo o Espiritismo e outras doutrinas cristãs

O Inferno, segundo alguns cristãos seria o lugar que ninguém realmente iria querer viver. Onde vários escritores cristãos descreveram os lagos de enxofre, os vermes que comeriam sua carne; um castigo eterno, todos esperando que os ímpios passem de seus corpos físicos para que possam ser arrastados até as profundezas.

Existe realmente um inferno? E se a resposta for sim, as pessoas realmente malas residem lá para sempre?

O Inferno segundo o Espiritismo — Existe inferno no Espiritismo?

De acordo com o Espiritismo, há uma espécie de Inferno, e é aquele que você cria para si mesmo ou está em um lugar devido à sua mentalidade semelhante com os outros. Por sinal, você permanece lá o tempo que quiser. Mas no Espiritismo não se alimenta aquela crença do Inferno literal, que é mostrado nas alegorias bíblicas.

Mas pergunte-se, depois de viver apenas uma vida de, digamos, de quarenta a oitenta anos, seria apenas para existir o resto da eternidade sendo punido?

existe inferno no espiritismo 2

A resposta de acordo com a Doutrina do Espiritismo é não. Jesus nos enviou o Espírito da Verdade para revelar que somos almas imortais em uma busca contínua para nos tornar puros.

Por outro lado, depois de ter sido particularmente perverso por uma vida, onde você vai? Certamente não para um dos níveis bons do plano espiritual.

A triste verdade é que, em um momento ou outro; Todos nós vivemos vidas imorais, seja culpado de libertinações, corrupção, assassinato, incêndio criminoso ou qualquer outro crime que preferimos não contemplar. Então, onde ficamos após o nosso completo fracasso?

Tal como acontece com muitos aspectos da vida no mundo espiritual, a resposta está na Lei da Afinidade. Considerando que, aqueles que são de mentalidade semelhante, compartilham o mesmo propósito na vida, buscam prazer em locais semelhantes, se conjugam.

O Inferno segundo o Espiritismo — O Inferno não existe para o Espiritismo?

inferno para o espiritismo 2

O Inferno para o Espiritismo, não existe. Esse Inferno permanente, não. Mas existe um lugar onde as pessoas que falharam na vida física passaram por um período de tempo, até que descobrissem a necessidade de acreditar no amor e começar a busca para melhorar a si mesmos. Tal lugar é denominado Umbral.

Pois, afinal, Deus é justo e não condenaria um espírito para a eternidade, mas criou a oportunidade para que todos se levantem e se tornem puros.

A lei natural da afinidade, é o grande filtro que separa o “céu” e o “inferno” e todos os estratos no meio.

O Livro dos Espíritos afirma:

Questão 1012: “Céu” e “Inferno”, então, como os homens os imaginaram, não tem existência?

“Eles são apenas símbolos; há espíritos felizes e infelizes em todos os lugares. No entanto, como também lhe dissemos, espíritos da mesma ordem são reunidos pela simpatia; Mas, quando eles são perfeitos, eles podem se encontrar aonde quer que eles “.

Comentário de Kardec: A localização absoluta dos lugares de penas e de recompensas só existe na imaginação dos homens. Provém da sua tendência de materializar e circunscrever as coisas cuja natureza infinita não podem compreender.

Livre-escolha, Inferno e Espiritismo — Do sofrimento à libertação

No livro espírita O Céu e o Inferno (Allan Kardec), ele descreve nossas escolhas após o nosso retorno ao mundo espiritual:

“Na verdade, existem apenas duas alternativas para um espírito; punição temporária atribuída de acordo com seus erros, ou recompensa concedida de acordo com seus méritos “.

A pesagem de boas ou más ações é um tema recorrente nas EQM das pessoas (Experiências de Quase Morte). Mais uma vez, no livro,O Céu e o Inferno, há uma seção inteira intitulada “O Código Penal da Vida Futura”. Aqui estão alguns dos destaques pertinentes:

“3) Não existe uma única imperfeição da alma que não carrega conseqüências inevitáveis e paternas inevitáveis, assim como não há uma única boa qualidade que não seja uma fonte de alegria. A quantidade de punição é, portanto, proporcional à quantidade de imperfeição, assim como a alegria proporcional às boas qualidades da alma “.

“7) O espírito sofre pelo mal que tem feito de tal maneira que, com sua atenção constantemente orientada para as conseqüências de tal mal, compreende melhor seus problemas e, portanto, leva a se corrigir”.

inferno não existe espiritismo 2

Se não existe inferno na visão espírita, como um espírito delinquente sofre? Alguns, que não evoluíram moralmente permanecem na ilusão de que ainda estão vivos e, portanto, experimentam constantemente os mesmos sentimentos, como a fome, a soledade e todos os problemas normais da vida, mas não são capazes de participar da vida física real.

Para aqueles que cometeram crimes: “A presença incessante de suas vítimas e as circunstâncias de seu crime são um tormento cruel”. (O Céu e o Inferno – Allan Kerdec, Cap VII).

Para outros, aqueles que cometeram as ofensas mais hediondas, segundo O Céu e o Inferno (Allan Kardec), capítulo VII:

“Alguns espíritos estão imersos em escuridão espessa. Outros se encontram em completo isolamento no espaço, atormentados pela ignorância da situação, bem como pelo destino que os aguarda. Os mais culpados sofrem torturas que são ainda mais pungentes porque não podem ver nenhum fim para eles.

Alguns são impedidos de ver os seus entes queridos e, em geral, sofrem sofrimentos cuja intensidade é relativa aos males praticados e a dor e as necessidades que eles causaram que outros sofrem, até que o arrependimento e o desejo de reparação lhes causem tranquilidade suficiente para prever a possibilidade de pondo fim a sua situação por meio de seus próprios esforços”.

Todas as almas têm uma saída, eles precisam perceber a extensão de suas ações e formular um plano para corrigir o que causaram. Nenhuma melhor justiça poderia ser servida. Nem uma alma está perdida para sempre; Todos são orientados para o caminho iluminado.

Veja mais: 

Fonte: Trecho do texto escrito por Brian Foster: Hell – What is it like? (According to Spiritism).

 

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu