O que acontece com o espirito da pessoa que se suicida? — Por Chico Xavier e outros

O que acontece com o espirito da pessoa que se suicida? — Por Chico Xavier e outros

O que acontece com o espirito da pessoa que se suicida? — Por Chico Xavier e outros
4.7 (94.29%) 14 votes

O que acontece com o espirito da pessoa que se suicida — Companheiros de Chico Xavier que se suicidaram

Em uma entrevista antiga, um repórter perguntou ao Chico Xavier se ele reencontrou com alguma pessoa que reencarnou após um suicídio:

Chico Xavier — Alguns… Tendo começado a tarefa mediúnica em 1927 há quase 41 anos, tenho tido tempo suficiente para observar alguns casos.

Eu posso dizer que todos aqueles que vi reencarnados depois do atentado contra eles mesmos traziam consigo sinais, os reflexos da leviandade, conquanto nós devemos respeitar os suicidas como criaturas extremamente sofredoras, que perderam o próprio controle das emoções, raiando pelo que ele diz respeito a si próprios.

Mas os resultados do suicídio acaba sendo impressos naqueles que fala que o fazem, de modo que pelo vi dois companheiros que se suicidaram com bala nos ouvidos, eu os vi depois de 10 anos, no estado de extrema idiotia (deficiência mental).

Outro companheiro que se suicidou por veneno, ele renasceu. Mas já era uma criança que trazia consigo o câncer na garganta, tendo desencarnado pouco tempo depois.

Os espíritos amigos me informaram que o espírito (suicida) reencarnando, ele destrói os tecidos do novo corpo. Então, a desencarnação, a morte propriamente considerada ocorre algum tempo depois. Assim o Espírito aprende o quanto vale a vida. Ele deseja viver, mas não consegue. Conseguindo isso somente depois de grande esforço.

O que acontece com o espirito da pessoa que se suicida — O sofrimento dos suicidas decorre de um castigo de Deus?

suicidio segundo o espiritismo 3 2

Chico Xavier — Não! Não decorre de castigo de Deus porque Deus é misericórdia infinita, justiça perfeita. Emmanuel explica, assim como outros amigos espirituais lecionam sobre assunto explicando que quando nós atentamos contra o nosso corpo na Terra, nós ferimos as estruturas do nosso corpo espiritual.

Nós infligimos a nós mesmos essas punições, porque se nós malbaratamos o crânio com um tiro, nós estamos destruindo determinados recursos do nosso cérebro espiritual; se nos envenenamos, perturbamos determinados centros da nossa alma; se nos projetamos de grande altura também estamos perturbando os ligamentos, as estruturas, as conexões do corpo espiritual.

Permanecemos no além com os resultados do suicídio e depois reencarnamos na Terra, trazendo as consequências em nosso próprio corpo.

Raul Teixeira — A questão do suicídio é uma das questões bastante intrigantes em função de que nós temos por costume, possivelmente pelas tradições religiosas e pelo caráter cobrador da sociedade, de admitir que o suicida é alguém irremissivelmente perdido, que está condenado ao fogo do inferno e há religiões que, inclusive, não se considera mais, não realiza orações em favor deles… exatamente para o indivíduo que mais necessita.

(…) a proposta do espiritismo é de que todo indivíduo que se suicida deve estar vivendo um quadro diferente na sua intimidade psicológica, na sua intimidade psíquica. A criatura que se suicida certamente está desgostoso da vida, certamente não admite as propostas que a vida está trazendo deseja vingar-se de algo ou de alguém, ou simplesmente está motivada no que se chama de suicídio honroso em admitir que ela estará ao matar o corpo realizando uma proeza, libertando o seu povo, criando situações capazes de dar ao seu povo uma grandeza maior. Há muita gente que se suicida dentro dessa linha de suicídio honroso para desfazer algum crime, algum erro, algum mal entendido.

Para o espiritismo, cada suicida tem um nível de responsabilidade. Não se pode tomar de uma craveira (nível) e a partir dali todos são medidos pela mesma craveira, pelo mesmo escalão.

Se alguém morre tentando salvar a vida de alguém, ele é considerado suicida?

Raul Teixeira — Alguém que deseja salvar a vida de alguém, segundo as Leis Divinas, ele não será considerado suicida porque em verdade ele não tinha intenção de morrer, não tinha intenção de se matar.

Mesmo aquele que está fazendo por onde se matar, nós consideramos como suicidas indiretos, como nos casos que há o vício do tabaco, dos efeitos da droga, etc. Se ele estiver fazendo aquilo como um hábito comum, mas não é com a intenção de se matar, ele é suicida mas é um suicida indireto muitas vezes a criatura sabe que aquilo vai levá-lo à morte, então ele é um suicida consciente, é um suicida direto, porque ele sabe que aquilo mata, (…) porque quanto mais você sabe, mais responsabilidade você tem.

O suicídio na visão espírita — Suicídio e a Loucura

suicidio loucura espiritismo 2

O que acontece com um espírito que se suicidou devido aos processos de loucura ou de fragilidade psicológica? Seria sua situação avaliada da mesma forma de um suicídio consciente? Raul Teixeira explica:

Raul Teixeira — Então, por isso Jesus Cristo estabeleceu que aquele que mais tem, mais se lhe pedirá. Obviamente que você não vai exigir de uma criança aquilo que você cobra de um adulto; você não vai pedir de um doente mental, de uma pessoa insana, aquilo que você cobra uma pessoa lúcida e equilibrada.

A divindade também considera esses casos… muita gente que desencarna, que morre numa situação dessa de um suicídio, ao chegar no mundo espiritual e se dá conta de que ela cometeu um desatino no momento de loucura, no momento de agrura espiritual de depressão espiritual.

Muita gente que vai sendo levada nesse roldão, nesse turbilhão em virtude de assédios espirituais de perturbações espirituais. Claro que esses assédios, essas perturbações nós damos acesso a eles, mas não damos acesso a ele com a intenção de matar.

Então, por causa disto nós verificamos muita gente que é levado ao suicídio por indução espiritual não é que o espírito vai e a mate, mas ele vai colocando na mente dela que o melhor para o problema que ela está vivendo é dar conta desse problema morrendo.

O suicídio na visão espírita — O que ocorre com as pessoas que incentivam o suicídio de uma pessoa?

porque somos pais e maes de crianças deficientes 2

Raul Teixeira — Nós vemos muitos Suicidas renascendo com paralisia cerebral, com deformidades, com lesões sérias, principalmente as pessoas que atiram no coração, que atiram na cabeça; elas voltam com lesões nas áreas em que o tiro afetou, outras criaturas ingerem venenos tóxicos sérios e voltam com lesões no aparelho fonador, no aparelho digestivo, no aparelho gastrointestinal.

E, obviamente, quem é que vem para dar suporte a essas pessoas? Para ser a mãe do deficiente, o pai do deficiente, a família do deficiente, senão aqueles indivíduos que ativaram processos que muitas vezes levaram a criatura aquele nível de realização?

Todas as pessoas que estão junto ao doente, a criatura patologicamente afetada, não está (salvo casos muito especiais) porque ela seja boazinha, está fazendo bem ao outro, não está nessa situação porque Deus tenha querido testar a sua fé, como muita gente acredita, ela está ali segundo as leis da reencarnação porque ela tem alguma coisa a ver com esse episódio.

O que acontece com o espírito da pessoa que suicida — O que podemos fazer para nossos irmãos que cometeram suicídio?

André Marouço — Em primeiro lugar, mandar as melhores energias para eles. É importantíssimo que nós não nos fixemos com aquela imagem de que eles estão sofrendo no Vale dos Suicidas e que eles vão reencarnar com atrocidades, que eles vão passar… não! Isso cabe à justiça divina.

Vamos imaginar que eles estão sendo muito bem atendidos; vamos imaginar que Deus é soberanamente justo e bom; vamos imaginar que na espiritualidade há anjos socorristas cuidando com muito amor, com muito esmero de todos eles; vamos imaginar que a vida sempre prossegue; que nunca é um adeus, é sempre um até logo.

Veja mais:

Fontes:

  • Transcrição do vídeo “Raul Teixeira – Suicídio”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LEObm-TdH4Q;
  • Transcrição do vídeo Suicídio – Visão Espírita”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DJpt-LBYxlI.

Tags adicionais: suicidio e o espiritismo, suicidio espiritismo chico xavier, suicidio evangelho segundo espiritismo,
suicidio na visão do espiritismo, suicidio no espiritismo, suicidio espiritismo, suicidas segundo espiritismo, suicidio aos olhos do espiritismo, suicidio espiritismo consequencias, suicidas espiritismo, espiritismo suicidio e loucura, suicidio e espiritismo, suicidio segundo o espiritismo, o que acontece com o espirito da pessoa que se suicida,
o que acontece com o espirito de um suicida, o que acontece com o espirito do suicida, o que acontece com o espirito da pessoa que suicida, o que acontece com o espirito de uma pessoa que se suicida.

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu