O que é psicometria na visão espírita?

O que é psicometria na visão espírita?

O que é psicometria na visão espírita?
4.9 (98.18%) 11 votes

O que é psicometria na visão espírita — O significado de psicometria

Como a psicometria funciona? Como uma pessoa pode deduzir, ver ou sentir cenas, episódios dramáticos de um objeto inanimado? A psicometria é real e é explicada pelo Espiritismo.

A definição de psicometria é:

“A alegada arte ou faculdade de adivinhar fatos relativos a um objeto ou pessoa associada a ele, por contato ou proximidade com o objeto.”

No livro, Nos Domínios da Mediunidade, psicografado por Chico Xavier e inspirado por André Luiz, a equipe em que André está explorando todos os tipos de mediunidade. No capítulo que cito, o grupo está explorando a psicometria. Para aprender no campo, André e a equipe entram em um museu. Seu líder de equipe, Aulus, diz ao grupo:

“Muitos espíritos com a mente fixaram-se nos últimos lugares frequentes como este pelo simples prazer de recordar”, observou o Assistente. ”

O que é psicometria na visão espírita — O que sentem os médiuns de psicometria e por que esses médiuns não são tão comuns na Terra?

psicometria mediunidade 2

Na obra Nos Domínios da Mediunidade, o espírito Aulus explica que a Psicometria é uma faculdade que têm alguns médiuns  de “lerem” impressões e recordações ao contacto de objetos comuns. A Psicometria é, também, uma faculdade pela qual o sensitivo, tocando em determinados objetos, entra em relação com pessoas e fatos aos mesmos ligados.

Isso ocorre porque tais objetos encontram-se impregnados das energias do seu possuidor.

Um exemplo prático: toda pessoa, ao penetrar num recinto, deixa aí um pouco de si mesma, da sua personalidade, dos seus sentimentos, das suas virtudes, dos seus defeitos.

A psicometria não é, entretanto, faculdade comum em nossos círculos de atividade, uma vez que só a possuem pessoas dotadas de aguçada sensibilidade psíquica. E a nossa atual condição espiritual, ainda deficitária, não permite esses admiráveis recursos perceptivos.

O que é psicometria na visão espírita — André Luiz visita um museu

psicometria na visão espirita 2

Dentro do museu, André percebe que a maioria das peças do museu está coberta por fluidos opacos. Espalhados pelos fluidos eram pontos de luz. Aulus explica ao grupo o que eles estão detectando:

“Todos os objetos emoldurados por essas substâncias fluídicas são fortemente lembrados ou frequentemente visitados por aqueles que costumavam possuí-los.”

Alguns dos objetos sem a massa acinzentada são aqueles que não são pensados ou lembrados por ninguém.

André vê um relógio antigo. Isso é o que acontece a seguir:

“Aulus sugeriu que eu tocasse, e quase instantaneamente na minha mente eu vi uma adorável reunião familiar, na qual um casal mais velho estava conversando com quatro jovens no auge de suas vidas.

Com essa imagem viva projetada em minha mente interior, examinei a agradável e imponente sala. Os móveis austríacos acrescentavam sobriedade e nobreza ao ambiente, decorado com vasos de flores e pinturas valiosas.

O relógio também estava lá, dominando a cena de um velha parede, adornado com cuidado.

Assim, o relógio armazenou as imagens através das vibrações das memórias das pessoas presentes. Aulus leva Andre e seus colegas através de exatamente como esse fenômeno opera:

“O relógio é envolvido pelas correntes mentais daqueles que ainda estão ligados a ele, assim como o cobre é sensibilizado pela corrente elétrica enquanto conduz a energia elétrica. Ao examiná-lo em seu estado atual, estamos sintonizando imediatamente as memórias das pessoas que o valorizam ”.

Portanto, nossos pensamentos, que irradiamos em todas as direções, como uma torre de rádio que está sempre acesa, se acumulam no objeto de nossa atenção. Aulus explica ainda:

“O pensamento espalha nossas próprias emanações em todos os lugares que é projetado. Deixamos vestígios espirituais onde quer que projetemos os raios de nossa mente, assim como um animal deixa vestígios de seu odor característico, tornando-se facilmente rastreável pela sensibilidade olfativa do cão.

Quando libertos do corpo denso, nossos sentidos se tornam mais agudos e, assim, podemos facilmente perceber tais fenômenos dentro da esfera que limitam nossas aptidões evolutivas. ”

O que é psicometria na visão espírita — Localização de espíritos através da psicometria

psicometria no espiritismo 2

Como um cão de caça pode farejar nosso rastro com uma precisão incrível, espíritos podem acessar todos os objetos que têm sido associados com a gente e reproduzir quaisquer cenas que estão presos nesse determinado objeto.

Aulus também confirma que alguém poderia usar os pensamentos ligados ao relógio para encontrar os espíritos que deixaram suas vibrações. Já que cada espírito tem uma identificação vibratória única.

Um do grupo pergunta se a frase “dentro da esfera que limita nossas aptidões evolutivas” significa que os espíritos inferiores não poderiam detectar os pensamentos dos espíritos superiores. Aulus confirma essa hipótese:

“Isso mesmo. Aqueles que alcançaram um nível que não podemos sequer imaginar ascenderam a outros reinos, transcendendo nossa maneira de ser e nos expressando. Seus pensamentos vibram em outra frequência completamente. Claro, eles podem nos acompanhar e nos ajudar, porque é a Lei que os espíritos de uma ordem superior podem descer aos espíritos de uma ordem inferior sempre que quiserem, mas nós, por sua vez, não podemos ir até eles ”.

Aulus vai além e diz ao grupo que, se o grupo se concentrasse mais no relógio, seria capaz de descobrir a história da matéria-prima de que o relógio foi feito.

Portanto, qualquer objeto inanimado é capaz de registrar não apenas os pensamentos dos espíritos, mas também os eventos da natureza. Todos os pensamentos, toda matéria é composta de vibrações, essas vibrações deixam traços de sua existência enquanto se espalham pelo universo.

Quanto mais compreendemos como o mundo espiritual funciona, mais somos capazes de compreender os chamados fenômenos inexplicáveis que ocorrem na Terra. O que nossa cultura atual gostaria de descartar como meras ilusões.

Há mais para aprender sobre todos os aspectos do mundo espiritual ao nosso redor. Para entender sobre as forças que nos afetam em nossa vida diária, leia: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns além das obras ditadas por André Luiz (através da mediunidade de Chico Xavier).

Ler os livros de AndréLuiz/Chico Xavier na sequência correta é a forma mais viável de entender sem se perder na imensidão dos conhecimentos que o autor nos revela:

  • Nosso Lar 
  • Os Mensageiros
  • Missionários da Luz
  • Obreiros da Vida Eterna
  • No Mundo Maior
  • Libertação
  • Entre a Terra e o Céu
  • Nos Domínios da Mediunidade
  • Ação e Reação
  • Evolução em Dois Mundos
  • Mecanismos da Mediunidade
  • Sexo e Destino
  • E a Vida Continua…

Veja mais:

Fonte:

Psychometry – How it Works According to Spiritism. Brian Foster. Disponível em: https://nwspiritism.com/spiritist-knowledge/psychometry-how-it-works-according-to-spiritism/

Nos Domínios da Mediunidade. Chico Xavier. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlc3Bpcml0aXNtb2Rvd2xvYWRzfGd4OjUzYTk0MTc0M2M0YzJjZTQ

Tags adicionais: psicometria, o que é psicometria, psicometria significado, psicometria mediunidade, psicometria o que é, significado de psicometria, psicometria na visão espirita, psicometria no espiritismo, psicometria objetos, psicometria segundo espiritismo, psicometria medium, psicometria nos dominios da mediunidade, nos dominios da mediunidade, mediunidade.

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu