O que fazer para aliviar o estresse rapidamente? – 10 dicas e técnicas!

O que fazer para aliviar o estresse rapidamente? – 10 dicas e técnicas!

O que fazer para aliviar o estresse rapidamente? – 10 dicas e técnicas!
5 (100%) 11 votes

Saiba como lidar com o estresse: aprenda técnicas e dicas para se aliviar o estresse mais rapidamente

Saber o que fazer para  aliviar o estresse rapidamente é uma coisa difícil de aprender quando você está no meio de uma situação estressante. Com as dicas e técnicas certas, você pode se acalmar mais rápido do que você imagina. No entanto, antes que você possa fazer qualquer alteração, você tem que acreditar que vale a pena tentar essas dicas e que existe a possibilidade de viver sua vida sem estresse.

Como você pode começar a acreditar que realmente consegue controlar seu estresse?

Às vezes, apenas agarrar-se à sabedoria dos outros pode nos ajudar a acreditar em nossa capacidade de lidar. Aqueles que conquistaram suas preocupações e medos podem nos ensinar valiosas informações sobre o alívio do estresse em poucas palavras.

Nós nos lembramos dessas citações de alívio do estresse porque elas vêm de pessoas famosas, mas é a sabedoria que elas contêm que importa. Aqui estão algumas dicas de alívio do estresse de pessoas cujos nomes você pode reconhecer.

  • A maior arma contra o estresse é a nossa capacidade de escolher um pensamento em detrimento de outro. – William James.
  • Fazer algo produtivo é uma ótima maneira de aliviar o estresse emocional. – Ziggy Marley.
  • O estresse é causado por estar “aqui”, mas querendo estar “lá”. – Eckhart Tolle.
  • Se você perguntar qual é a chave mais importante para a longevidade, eu diria que é evitar preocupação, estresse e tensão. E, se você não me perguntasse, eu ainda teria que dizer isso. George Burns.
  • Você não pode sempre controlar o que acontece do lado de fora, mas você sempre pode controlar o que acontece lá dentro. – Wayne Dyer.

Essas citações nos lembram que temos escolhas na vida. Às vezes, os maiores estresses vêm de sentir que estamos presos em uma situação. Quando percebemos que podemos fazer uma escolha diferente, nos sentimos mais poderosos e no controle.

Memorize e pense nisso quando a vida parecer esmagadora. Isso pode fazer uma diferença incrível na forma como você aborda seus desafios.

Técnicas para você saber o que fazer para aliviar o estresse rapidamente

o que fazer para aliviar o estresse 2o que fazer para aliviar o estresse psicológico rapidamente, antes que você cometa alguma loucura?

É ótimo ter uma ideia geral do que significa aliviar o estresse, mas até aprender maneiras específicas de fazer isso, suas preocupações podem ser difíceis de banir. A boa notícia é que as pessoas vêm desenvolvendo técnicas de alívio do estresse há milhares de anos.

Aprender essas técnicas pode ajudá-lo a passar da teoria de que o estresse é gerenciável para a realidade de viver uma vida mais calma.

1 Exercícios de respiração são uma das principais alternativas de como lidar com o estresse psicológico

Uma antiga técnica de alívio do estresse que ainda é tão popular quanto sempre é usar exercícios de respiração para se acalmar rapidamente. Ao diminuir a velocidade da respiração, você pode diminuir a frequência cardíaca, fazendo com que você se sinta mais relaxado quase instantaneamente em alguns casos.

Além disso, concentrar-se na respiração ajuda a diminuir os pensamentos e a diminuir suas preocupações.

2 Relaxamento Muscular Progressivo

No próprio YouTube, você pode encontrar milhares de vídeos de relaxamento muscular progressivo. São áudios que você pode escutar deitado ou numa posição relaxada e te mostrarão como diminuir o estresse psicológico.

Relaxamento muscular progressivo é uma das melhores técnicas de alívio do estresse quando seus músculos estão tensos e apertados por estarem na borda durante todo o dia. Deite no chão e comece o processo com os pés. Aperte os músculos dos pés, segure por 20 segundos ou mais e solte.

Continue subindo o seu corpo, um grupo muscular de cada vez, até terminar com os grupos musculares do seu rosto e cabeça. Agora, fique quieto e aproveite a sensação de relaxamento total.

3 Meditação

como diminuir o estresse psicologico 2

Você já deve ter percebido que sempre colocamos a meditação de um ótimo recurso de como lidar com o estresse psicológico ou com sintomas que afetem o sistema nervoso, né? É justamente porque ela é uma técnica excelente e não deve ser colocada de lado.

As pessoas praticam meditação em culturas ao redor do mundo há milênios. Agora, as pessoas modernas aprendem meditação para ajudá-las a ficar mais calmas em um mundo agitado e cheio de preocupações. Na quietude de um estado meditativo, você pode praticar deixando que suas preocupações passem para dentro e para fora de sua mente, percebendo-as, mas não se apegando a elas.

Depois de uma sessão de meditação, as pessoas geralmente têm uma percepção maior dos problemas que as estão atrapalhando. Eles se sentem mais relaxados e capazes de lidar com o estresse.

4 A Oração

Ao lado da meditação está a oração que serve de imprescindível recurso de como como aliviar o estresse mental.

Pedis e obtereis, assim Jesus disse. O poder da oração não deve ser subestimado. Tiago 5: 16-18 declara: “A oração de um homem justo é poderosa e eficaz”.

A oração sincera é uma excelente maneira de jogar fora o lixo emocional acumulado. O poder da oração é inegável para aqueles que oram regularmente. Histórias verdadeiras de oração fazendo a diferença em um momento, uma vida ou o mundo inspiram cada um de nós a examinar e fortalecer nossa vida de fé regularmente.

como aliviar o estresse rapidamente 2

Alcance o interior para acessar o poder de orar para mudar nossas vidas e mudar nossos corações.

São inúmeros os benefícios da oração que já foram documentados pela nossa ciência atual.

  • MELHORA O AUTO-CONTROLE
  • AUMENTA RELAÇÕES
  • MELHORA A CAPACIDADE DE TRATAR COM O ESTRESSE
  • LIGA OS GENES DE “COMBATE À DOENÇA”
  • COMBATE DEPRESSÃO
  • AJUDA A CONTROLAR A DOR
  • PROMOVE UMA VIDA MAIS LONGA

5 Ficar plenamente atento

A atenção plena é uma maneira de estar totalmente presente no aqui e agora. Se você está praticando a atenção plena enquanto está sentado perfeitamente quieto ou enquanto se envolve em alguma atividade, a chave é prestar atenção às informações que você recebe dos seus cinco sentidos.

Ao fazê-lo, as preocupações e pensamentos do passado e do futuro diminuem. Isso coloca você exatamente onde você precisa estar: no momento presente, onde você pode fazer o que precisa ser feito e agir de acordo com as escolhas que faz.

6 Manter um diário

A escrita é uma maneira fantástica de liberar as emoções, preocupações e medos que chegam a você todos os dias. Enquanto você está escrevendo em seu diário, você também pode registrar seus pensamentos e sentimentos ao longo do dia, para que possa voltar mais tarde e olhá-los objetivamente.

Você também pode resolver problemas em um diário e, se estiver trabalhando com um conselheiro de gerenciamento de estresse, poderá compartilhar suas dificuldades para receber comentários e sugestões sobre como gerenciar seu estresse de maneiras ainda melhores.

7 Reconfiguração Cognitiva

A ressignificação cognitiva permite que você olhe para um evento ou situação estressante de uma nova maneira. Esta é uma técnica de alívio do estresse que você pode aprender com um terapeuta. Você examina seus pensamentos e, com a ajuda de seu conselheiro, determina se eles estão trabalhando para você.

Então, se você precisar, você pode escolher pensamentos que são mais adequados para superar o estresse. Não mais paralisado pela preocupação e medo, você pode tomar as ações necessárias para melhorar a situação.

8 Mudanças de estilo de vida

Mudanças no estilo de vida levam tempo para serem implementadas. A maioria das pessoas não consegue parar de usar nicotina, tabaco ou álcool imediatamente. As pessoas que não se alimentaram adequadamente ou se exercitam regularmente podem precisar de algum tempo para desenvolver novos hábitos.

Mesmo se você fizer mudanças rápidas, levará tempo para o seu corpo se recuperar do abuso que você está fazendo com ele. No entanto, depois de implementar mudanças no estilo de vida, outras técnicas de alívio do estresse são mais eficazes e funcionam mais rápido.

9 Recreação e tempo de folga

tecnicas para desestressar 2

Você coloca todo o seu tempo e energia para ganhar a vida ou construir uma carreira de sucesso? É crucial ser financeiramente seguro e ter uma carreira de sucesso pode ser uma fonte de grande satisfação na vida. No entanto, você precisa equilibrar toda essa unidade ocupacional com o tempo para relaxar.

Tire algum tempo longe do trabalho quando você não precisa fazer nada em particular.

Tire férias, pratique esportes, participe de um passatempo, converse com seus amigos – o que for mais relaxante para você.

Seu estresse diminuirá rapidamente e, como bônus, você será mais produtivo quando voltar ao trabalho.

10 Exercício físico

Adotar padrões de pensamento mais saudáveis ​​é sempre útil, mas não ignore seu corpo. Quando você se exercita, fornece mais oxigênio ao cérebro para que ele funcione com mais eficiência. Quando nossas mentes são renovadas, naturalmente nos sentimos mais positivos. Exercício físico também pode diminuir sua suscetibilidade a doenças e doenças como diabetes ou pressão alta. Quando você fica mais saudável, tudo o que você precisa ou quer fazer é mais fácil.

Calma! Não estamos falando de ir para a academia, mas sim atividades que te façam mexer o corpo, suar e, o mais importante, que você goste de fazer.

Cuidados que você deve ter quando procura saber o que fazer para aliviar o estresse

como aliviar o estresse psicologico 2

Não confie cegamente nos conselhos dos amigos, pois muitos deles podem nem saber como lidar com estresse. Se seus amigos sabem que você está tentando obter alívio do estresse, eles podem sugerir uma variedade de dicas de como aliviar o estresse rapidamente. Mas, como você sabe se deve seguir o conselho de alguém que não é um especialista?

Cuidado com medicamentos ou “dicas naturais extraordinárias” que amigos ou vizinhos te recomendam

Nem todas as drogas ou remédios herbais são seguros de usar. Mesmo exercício extenuante pode ser inseguro para você, porque pode ser demais para você se você viveu uma vida sedentária por anos.

O que ajuda uma pessoa pode fazer outra pessoa física ou mentalmente doente. Descubra se as técnicas de alívio do estresse sugeridas são seguras ou perigosas – não apenas em geral, mas especialmente para você. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico.

Fonte: Stress Relief: Techniques And Tips To Get Calm Faster. Disponível em: https://www.betterhelp.com/advice/stress/stress-relief-techniques-and-tips-to-get-calm-faster/

Tags adicionais: o que fazer para aliviar o estresse, como aliviar o estresse rapidamente, como lidar com estresse, como aliviar o estresse, estresse psicológico, como aliviar o estresse mental, como diminuir o estresse, como aliviar estresse.

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu