O que fazer quando se sentir sozinho – 10 dicas para superar a solidão

O que fazer quando se sentir sozinho – 10 dicas para superar a solidão

O que fazer quando se sentir sozinho – 10 dicas para superar a solidão
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Está procurando o que fazer quando se sentir sozinho? Veja as dicas a seguir e evite a sensação de abandono

Você já esteve sozinho em uma multidão? Você é uma daquelas pessoas que ficam angustiadas só de pensar em solidão? Você está sofrendo com a solidão nesse momento? Você vive a sensação de se sentir sozinho mesmo rodeado de pessoas?

Afinal, como não se sentir sozinho(a) num mundo cada vez mais individualista?

Se você está procurando maneiras de como superar a solidão, então este artigo é para você!

A solidão é um fenômeno mental e emocional complexo que tem em sua base uma emoção poderosa que tem valor de sobrevivência para as crianças. Todos nós experimentamos algum grau de abandono, mesmo que por pouco tempo, e nos lembramos do sentimento doloroso e assustador que o acompanha.

Sempre que nos lembramos desse sentimento ou o antecipamos no futuro, temos uma pontada de abandono que sentimos como solidão. Isso pode acontecer entre uma multidão de amigos ou mesmo depois de fazer sexo (tendo em vista o sexo pueril, sem significado emocional ou amor).

Lidar com a solidão pode ser bastante confuso e pode te deixar muito triste, se você não sabe o que está acontecendo.

Aqui estão algumas dicas para reconhecer a solidão pelo que ela é e lidar com ela das maneiras mais saudáveis.

O que fazer quando se sentir sozinho – Reconhecendo a solidão e agindo contra esse sentimento

como superar a solidão 2

Saber como sair da solidão pode ser um desafio se você não conseguiu reconhecer a natureza do sentimento. Entenda como superar a solidão com essas dicas abaixo:

1. Perceba que a solidão é um sentimento, não um fato. Quando você está se sentindo sozinho, é porque algo desencadeou uma lembrança desse sentimento, não porque você está, de fato, isolado e sozinho. O cérebro é projetado para prestar atenção à dor e ao perigo, e isso inclui sentimentos assustadores e dolorosos; portanto, a solidão chama nossa atenção.

Mas então o cérebro tenta entender o sentimento. Por que estou me sentindo assim? É porque ninguém me ama? Porque eu sou um perdedor? Porque eles são todos malvados? Teorias sobre por que você está se sentindo sozinho pode te deixar confuso com os fatos. Então isso se torna um problema maior, então apenas perceba que você está tendo esse sentimento e o aceite sem reagir demais.

2. Observe seus pensamentos auto-degradantes. Muitas vezes criamos histórias auto-centradas para explicar nossos sentimentos quando somos jovens, não é incomum que as crianças assumam que há algo de errado com elas se não forem felizes. Se eles estão sozinhos e tristes, as crianças podem assumir que outras pessoas não gostam delas quando isso raramente é o caso.

Vítimas de bullying podem muito bem ter fãs e amigos, mas muitas vezes não têm consciência disso porque a vergonha e a solidão atraem mais atenção. Pressupostos habituais sobre status social continuam na idade adulta e, se você está procurando evidências de que o mundo é uma droga, você sempre pode encontrá-lo.

3. Faça um plano para combater os hábitos mentais e emocionais da solidão. Se você perceber que está lidando com um hábito emocional, pode fazer um plano para lidar com a solidão. Uma vez que a interação saudável com os amigos é boa, faça algum esforço para alcançar os outros, para iniciar a conversa e enfrentar o tempo, mesmo quando sua solidão e depressão estão lhe dizendo para não fazê-lo.

Sim, é trabalhoso, mas vale a pena, assim como o exercício vale a pena, mesmo quando você está se sentindo cansado ou preguiçoso.

4. Concentre-se nas necessidades e sentimentos dos outros, menos atenção em seus pensamentos e sentimentos solitários. Eu posso andar pela rua pensando em mim mesma, na minha solidão e no desespero disso tudo, olhando para a calçada e suspirando para mim mesma.

Ou eu posso andar pela rua agradecido pela diversidade de pessoas com as quais compartilho a calçada, silenciosamente desejando-lhes boa saúde e boa sorte, e sorrindo para cada pessoa que encontro.

5. A bondade vai longe. Debaixo das impressionantes fachadas dos altos panfletos, há o mesmo conjunto de emoções com que todos nascemos. Celebridades sofrem de medo do palco e solidão também.

Você tem o poder de oferecer gentileza amorosa e generosidade de espírito a todos os que entrarem em contato. Não é instintivo ser gentil com estranhos ou pessoas que te assustam. Mas é uma escolha. É uma escolha que Jesus e Ghandi usaram intencionalmente. E a longo prazo é uma escolha vencedora. A alternativa, ser mesquinha com aqueles que você não conhece bem, pode te dar uma má reputação aumentando mais ainda sua solidão no futuro.

Se sentir sozinho mesmo rodeado de pessoas – O que esse sentimento quer nos dizer?

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Este é um dos sintomas mais clássicos da solidão. Mas este pode ser ainda mais agressivo, pois a pessoa não está solitária fisicamente, mas mentalmente.

Se a pessoa que está se sentindo sozinha mesmo rodeada de pessoas, muito possivelmente esta pessoa se auto-abandonou. Mas calma! Isso deve ter acontecido por um motivo muito frequente:

A pessoa que se sente sozinha mesmo rodeada de pessoas possivelmente está querendo resolver um problema interno, utilizando alternativas externas.

No site Amenteémaravilhosa, diz que não conseguiremos preencher um vazio interior buscando algo fora de nós. Esse vazio é interno, uma questão que precisamos resolver com nós mesmos.

A pessoa está passando por um momento em que não se sente autoresolvida, decidida… então sua própria companhia acaba sendo perturbadora.

Entenda que você é a sua melhor companhia, então aprenda a se cuidar, cuidar da sua mente.

Podemos cuidar do nosso estado mental fazendo o bem para os outros. A caridade, o ato de ajudar o próximo faz com que haja uma explosão de bons hormônios no cérebro, dando-nos uma sensação de bem-estar indescritível. Quanto mais bem fizer, mais vai sentir.

Quando fazemos o bem ao próximo inevitavelmente criamos um maior vínculo com as pessoas, ganhamos uma maior qualidade no hábito de convivência com elas, nos deixando cada vez mais sociáveis e menos solitárias.

Quando estamos de bem conosco mesmo fica mais fácil de nos autoavaliar e nos resolver internamente.

Como lidar com a solidão e evitar ficar depressivo?

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Todo mundo se sente solitário de vez em quando, mas para alguns, a solidão vem com demasiada frequência. Sentir-se solitário pode atormentar muitas pessoas – incluindo idosos, pessoas isoladas e com depressão – com sintomas como tristeza, isolamento e retraimento. A solidão pode atingir uma pessoa que mora sozinha ou alguém que vive em uma casa cheia de pessoas.

Embora a depressão nem sempre leve à solidão, a sensação de solidão costuma ser um fator preditivo de depressão um ano ou até dois anos depois, e isso certamente leva à tristeza. Liberar-se de sentimentos como estar isolado pela depressão é parte do processo de cura.

Os sentimentos de solidão não precisam ser constantes para exigir uma ação, mas você precisará se esforçar para voltar à vida e voltar a se envolver com os outros para começar a se sentir melhor. Estas estratégias para combater a depressão e a solidão podem ajudar:

6. Procure alguns hobbies para praticar em grupo ou atividades que te coloquem em contato com outras pessoas. Uma estratégia é fazer um ponto para conhecer pessoas que têm interesses semelhantes, diz Hawkley. Voluntariado e explorar um hobby são ótimas maneiras de conhecer espíritos afins.

7. Explore sua fé. Existem apenas algumas estratégias que comprovadamente protegem contra a solidão, e essa é uma delas. Há muitos fatores em ação aqui, um deles é que as comunidades de fé oferecem muitas oportunidades para encontros sociais positivos. Você não precisa ter um amigo próximo na comunidade para obter o benefício.

Apenas sentir que você pertence ao grupo é o suficiente. Além disso, a fé pode ajudá-lo a aceitar as coisas da vida que você não pode controlar.

8. Pense na possibilidade de adotar um animal de estimação. “Animais de estimação, especialmente cães, são protetores contra a solidão”, diz Hawkley. Há muitas razões para essa estratégia funcionar: os cachorros fazem você sair de casa, são criaturas naturalmente criativas e você tem um ser vivo para se preocupar.

Se você não estiver em posição de ter um cachorro, encontre maneiras de ajudar a cuidar dos cães de outras pessoas ou se voluntarie para ajudar os cães ou gatos em um abrigo que precisa de atenção amorosa. Outros animais de estimação, como gatos e peixes, também podem ajudar a aliviar a solidão.

9. Ligue, não poste. As redes sociais são divertidas e podem fornecer uma saída social os especialistas sugerem que se use a postagem de um amigo, por exemplo, como desculpa para ligar e falar sobre o assunto, em vez de postar um comentário de volta.

10. Considere a hipótese de iniciar uma terapia. Se você não consegue se livrar de sentimentos profundos de solidão, isolamento e outros sintomas de depressão, talvez queira falar com um profissional de saúde mental como parte de seu tratamento para depressão. Procure um profissional com um histórico cognitivo-comportamental, uma abordagem que demonstrou ajudar na depressão e na solidão.

O que fazer quando se sentir sozinho – Não se refugie nas redes sociais!

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Para mim, pessoalmente, a mídia social pode ser um verdadeiro problema. Mesmo que eu esteja tendo um dia excelente, nada pode me abalar como ver amigos distantes tendo um tempo maravilhoso juntos enquanto rola pelo Facebook ou pelo Twitter.

Naturalmente, a mídia social é frequentemente sobre aparências e percepções, e se já estamos nos sentindo um pouco solitários ou isolados, é fácil acreditar que todos estão se divertindo sem nós. Na realidade, não sabemos como é a vida de nossos colegas por trás da tela do computador (a menos que você esteja lá, sabe, com eles), por isso é importante não investir muito em mídias sociais.

Como superar a solidão se você não consegue sair do universo virtual?

No entanto, alguns estudos mostram que quanto mais solitária uma pessoa está, mais tempo ela gastará nas redes sociais, contribuindo assim para o ciclo.

As mídias sociais também podem nos dar a sensação de que estamos com toneladas de outras pessoas, mas porque não estamos ganhando nada de uma interação face a face, ou vivenciando ativamente suas vidas com elas, ela pode contribuir ainda mais para o sentido que estamos nos sentindo isolados em um grupo grande (mesmo que esse grupo seja apenas virtual e percebido).

Então, o que fazer se você está se sentindo sozinho? Isso realmente depende de quem você é e de quais energias e ambientes são mais adequados para você. Para algumas pessoas, apenas conversando com outras pessoas e experimentando novas situações pode fazer o truque.

Para outros, formar laços mais estreitos com as pessoas é a chave para se sentir menos solitário. Não importa o que funcione melhor para você, é importante manter-se aberto e focar no aqui e agora de sua vida – porque no final das contas, é tudo sobre a possibilidade.

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