O significado do Corpus Christi segundo o Espiritismo

O significado do Corpus Christi segundo o Espiritismo

O significado do Corpus Christi segundo o Espiritismo
4.4 (88.33%) 12 vote[s]

Antes de saber o significado do Corpus Christi segundo o Espiritismo, vamos entender um pouco da história dessa comemoração

No século 13 uma freira chamada Juliana de Mont Cornillon teve uma visão. E nessa visão, Jesus apareceu para ela e falou da importância da Eucaristia e que gostaria que houvesse um dia no ano para se comemorar esta data. Então, ela ouviu e falou ao Papa, na época, Bonifácio IV; e no dia 8 de setembro de 1264 começou a se festejar o dia de Corpus Christi.

Uma festa belíssima, riquíssima de fé, mas que os espíritas não comungam. Os espíritas não participam, porque não faz parte da doutrina espírita, mas que não há nenhum impedimento moral ou social que aponte as festividades como inadequadas.

E esse feriado ele tem como base a tradição católica; a religião católica e ele significa o Corpo de Cristo ou o corpo de Deus; ou seja, o corpo e sangue de Cristo e a sua comunhão com Deus.

Veja mais: A Páscoa na visão espírita — O verdadeiro significado

É uma comemoração baseada nas questões de materialistas. E o espiritismo, através das informações prestadas pelos benfeitores espirituais à Allan Kardec, vem esclarecer para nós, de alguma maneira, todas essas relações do mundo material com o mundo espiritual.

Corpus Christi, Espiritismo e o que aconteceu com o corpo de Cristo depois da crucificação

Corpus Christi espiritismo visao espirita

Kardec vai tratar em A Gênese, no capítulo 15, sobre os milagres do Evangelho e as teorias sobre o desaparecimento do corpo de Cristo.

Então, para nós espíritas, de acordo com as informações prestadas por Allan Kardec, o corpo de Cristo teria ser levado desaparecido sem deixar rastro. De alguma maneira, é uma posição mais racional e mais lógica.

Para nós, então, a teoria para nós espíritas é de que o corpo de Cristo teria se desmaterializado, acabando, assim, um pouco com todas as notificações e teorias acerca desse tema.

Veja mais: Quero evoluir espiritualmente, mas as pessoas não me ajudam

Por que os espíritas não comemoram o dia de Corpus Christi?

A importância da explicação espírita sobre o Corpus Christi é nós entendemos que precisamos respeitar todas as tradições culturais e religiosas que nós temos aqui no Brasil.

Na verdade, o Corpus Christi tem um simbolismo muito maior do que discutimos aqui questões ligadas a presença biológica de Jesus na Terra. Ele mesmo se colocou como sendo o “pão da vida” a “luz das nossas almas”. Então esse entendimento é transcendente!

Precisamos entender que Jesus, enquanto espírito superior Governador Espiritual do planeta, por amor, está sempre presente conosco.

A diferença essencial na vivência do Corpus Christi é que nós espíritas não ficamos atentos a uma data específica, contando um período do Evangelho.

Veja mais: Que tipos de sintomas os fluidos do Carnaval podem causar nos sensitivos?

Corpus Christi, Espiritismo e a vivencia do amor de Cristo durante o ano todo
espiritas comemoram corpus christi

Sentir Jesus, estar com Jesus e vivenciar o amor, que é assim que se fala no Evangelho… isso é tarefa todos os dias! Na medida em que nós vamos entendendo que somente o amor pode, efetivamente, vencer todos os males da humanidade.

Somente o amor pode, efetivamente, vencer todos os males da humanidade. Então acima dessa questão histórica, acima dessa questão biológica, nós entendemos Jesus como essa “alma de amor” que está sempre conosco.

Cristo é o nosso amigo invisível, ainda que não presente fisicamente, ele preenche os nossos corações. E sua presença física na Terra, revestido aquele corpo que ele se utilizou, foi sentida por todos os habitantes desse planeta de encarnados e desencarnados.

Veja mais: Irmãos que não se dão bem – Visão Espírita

Então, todos os dias são dias de conectarmos com essa presença iluminada de valor essencial para todos nós como alimento da alma.

É um espírito presente cujo perispírito envolve a Terra inteira. Então, sua conexão já está pronta com todos nós.

Reverenciar o seu corpo limita-nos, simplesmente, a viver o momento em que ele esteve aqui, durante a sua estadia terrena, então, ele disse que ficaria conosco até o final dos tempos. E o espiritismo assim nos ensina, que Jesus é esse amigo presente com quem podemos contar sempre.

Vamos comemorar com muita luz e muita paz a sua presença.

Veja mais: Visão espírita das pessoas que morrem por acidentes

Gostou? Então COMPARTILHE!

Hugo Gimenez

Hugo Gimenez é o editor do blog O Estudante Espírita. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou suas primeiras leituras da Doutrina Espírita com 15 anos de idade. Hoje em dia, se interessa não só por literaturas próprias do Espiritismo, mas também por assuntos de espiritualidade em geral.
Fechar Menu