Oração contra o medo – Entendendo e Combatendo o medo

Oração contra o medo – Entendendo e Combatendo o medo

Oração contra o medo – Entendendo e Combatendo o medo
5 (100%) 11 votes

A oração contra o medo – É preciso entender o medo que se instala dentro de nós

NOTA: o exemplo de oração contra o medo está no final do artigo, mas é muito importante que você o leia completamente.

O medo pode ser desconfortável e incapacitante. Mas eliminá-lo seria o equivalente a derrubar o sistema de alarme de sua casa porque às vezes faz sons altos e irritantes.

Ser destemido não significa eliminar o medo. Ser destemido significa saber como aproveitar o medo. E para fazer isso, você precisa saber algumas coisas sobre o que você está lidando.

O medo está ligado ao seu cérebro, e por uma boa razão: os neurocientistas identificaram redes distintas que vão desde as profundezas do sistema límbico até o córtex pré-frontal e nas costas.

Quando essas redes são estimuladas elétrica ou quimicamente, elas produzem medo, mesmo na ausência de um estímulo medonho. Sentir medo não é anormal nem um sinal de fraqueza: a capacidade de ter medo faz parte da função cerebral normal. De fato, a falta de medo pode ser um sinal de dano cerebral grave.

chico xavier frase oração medo 2

Mas o que também é danoso para nós é o fato do medo tomar proporções além da sua manifestação normal. Por exemplo, você conhece alguém que tenha um medo descomunal só por ter que entrar num elevador, ou um adulto que comece a suar frio só pelo fato de ter que dormir sozinha?

O medo é um sentimento desagradável que pode levar a reações leves a paralisantes – desde antecipar os resultados de um exame médico até ouvir notícias sobre violência na TV. Eventos horripilantes podem deixar uma marca permanente nos circuitos cerebrais, o que pode exigir ajuda médica e psicológica.

Como a autora Katherine Paterson disse uma vez: “Temer é uma coisa. Deixar o medo te agarrar pela cauda e girar em torno de você é outra.”

Se você se sentir excessivamente ansioso, tente fazer uma oração contra o medo.

Qual a importância da oração para vencer o medo?

O hábito da oração contra o medo pode nos deixar mais confiantes?

A fé pode nos ajudar a superar o medo. Não podemos esperar que Deus nos proteja de todo mal do mundo durante esta vida. Mas podemos ter confiança de que somos, de fato, amados por Deus e que, em última análise, seremos redimidos.

como vencer o medo 2

Podemos nos consolar sabendo que somos amados por Deus. Esse conhecimento deve nos dar segurança.

Muitos teólogos acreditam que o medo é uma forma de sofrimento. A chave é aceitá-lo pelo que é e não satisfazê-lo. Pense no que Deus é e no que Deus quer. Então nos voltamos para o amor e o cuidado de Deus.

O apóstolo Paulo, em suas cartas na Bíblia, escreveu com frequência sobre a necessidade de se concentrar nas coisas boas da vida, não nas más. “O que quer que seja verdade”, escreveu ele aos filipenses, “o que quer que seja honroso, o que quer que seja louvável, se há algo digno de louvor, pense nessas coisas”.

Para afastar sua mente do seu medo, faça uma lista de pensamentos e lembranças agradáveis e adicione-a regularmente. Quando você for tentado a começar a pensar em algo negativo, você terá algo que é bom e verdadeiro para colocar em suas mentes para substituí-lo.

Um exemplo de oração contra o medo

como enfrentar os medos 2

A oração pode ser feita por você sem a necessidade de decorar ou ter que seguir uma “receita de bolo” para isso. Mas para te ajudar a montar uma oração contra o medo, trazemos uma abaixo que pode ser útil. A oração a seguir foi divulgada no site Extra, no ano de 2010.

 Jesus, diante de Tua Misericórdia, rogo a luz do entendimento para aceitar a Divina Vontade em qualquer circunstância da vida. Concede-me, Senhor, forças e coragem a fim de vencer as minhas dificuldades, e ajuda-me a que jamais seja dominado pelo medo do que possa acontecer.

Afasta de mim qualquer pensamento de insegurança, porque confio no Teu Eterno Amor, sabedor de que Deus a tudo preside e tudo deixa acontecer para o nosso bem!

Ajuda-me a encontrar a estrada luminosa do futuro que a Bondade de Deus reserva para mim, como compensação por todo o bem que eu fizer aos meus irmãos em humanidade.

E mesmo diante dos erros e das fraquezas humanas, que semeiam tanta descrença e insegurança em nossos caminhos, não permite, Mestre Amado, que eu jamais perca a esperança na vitória do bem, pois ele há-de triunfar sobre o mal por toda a eternidade.

(Gerson Simões Monteiro, vice-Presidente da Funtarso).

Veja mais:

Fonte:

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu