Pesadelos frequentes e Espiritismo

Pesadelos frequentes e Espiritismo

Pesadelos frequentes e Espiritismo
5 (100%) 5 votes

Pesadelos frequentes e Espiritismo — O que significam os sonhos?

Com toda a literatura espírita que dispomos, fica fácil de verificar que os sonhos são bem mais que meros mecanismos automáticos da mente em repouso. E os pesadelos frequentes, podem ser um reflexo de algum desajuste no nosso modo de vida.

O Livro dos Espíritos nos deixa bem claro que “durante o sono, afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e, não precisando este então da sua presença, ele se lança pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos. ”

Que fique claro que, embora haja fenômenos espirituais envolvidos no sono e nos sonhos; nem sempre um sonho o qual lembramos quando acordamos quer nos passar uma mensagem, um aviso, uma premonição. Nem sempre!

“O sonho é a lembrança do que o Espírito viu durante o sono. Notai, porém, que nem sempre sonhais, porque nem sempre vos lembrais do que vistes, ou de tudo o que haveis visto, enquanto dormíeis. Vossos sonhos nem sempre refletem a ação da alma em seu pleno desenvolvimento; são, muitas vezes, apenas a lembrança da perturbação que experimenta à sua partida ou no seu regresso ao corpo, acrescida da relativa ao que fizestes ou do que vos preocupa quando em vigília.” (O Livro dos Espíritos)

Pesadelos frequentes e Espiritismo — Hábitos e mecanismos que podem ocasionar pesadelos frequentes

pesadelos constantes espiritismo 2

Ao comer demasiadamente logo antes de deitar, o indivíduo pode ter sonhos desagradáveis, pois muito provavelmente a sensação que excedeu a saciedade (a gula), prejudicou suas funções gástricas e tais sensações são repassadas, naturalmente, para o nosso psiquismo, que pode fazer uma interpretação no nível dos sonhos.

A atividade, a responsabilidade que ficou por terminar, por exemplo, nos causa aquela sensação de consciência pesada. E, novamente, toda essa sensação pode ser incorporada nos sonhos.

Músicas depressivas ou filmes de violência e sexo explícito também podem jogar nossa vibração energética lá pra baixo, ocasionando pesadelos frequentes, caso não haja mudança de hábito.

Mas também existem os pesadelos pela aproximação de outros espíritos durante o sono do corpo físico. Certamente que podemos nos encontrar, no plano espiritual, com nossos desafetos do presente e do passado.

No O Livro dos Espíritos, vemos que o nosso Espírito encontra-se com outros espíritos não somente de pessoas desencarnadas, mas também de pessoas encarnadas, que são conhecidos nossos; sejam nossos amigos ou desafetos e que podem resultar em pesadelos por esses Espíritos estarem sob más vibrações.

  1. Quando em sonho vemos pessoas vivas, muito nossas conhecidas, a praticarem atos de que absolutamente não cogitam, não é isso puro efeito de imaginação?

“De que absolutamente não cogitam, dizes. Que sabes a tal respeito? Os Espíritos dessas pessoas vêm visitar o teu como o teu os vai visitar, sem que saibas sempre aquilo em que eles pensam. Ademais, não é raro atribuirdes, de acordo com o que desejais, a pessoas que conheceis, o que se deu ou se está dando em outras existências.”

Da mesma forma podemos nos encontrar com desafetos que vem nos cobrar dívidas, que não mais deveriam se importar, mas domados pela ira, aproveitam-se do nosso sono para nos obsidiar.

“(…) como explicaríeis os sonhos absurdos, que tanto os sábios, quanto as mais humildes e simples criaturas têm? Acontece também que os maus Espíritos se aproveitam dos sonhos para atormentar as almas fracas e pusilânimes” (O Livro dos Espíritos).

Estando harmonizados durante o dia, é natural que fiquemos protegidos contra pesadelos à noite. Porém a situação pode se inverter, quando escolhemos más atividades durante a noite (comer demais, alimentar maus pensamentos, assistir filmes de sexo ou terror), quebrando toda a harmonia adquirida durante o dia.

Pesadelos frequentes e Espiritismo — Pesadelos em forma de avisos ou premonições

pesadelos segundo o espiritismo 2

Eis que também existem pesadelos no nível espiritual, que realmente nos são colocados para nos avisar de algo. E dependendo da natureza do aviso, pode-se esperar um recado através de um sonho não muito bom, porém necessário.

Geralmente, quando há necessidade do plano espiritual nos avisar de algo, é comum que hajam pesadelos constantes com a mesma conotação.

Outro fator que também vale chamar atenção é aos pesadelos que tomamos como pressentimentos ou premonições, mas que no final, não chegam a se tornar realidade.

  1. Acontece com freqüência verem-se em sonho coisas que parecem um pressentimento, mas que, afinal, não se confirma. A que se deve atribuir isto?

“Pode suceder que tais pressentimentos venham a se confirmar apenas na experiência do Espírito, e não na do corpo; isto é, o Espírito vê aquilo que deseja porque vai ao seu encontro.

É preciso não esquecer que, durante o sono, a alma sempre está mais ou menos sob a influência da matéria e que, por conseguinte, nunca se liberta completamente de suas idéias terrenas, donde resulta que as preocupações do estado de vigília podem dar ao que se vê a aparência do que se deseja, ou do que se teme.

A isto é que, em verdade, cabe chamar-se efeito da imaginação. Sempre que uma ideia nos preocupa fortemente, tudo o que vemos se nos mostra ligado a essa idéia” (O Livro dos Espíritos).

Pesadelos constantes e Espiritismo — Como se proteger dos pesadelos?

“Ajustemos as mentes na mente do Cristo e peçamos a Ele, o nosso Divino Mestre, para nos ajudar no que precisamos de ser ajudados. Temos fortes laços do passado, por vezes mais firmes do que os presentes, e se, ao encontrarmos essas pessoas, perdermos a nossa vigilância, acabaremos fazendo o que não temos coragem, em nos movendo em um corpo com os encargos que essa existência espera de nós.

É bom que lutemos todos os dias ante a oferta de Jesus, buscando, mesmo estando distantes, a perfeição, porque, quem não se empenha em conquistar valores espirituais, quem não começa esse trabalho dentro de si mesmo, não chega ao esplendor da vida imortal com serenidade de consciência.

Os efeitos da imaginação dão algum toque nos sonhos, mas na realidade, sonhamos e vamos em busca daqueles que mais amamos. Os iguais se agrupam pela lei do amor (Espírito de Miramez).

Veja mais:

Fonte: Ipeak; O Livro dos Espíritos, capítulo VIII.

Tags adicionais: pesadelos frequentes espiritismo, pesadelos constantes espiritismo, pesadelos segundo o espiritismo, sonhos pesadelos espiritismo, sonhos e pesadelos, sonhos pesadelos, sonhos, pesadelos, espiritismo.

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu