Por que muitas pessoas se decepcionam com a Doutrina Espírita?

Não é raro a gente sair por aí e encontrar pessoas decepcionadas com a Doutrina Espírita. Isso acontece com muita frequência e por motivos dos mais variados possíveis, porém alguns motivos se repetem, tornando-os inquietações muito comuns. Vejamos alguns:

Curiosidades não resolvidas:

Chega a ser engraçado, porém muito comum, é o fato de muitas pessoas procurarem o Espiritismo para fins de sanar curiosidade, achando que lá dentro vão conhecer, falar ou até ver espíritos. E sabe-se que na verdade não é bem assim. O momento de ir para o centro espírita nada significa que teremos que nos comunicar diretamente com o plano espiritual e isso causa muita frustração entre os curiosos.

Trata-se de uma desinformação. Elas (as pessoas curiosas), não sabiam em primeiro momento o que ocorre lá dentro, que pode se resumir, dependendo da forma como a casa espírita trabalha, em:

  1. Preces antes de iniciar os trabalhos
  2. Leitura do O Evangelho Segundo o Espiritismo e obras acessórias
  3. Palestras
  4. Orações de encerramento
  5. Momento de aplicação de passes energéticos

Diante disso, é comum ouvir as pessoas falando após terem ido ao local:

– Fui ao centro espírita, mas não ocorreu nada!

Solução imediata dos problemas:

Talvez a mais comum das situações aqui apontadas. O imediatismo está impregnado nas nossas veias e temos que combatê-lo sempre que possível. Nas casas espíritas, as pessoas que lá trabalham estão acostumadas a receber pessoas com este tipo de comportamento. Querem que por meios extrafísicos os espíritResultado de imagem para centro espirita cura dia do evangelhoos extirpem suas doenças, retirem trabalhos de feitiçaria, devolvam-lhe a vida financeira, entre outras inúmeras exigências.

Da mesma forma essas pessoas são acolhidas na ceara espírita, porém são levadas para o aconselhamento. Mas domadas por temperamentos imediatistas, chegam a conclusão que o Espiritismo é perda de tempo.

Atravessamos os nossos problemas, curamos nossas doenças através do estudo do Evangelho, que nos ensina a conduta moral do Cristo. O Evangelho nos permite fazer a chamada “Reforma Íntima”. A Reforma Íntima é o modo pelo qual o nosso espírito e o físico entram em sintonia, resolvendo, até onde for possível, nossas desordens orgânicas (doenças), vícios e males que afetam até a nossa vida social. Mas como já foi dito, infelizmente, para muitos, isso é perda de tempo.

A busca por adivinhações e oráculos:

Em primeiro lugar, procuremos saber o significado das coisas:

Significado de Adivinhação

s.f.Previsão; suposição ou crença de que é possível prever o futuro ou de adivinhar o que está encoberto no presente e/ou no passado.

Significado de Espiritismo

s.m.Doutrina de teor religioso e filosófico que busca o aprimoramento moral do indivíduo, através dos ensinamentos passados pelos espíritos, almas desencarnadas, cuja comunicação com os vivos é realizada pelos médiuns.

Essa situação está muito aligada ao fato do imediatismo, citado logo acima. Decepcionam-se pois no centro espírita não se faz adivinhações, não existe o tarot, os búzios e outras formas de fazer previsões. Não foram avisados que o centro espírita não é o local onde se atende os caprichos, mas necessidades.

Porém é fato de que muitas pessoas que procuram oráculos, procuram para alguma necessidade, muitas vezes de urgência. Não devemos levantar o dedo para julgar, mas não é no centro espírita que vão conseguir este tipo de ajuda.

Gostou? Então COMPARTILHE!
Avatar

Hugo Gimenez

Hugo Gimenez é o editor do blog O Estudante Espírita. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou suas primeiras leituras da Doutrina Espírita com 15 anos de idade. Hoje em dia, se interessa não só por literaturas próprias do Espiritismo, mas também por assuntos de espiritualidade em geral.