Por que não dou certo em relacionamentos? — Como vencer isso?

Por que não dou certo em relacionamentos? — Como vencer isso?

Por que não dou certo em relacionamentos? — Como vencer isso?
4.3 (86.67%) 6 votes

As relações amorosas são indiscutivelmente parte importante da nossa vida na Terra. Porém muitas vezes é uma área em que nós seres humanos costumamos dar vários tropeços, pois mal nos autoconhecemos e tentamos conhecer uma pessoa que nos é estranha, vindo tudo por água abaixo.

Corrigir esse lado da nossa vida não é tão simples, mas também não é um bicho de sete cabeças quando nos dedicamos a ter um olhar mais abrangente sobre o tema.

Nesse quesito, se você vive se perguntando “por que não consigo um namorado (a)”; “por que não consigo encontrar um amor”; “por que não dou certo em relacionamentos”; veja a seguir essas duas situações e reflita se alguma delas traduz o drama que você está vivendo. Poderemos ver que as duas visões, tanto de um ponto de vista espírita, quanto a do profissional da psicologia chegam a coincidir.

Por que não dou certo em relacionamentos? — Pare de procurar no outro o que falta em você (por Divaldo Franco)

Se você diz “não consigo manter um relacionamento”, veja o que o médium e orador espírita Divaldo Franco diz a esse respeito:

Existem pessoas que passam por diversas relações conjugais, mas sem sucesso. Por que isso acontece?

Porque o indivíduo está esperando a resolução do seu problema através do outro. Nada mais terrível do que esse mecanismo de fuga, que é procurar a realização através de outra pessoa.

Quando o indivíduo varia muito nos seus relacionamentos, ele tem uma grande insegurança psicológica, e essa insegurança faz com que ele deseje exibir uma realidade que nele se encontra conflitiva.

Por que não consigo encontrar um amor? — Pare de pular de galho em galho tentando fugir de si mesmo(a).

não consigo manter um relacionamento 2

Nesse trecho, Divaldo fala sobre o comportamento das pessoas que não conseguem manter um relacionamento e buscam diversas relações simultâneas, achando que isso é uma vantagem.

O indivíduo que parte para a multiplicidade de relacionamentos está realizando experiências com quem busca petiscos.: para variação.

E cada vez mais a frustração é maior, até o momento em que pode vir a usar drogas, sejam estimulantes ou alucinógenas. O seu mundo interior é muito conflitivo. e, porque não reconhece a necessidade de ajuda especializada, uma terapêutica própria para o seu desequilíbrio, ele foge quase sempre da responsabilidade, procurando novas aventuras ao longo da vida, até alcançar a maturidade.

Quando atinge esse ponto da sua jornada, percebe o tamanho da solidão em que viveu, mesmo que tenha passado todo o tempo acompanhado por alguém que lhe permanece estranho.

Por que não dou certo em relacionamentos? — Traumas escondidos na mente

porque não consigo encontrar um amor 2

Por que não consigo encontrar um amor? — Quando a pessoa é boa, mas parece que o sentimento não floresce

Segundo a psicóloga e terapeuta de casais, Laila Pincelli, geralmente, não pode falar que sempre, isso se deve a um mecanismo de defesa. É uma defesa que as pessoas sensíveis têm. Elas acabam agindo desta forma, evitando o apego ao outro, evitando aproximação, evitando envolvimento como uma forma de se proteger de um possível sofrimento.

Esse sofrimento pode ser um sofrimento que remete a uma pessoa que ela já viveu em alguma relação ruim no passado, seja ela um relacionamento, seja este um relacionamento amoroso homem mulher, ou até mesmo as relações familiares. Por conta desse receio ela se protege.

As pessoas que eu atendi que vinham com essa queixa, com essa colocação, costumavam ser pessoas extremamente sensíveis. E justamente por conta dessa sensibilidade emocional, por conta de uma certa fragilidade até, elas precisaram construir essa “casca”, essa defesa maior do que outras pessoas constroem normalmente.

Não precisa que o sofrimento tenha acontecido de forma concreta, às vezes, apenas o sofrimento que você cria ou imagina que seja possível na sua mente, nas suas fantasias das suas crenças a respeito do que pode acontecer, dos riscos que estão envolvidos num relacionamento amoroso, fazem você se afastar, fazem você evitar uma aproximação de alguém mas de uma maneira mais íntima.

Não consigo manter um relacionamento — O que posso fazer para mudar isso?

“Haaa mas por que não dou certo em relacionamentos? / por que não consigo um namorado ou casamento? — Dê um basta nessa atitude de só se perguntar e comece a se autoconhecer, faça uma autoanálise e a partir disso comece a AGIR!

A psicóloga Laila Pincelli continua:

Então, se isso tá acontecendo com você, se isso é uma coisa frequente, você precisa primeiro avaliar o que te leva a isso.

Você consegue ter a consciência e trazer à tona quais são os medos que você tem? Do que você poderia estar se protegendo?

Agora, essa pessoa com quem você está hoje e que você diz que não está conseguindo se envolver com ela, seria apenas questões suas que te impedem de se entregar e desenvolver um pouco mais ou a forma como essa pessoa te trata, a maneira como essa pessoa se comporta também são fatores que dificultam ainda mais a sua aproximação?

Agora, se você entende que da parte do outro existe o desejo de aproximação, é uma pessoa que te transmite segurança e você quer mesmo começar a trabalhar isso em você, comece aos poucos!

porque não consigo um namorado 2

Não precisa se desafiar a grandes coisas… comece com pouco: primeiro ouça com atenção quem é essa pessoa que tá do seu lado, quais são os sentimentos dele, quais são os desejos dele, os anseios, o que que ele procura…

Você consegue se importar com isso? Você consegue ouvir verdadeiramente isso?

Porque é uma troca! Então, quando quando eu deixo, eu entro na vida do outro e deixa com que ele entra na minha vida… Aí sim que a relação vai acontecendo e essa entrega pode acontecer.

O livro que é bem bonitinho, que fala a respeito disso é O Pequeno Príncipe: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Então, quando eu, quando você começa a olhar para o outro, participar da vida do outro a deixar também com que ele saiba a respeito de você… de pouquinho, eu não preciso abrir sua vida toda de uma vez, só mostra um pouquinho: quem é você o que você quer…

Nesse processo, você pode ir experimentando situações onde você vai ganhando mais confiança de que é possível, sim, se abrir um pouco mais e aí quando você tiver um pouquinho mais confiante de que isso não é tão ameaçador, assim, você dá um próximo passo… e assim vai!

Lembre-se de COMPARTILHAR no seu FACEBOOK ou WHATSAPP essa matéria, ajudando outros que precisam entender o que se passa com elas!

Veja mais: 

Fonte:

DIVALDO FRANCO. Divaldo Franco Responde Volume 2. Interlítera Editora, São Paulo, 2013.

Transcrição do vídeo “Não consigo me envolver!”; canal Relacionamentos em Terapia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2jHl122uro4.

A terapeuta Edna Mello também deixou opiniões bem interessantes sobre esse tema, Assista!

Tags adicionais: porque não consigo um namorado, não consigo manter um relacionamento, porque não consigo encontrar um amor, relacionamento, namoro, casamento, não consigo me relacionar com ninguem.

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu