Preocupação: até que ponto ela faz bem?

Preocupação: até que ponto ela faz bem?

Preocupação: até que ponto ela faz bem?
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Só para lembrar, a preocupação é o ato de se ocupar antecipadamente a algo que ainda não aconteceu. Lembramos também que a preocupação em excesso causa danos graves à saúde do corpo (e da alma).

Portanto, o que iremos tratar aqui nesse artigo é a preocupação a níveis aceitáveis:

Um professor de psicologia argumenta que a preocupação é realmente boa para a mente e o corpo.

Nos preocupamos com todo o tipo de coisas, desde envelhecer, até dívidas de cartão de crédito e problemas nossos entes queridos. Nos preocupamos em pagar a hipoteca. Nós nos preocupamos porque não comemos couves suficientes, com nossa saúde do corpo, nossa saúde da alma…

E então nos preocupamos que toda essa preocupação é ruim para nós e estamos prestes a cair sobre os mortos.

Bem, tenho boas notícias, Nação Preocupada! Em um novo artigo, a Universidade da Califórnia, a professora de psicologia da Riverside, Kate Sweeny, nos assegura que existe uma vantagem para todos esses problemas. Seu artigo, “The Surprising Upsides of Worry”, foi publicado em Social and Personality Psychology Compass.

“Apesar de sua reputação negativa, nem toda preocupação é destrutiva ou mesmo fútil”, escreve Sweeny.

“Tem benefícios motivacionais e atua como um amortecedor emocional”.

Ela estudou o papel da preocupação sobre como ele pode motivar comportamentos preventivos e protetores – como a obtenção de exames de rotina, por exemplo – e como isso leva as pessoas a evitar eventos desagradáveis, como falhar em um teste.

Sweeny acha que a preocupação está associada a muitos traços positivos, como recuperação de eventos traumáticos, planejamento futuro e recuperação da depressão. Melhor ainda, as pessoas que se auto-relatam como “preocupadas” podem desempenhar melhor na escola ou no local de trabalho porque buscam mais informações em resposta a eventos estressantes e se envolvem em uma solução de problemas mais bem-sucedida.

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A preocupação é um motivador, escreve Sweeny, de três maneiras:

É uma sugestão para nós de que uma situação é séria o suficiente para exigir nossa atenção. Essa emoção nos ajuda a fazer julgamentos e decisões. Preocupar-se com algo o mantém na vanguarda da mente, levando a ação.

O sentimento de preocupação desagradável motiva as pessoas a encontrar maneiras de reduzir sua preocupação.
Mesmo quando estamos nos preocupando com algo que é bastante fútil ao estresse, Sweeny diz que pode ser útil porque as pessoas encontram alívio na criação de um Plano B.

Deve-se notar que Sweeny não é um defensor de uma preocupação excessiva e observa que:

“Níveis extremos de preocupação são prejudiciais para a saúde de alguém”.

Ela escreve:

“Em vez disso, espero proporcionar uma garantia para o impotente planejamento de preocupações e ações preventivas é Não é ruim “, disse Sweeny.” Preocupar o montante certo é muito melhor do que não se preocupar”.

Ela defende o velho ditado popular: “Não se preocupe, seja feliz.”

Destaca-se que você pode se preocupar um pouco e ainda estar completamente bem e, de fato, ser mais bem sucedido e preparado para o que a vida lança sobre você.

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