Boato sobre psicografia de Chico Xavier sobre Bolsonaro é falso, diz a Federação Espírita Brasileira

Boato sobre psicografia de Chico Xavier sobre Bolsonaro é falso, diz a Federação Espírita Brasileira

Como surgiu o boato da psicografia de Chico Xavier sobre Bolsonaro?

Antes de tudo, com todo respeito aos leitores, sejam estes de “direita” ou “esquerda”, é importante ressaltarmos que nesse artigo não discutiremos política, mas sim, sobre PSICOGRAFIAS!

Tem circulado na internet e nas redes sociais uma suposta psicografia atribuída ao médium Chico Xavier. O autor espiritual da carta, ou seja, o espírito que supostamente havia ditado o texto teria sido André Luiz.

A suposta mensagem datada em 1952 e conta sobre o aparecimento de um homem montado num “cavalo branco”.  O mesmo será eleito pelo povo e salvará o Brasil.

O texto da carta caracteriza este homem como “um homem franco, sincero e leal” e, além disso, “será combatido e criticado por seu temperamento e atitudes”.

Segundo os próprios internautas, o texto descreve com exatidão as características da personalidade do candidato Jair Bolsonaro. Tal mensagem veio à tona e viralizou alguns dias depois do atentado em que o candidato foi surpreendido por ataque de faca.

A mensagem também caiu muito bem na popularidade dos internautas, pois coincide com um momento dramático do país, que grita por mudanças profundas no seu quadro político e social.

Veja mais: Novela baseada em obra de Chico Xavier que foi cancelada após 12 capítulos

O que diz a suposta carta psicografada de Chico Xavier sobre Jair Bolsonaro?

Segue abaixo alguns trechos da suposta carta psicografada de Chico Xavier sobre Jair Bolsonaro:

“Homens, mulheres e crianças vão sofrer consequências justas e injustas, provocadas por erros anteriores. O regime será combatido e até abalado, mas muitas nações passarão a dar crédito e respeito ao Brasil. 

Com a mudança dos homens, muitos dos que foram o esteio da situação serão chamados a prestar contas a Deus. Então o Sol, as enchentes e o frio vão criar fome e desespero, não só no Brasil, mas também no mundo. 

Mas, no fim de tudo, vai aparecer um homem franco, sincero e leal que, montado em seu cavalo branco e com sua poderosa espada, dará uma nova dimensão e personalidade nos destinos do Brasil, corrigindo injustiças e fazendo voltar a confiança e esperança no futuro do Brasil. 

Será COMBATIDO e CRITICADO por seu TEMPERAMENTO e ATITUDES, mas ele contará com a proteção das Forças Supremas que habitam o Cosmos, e o Brasil será verdadeiramente o coração do mundo e, apesar de crises e ameaças, internas e externas, que irão aparecer, ele será sempre o fiel da balança pela sua fé e a esperança no destino do Brasil a ele confiado. 

Minas Gerais, 23 de dezembro do ano de 1952. ”

Veja mais: A mediunidade na infância de Chico Xavier

Federação Espírita Brasileira (FEB) desmente o boato sobre psicografia de Chico Xavier sobre Bolsonaro

Diante da repercussão, era quase previsível que a FEB (Federação Espírita Brasileira) se manifestasse em relação à suposta carta psicografada de Chico Xavier falando de Bolsonaro.

É importante deixar claro que a FEB comporta uma grande quantidade de estudiosos da Doutrina Espírita, além de terem profundo conhecimento sobre a obra de Chico Xavier.

Nesse contexto, alguns dias após a intensa viralização, no dia 19 de setembro de 2018 do material na internet, a FEB comentou:

“Chegou ao conhecimento da Federação Espírita Brasileira uma psicografia atribuída ao médium Francisco Cândido Xavier e ditada pelo Espírito André Luiz, com supostos esclarecimentos sobre o futuro político brasileiro. Este texto que surge de tempos em tempos vem com o título “Mensagem de Natal”, contemplando diversas interpretações de acordo com o cenário atual. Após análise da mensagem, a Federação Espírita Brasileira entrou em contato com órgãos federativos e pesquisadores, constatando que se trata de uma mensagem apócrifa“.

NOTA: uma mensagem apócrifa é o mesmo que não autêntica; que não pertence ao autor a quem foi atribuído; falso.

Veja mais: Entrevista com uma suicida – Psicografia de Chico Xavier

“É salutar que nestes momentos decisivos tenhamos uma conduta confiante no Evangelho e pautada no exemplo deixado por Jesus Cristo.  Vibremos, positivamente, focados em um futuro de paz e união, com respeito às opiniões diversas.

[…]

“Nunca olvideis que o mundo espiritual inferior vigia as nascentes do coração dos trabalhadores do Bem e, ante a impossibilidade de os levar a derrocadas morais, porque vigilantes na oração e no trabalho, pode infiltrar-se, gerando desequilíbrio e inarmonias a benefício das suas sutilezas perversas e a prejuízo da implantação da Era Nova sob o comando do Senhor.

Nunca olvidemos, em nossas preocupações, que a Barca terrestre tem um Nauta que a conduz com segurança ao porto da paz”.

Veja mais: Suposta psicografia do menino João Hélio que circula na internet desde 2008 é falsa

Tags adicionais: psicografia bolsonaro, chico xavier, mensagem de chico xavier, psicografia de Chico Xavier sobre Bolsonaro é falso, jair bolsonaro, psicografia bolsonaro, psicografia chico xavier bolsonaro.

Gostou? Então COMPARTILHE!

Hugo Gimenez

Hugo Gimenez é o editor do blog O Estudante Espírita. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou suas primeiras leituras da Doutrina Espírita com 15 anos de idade. Hoje em dia, se interessa não só por literaturas próprias do Espiritismo, mas também por assuntos de espiritualidade em geral.
Fechar Menu