Quero evoluir espiritualmente, mas as pessoas não me ajudam

Quero evoluir espiritualmente, mas as pessoas não me ajudam

Se você quer ter progresso espiritual, não espere que a maioria das pessoas te ajudem

A Doutrina Espírita trabalha o nosso espírito para que ele faça dessa máquina física, que é o nosso corpo, um santuário divino. O nosso espírito mora no santuário divino. O espírito respeita o seu corpo físico, como nós devemos respeitar a vida, o templo de oração. Aonde quer que o ser humano esteja, o bem deve entrar de todas as formas.

Viver para fazer o bem não é fácil, pois temos que lidar com nossas próprias fraquezas e com os falatórios ao redor, que vez ou outra nos machuca. Não é raro uma pessoa começar a dedicar a vida a fazer o bem e os outros apontarem o dedo e falarem: “Olha! Isso é só interesse… Ele deve estar ganhando alguma coisa… Agora quer dar para santo”. E tantos outros empecilhos.

Quero progredir espiritualmente, mas estou sendo alvo de fofocas e chacotas

evolução espiritual fofoca espiritismo

Se você procura recomeçar sua vida, reconciliar e perdoar-se, e aquilo que citamos acima está ocorrendo com você, então não se importe. A gente precisa confiar na gente mesmo, em Deus e no Cristo, na espiritualidade toda… nessa força maior que patrocina nossa existência!

Então, quando uma pessoa disser alguma coisa de mal contra você, faça uma retrospectiva no seu íntimo e veja se você fez aquilo mesmo.

Você não precisa provar para os outros, mas sim provar para você mesmo a sua própria nova conduta que está tentando construir. E isso é que deve nos dar essa força extraordinária; essa força é que tira a montanha das dificuldades daqui e passa para lá, como mesmo disse nosso mestre Jesus.

Nesse processo, ponha na sua cabeça que você nunca conseguirá agradar a todos.

Mas você precisa ter a consciência do que você quer da vida; do que você está programando para sua vida.

Veja mais: Jovens superdotados: Como o Espiritismo explica?

Quem procura evoluir espiritualmente é um compromisso interior e não com o exterior

Quando as pessoas acabam dando muito valor ao que as pessoas falam de mal, acabamos adoecendo mentalmente, pois elas valorizaram mal o que falaram e colocaram muita importância naquilo que vem do exterior. Elas não tiveram dentro de si mesmas recursos para se defender ou parar anular o mal que vem de fora.

Então, quando uma pessoa fala mal de você, como é que você vai vencer isso? É ir lá e brigar, entrar na mesma faixa? Não! Você vai fazer tudo ao contrário do que ela falou. Viva de tal forma que a pessoa seja desmentida pela própria vida. E você vai ser conhecido, e vão ver que a pessoa caluniadora foi mentirosa, pois os outros vão ser testemunha de que você não é nada daquilo que ela falou.

E se ela falou algum mal e por acaso você se auto analisou e realmente considerou que você tem este ou aquele defeito que ela citou. O que fazer? Ore, peça para espiritualidade a iluminação necessária para que nunca mais você venha a melhorar constantemente e abandonar o hábito ruim.

Veja mais: 10 coisas que podem te DESTRUIR

Progresso espiritual e os escândalos

É muito difícil você viver em paz porque não falta pessoas de cabeça pensamento fértil para criar um mal. E a gente não é perfeito! Se fôssemos perfeitos, não estaremos aqui na Terra. Então, nós temos sempre alguma coisa para consertar, para melhorar, para nos conduzir no bem. Mas devemos lembrar de fazermos isso não pelos outros, mas por nós mesmos.

Segundo o que a espiritualidade nos chama a observação de que “um escândalo precisa acontecer, mas ai mas daquele quem o provoque”, então, muitas coisas que acontecem conosco aconteceram porque não tinha não teve jeito.

Estava no nosso percurso, muitas vezes sofrem esta ou aquela calúnia por mais que houvéssemos tentado evitar aquela situação. Porém o mundo espiritual vai te dar nota de que seus pensamentos e atos não fazem parte daquilo que estão falando da gente. Aconteceu na Terra, mas não repercutiu no mundo espiritual, da sua vida espiritual.

Como exemplo, temos a Jesus que sofreu com escândalos e calúnias, tendo o seu final na vida terrena interrompido de maneira muito trágica. Mas aquilo só repercutiu na Terra. O plano espiritual sabia muito bem quem era Jesus e quais as condutas que ele tinha e que pensamentos alimentava.

Veja mais: Reencarnação: Criança de 5 anos prova que morreu em incêndio na vida passada

Ninguém está isento dessa perturbação, mas ela vai chegar na sua vida de acordo com suas emoções, com aquilo que você traz e construiu na sua alma. Não vai chegar arrebentando destruindo como o mundo desejaria, porque você tem auto-defesa pela sua vida, pelos seus exemplos, mas se você não tiver cuidado com o seu interior, com a sua opção, com a sua vontade, com seus com seus dotes divinos, com seus talentos… o mundo vende derruba!

Quem quer evoluir espiritualmente deve procurar pelos seus talentos internos

evolução espiritual talentos espiritismo 2

É preciso que você preserve seus talentos que Deus te deu como filiação divina.

Todos que se aproximam do trabalho do Cristo, do trabalho de Deus, são altamente perseguidos. Não são os maus que são perseguidos. Dessa forma, procure observar, policiar os seus desejos e as suas opções. Faça uma programação diante de Deus, diante do Cristo, para que os amigos espirituais tomem conhecimento dos seus anseios, dos seus desejos, das suas opções.

Não coloque os outros ou os obstáculos na frente do seu progresso espiritual. Quando você murmura, quando você vai pensando em deixar os projetos que dedicou ao Cristo de lado, tudo isto vai impedindo seu progresso verdadeiro, que é da criação de Deus, do espírito eterno. Nenhuma dificuldade do mundo tem, efetivamente, direito de impedir o nosso progresso espiritual.

Você tem os talentos espirituais. Use os seus talentos espirituais para sair da miséria humana e você vai sair porque você é criado por Deus. O nosso pai misericordioso que não nos abandona. Você tem na alma chancela Divina e em qualquer lugar, em qualquer situação que você se encontre, Deus já te avisou: “onde você estiver, meu filho; seja qual for sua situação, fale comigo, me peça, mande um recado para mim, não se esqueça de mim, meu filho, pois eu jamais me esquecerei de você!”.

Veja mais: 4 formas de receber ajuda dos bons espíritos

Gostou? Então COMPARTILHE!

Hugo Gimenez

Hugo Gimenez é o editor do blog O Estudante Espírita. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou suas primeiras leituras da Doutrina Espírita com 15 anos de idade. Hoje em dia, se interessa não só por literaturas próprias do Espiritismo, mas também por assuntos de espiritualidade em geral.
Fechar Menu