Segundo o Espiritismo, os animais têm espírito?

Segundo o Espiritismo, os animais têm espírito?

Segundo o Espiritismo, os animais têm espírito?
5 (100%) 1 vote

Os animais têm espírito e alma?

Para respondermos isso temos que conceituar espírito e alma. A verdade é que são praticamente sinônimos, apenas é necessário fazer a distinção quanto ao uso mais comum desses dois termos no Espiritismo.

A alma nada mais é do que o espírito encarnado, ou seja, com o corpo físico ainda vivo. E se diz espírito, a alma quando esta já está fora do corpo físico.

Se você possui um animal de estimação e fica intrigado quanto sua inteligência e amor que ele deposita em você, seja qual for a espécie, seja qual for a raça, você já deve ter se perguntado sobre alguns detalhes acerca da espiritualidade, inclusive se os nossos queridos animais tem espírito e alma

Graças as pesquisas na área, feitas pelo codificador Allan Kardec, foi comprovada aos olhos do Espiritismo, que SIM, os animais têm espírito e alma.

Mas desde antes, os nossos antepassados, já tinham a resposta para tal pergunta, porém foi necessário as pesquisas dentro do espiritismo para que a temática deixasse de ser tão mística, para adquirir um ponto de vista muito mais reacional e não baseado em “achismos”.

Se os animais têm espírito, segundo o espiritismo, qual a diferença entre o espírito do homem e o do animal?

animais tem espirito e alma 2

597. Pois que os animais possuem uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação, haverá neles algum princípio independente da matéria?

Resposta: “Há e que sobrevive ao corpo.”

a) – Será esse princípio uma alma semelhante à do homem?

Resposta: “É também uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra. É, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus.”

Diante disso fica claro a resposta positiva em relação a nossa indagação. Porém nota-se, pelas instruções nos reveladas, que o espírito dos nossos queridos bichinhos estão em um nível de elevação ainda muito distante em comparação ao espírito humano, mas não menos importantes.

Segundo o Espiritismo, os animais têm espirito. Mas qual a diferença evolutiva mais palpável entre os animais e o homem?

os animais tem espirito 2

Segundo o O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec:

“Os animais, também compostos de matéria inerte e igualmente dotados de vitalidade, possuem, além disso, uma espécie de inteligência instintiva, limitada, e a consciência de sua existência e de sua individualidade.

O homem, tendo tudo o que há nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especial, indefinida, que lhe dá a consciência do seu futuro, a percepção das coisas extramateriais e o conhecimento de Deus”.

Quanto a capacidade dos animais de comunicação e transmissão de informações, a questão 594 revela:

  1. Têm os animais alguma linguagem?

“Se vos referis a uma linguagem formada de sílabas e palavras, não. Meio, porém, de se comunicarem entre si, têm. Dizem uns aos outros muito mais coisas do que imaginais. Mas a linguagem de que dispõem é restrita a suas necessidades, como restritas também são as idéias que podem ter.”

Se o animal tem espirito, o que ocorre após o desencarne?

os animais tem espirito segundo o espiritismo 2

  1. Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem a achar-se, depois da morte, num estado de erraticidade, como a do homem?

NOTA: erraticidade é o nome que se dá ao período em que o Espírito vive no plano espiritual e que, ainda, não reencarnou. Erraticidade não tem nada a ver com “erro” ou “pecado”.

“Fica numa espécie de erraticidade, pois que não mais se acha unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e obra por sua livre vontade.

De idêntica faculdade não dispõe o dos animais. A consciência de si mesmo é o que constitui o principal atributo do Espírito. O do animal, depois da morte, é classificado pelos Espíritos a quem incumbe essa tarefa e utilizado quase imediatamente; não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas.”

Já que, segundo o espiritismo, os animais têm espirito, eles têm que passar pela evolução espiritual?

animais tem espirito alma 2

Para resolver tal dúvida devemos recorrer às questões 601 e 602 dos Livros dos Espíritos:

  1. Os animais estão sujeitos, como o homem, a uma lei progressiva?

“Sim; e daí vem que nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios mais amplos de comunicação. São sempre, porém, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos, tendo neles o homem servidores inteligentes.”

Nada há nisso de extraordinário. Tomemos os nossos mais inteligentes animais, o cão, o elefante, o cavalo, e imaginemo-los dotados de uma conformação apropriada aos trabalhos manuais. Que não fariam sob a direção do homem?

  1. Os animais progridem, como o homem, por ato da própria vontade, ou pela força das coisas?

“Pela força das coisas, razão por que não estão sujeitos à expiação.”

 

Os animais têm espirito segundo o espiritismo — Um testemunho de Chico Xavier

animais tem espirito espiritismo 2

Para sairmos um pouco do campo técnico da codificação, podemos adentrar em exemplos práticos, como em um relatado no livro Testemunhos de Chico Xavier, de Suely Caldas Schubert:

“Em 1939, o meu irmão José deixou-me um desses amigos fiéis (um cão). Chamava-se Lorde e fez-se meu companheiro, inclusive de preces, porque, à noite, postava-se junto a mim, em silêncio, ouvindo música.

Em 1945, depois de longa enfermidade, veio a falecer. Mas no ultimo instante, vi o Espírito de meu irmão aproximar-se e arrebatá-lo ao corpo inerte e, durante alguns meses, quando o José, em espírito, vinha ter comigo, era sempre acompanhado por ele, que se me apresentava à visão espiritual com insignificante diferença.

Atrevo-me a contar-te as minhas experiências, porque também passaste por essa dor de perder um cão leal e amigo. Geralmente, quando falamos na sobrevivência dos animais, muita gente sorri e nos endereça atitudes de piedade.”

Ajude-nos a COMPARTILHAR esse artigo em grupos ou páginas de Facebook, assim como outras redes sociais. Você pode fazer isso clicando no símbolo das redes sociais da sua preferência, que estão abaixo desse texto.

Veja mais:

Fonte: O Livro dos Espíritos;

Tags adicionais: animais tem espirito e alma, animais tem espirito espiritismo, os animais tem espirito segundo o espiritismo, os animais tambem tem espirito, o animal tem espirito, segundo o espiritismo os animais tem espirito, animal tem espirito, animais tem espirito alma, animais tem espirito ou alma, os animais tem espirito, os animais tambem tem espirito, segundo o espiritismo os animais tem espirito, um animal tem espirito, espiritismo, animais, animal, espirito, segundo o espiritismo.

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu