Tudo sobre “Centro Espirita”: indo pela primeira vez

Tudo sobre “Centro Espirita”: indo pela primeira vez
1 (20%) 1 vote[s]

Saiba tudo sobre os centros espíritas antes de visitar um pela primeira vez.

O centro espírita é o lugar onde as pessoas que seguem a Doutrina Espírita realizam suas atividades.

É impossível abordar completamente tudo sobre centros espíritas em uma só matéria, pois nem todos funcionam de forma igual, mas praticamente todos possuem um padrão de funcionamento.

Como funcionam os centros espíritas?

Nas grandes cidades costumam funcionar vários centros espíritas, cada qual com o seu método, mas como foi dito, a maioria segue um padrão.

Cada centro espírita tem seus dias e horários de funcionamento durante a semana. Geralmente os grandes centros espíritas, aqueles que possuem um site na internet, costumam deixar exposto os horários e dias de funcionamento do centro, cronograma das atividades e um espaço para contato e dúvidas, tudo no site.

Já os centros espíritas que não possuem site, costumam deixar essas informações no mural ou até em placas na frente do lugar. Você ainda pode entrar em contato com algum conhecido que frequente o centro espírita para saber tais informações.

Além disso, os centros espíritas possuem um cronograma de atividades. Por exemplo, alguns deixam reservado dias da semana para atendimentos espirituais, aplicação de passes e outras terapias espirituais; e os finais de semana destina-se somente para os estudos da Doutrina Espírita.

Todo o funcionamento dos centros espíritas costumam ser bem regrados e as atividades dificilmente são iniciadas com atraso, pois as casas são gerenciadas, também, pelo plano espiritual, que é bastante rigoroso com o funcionamento da casa.

Alguns centros espíritas funcionam como verdadeiros hospitais espirituais, com a realização de cirurgias espirituais; outros limitam-se à aplicação dos passes.

Se você não tem conhecimento do que são os passes espíritas aplicados nos centros espíritas e os seus benefícios, veja o link a seguir: O que é passe espírita e quais seus benefícios?

Mas se você pensa que o centro espírita para de funcionar quando todos vão embora, você está enganado, pois no plano espiritual os espíritos ainda estão trabalhando duro, atendendo os desencarnados que também pousam por lá.

Tudo sobre o centro espírita – O que devo saber antes de ir no centro espírita?

É muito importante que, embora a Doutrina Espírita tenha um perfil muito liberal se compararmos com outras doutrinas religiosas, é interessante saber que os bons costumes devem ser preservados lá dentro.

é importante também separarmos as crenças espíritas do que o “povão” acaba inventando por aí, como algumas superstições.

Com que roupa devo ir para o centro espírita? Qualquer roupa, desde que composta, é passível de ir para o centro espírita. Devemos evitar roupas muito decotadas, shorts ou saias curtas.

A cor da roupa influencia em alguma coisa? Geralmente vemos uma associação da cor branca diretamente ligada aos centros espíritas, mas os dirigentes dos centros espíritas, geralmente, não fazem recomendações para os visitantes vestirem uma ou outra cor, sendo isso irrelevante.

Por que sempre é recomendado o silêncio no centro espírita? O silêncio é parte fundamental do trabalho da espiritualidade, que se esforça para manter a circulação dos bons fluidos energéticos da casa. A dispersão dos objetivos da casa atrapalha o andamento das atividades, demandando ainda mais esforços.

Além do mais, o silêncio verbal pode facilitar o silêncio mental, permitindo que as pessoas se concentrem na verdadeira causa de estarem visitando o lugar. Dessa forma, é importante evitar conversas paralelas durante os trabalhos.

Quantas vezes precisarei ir? Se você está visitando o centro espírita para realizar um tratamento espiritual, é importante ficar sabendo que comparecer com frequência é interessante, para que o seu tratamento não seja interrompido.

Muitas pessoas pensam que para resolver um problema de saúde, por exemplo, basta ir uma vez e, como mágica, o problema irá desaparecer. Não é assim! Você será acompanhado pela equipe e você vai dizendo se está melhorando ou não, então vai-se ajustando a terapia.

Veja mais: Doenças e suas causas espirituais

Não fique ansioso para receber o passe! O passe é muito eficaz na melhora do indivíduo, mas não é a atividade mais importante realizada no centro espírita. A principal atividade que você precisa participar com muita atenção é o Evangelho, que é por onde você receberá as instruções para construir um novo “Eu”, fazer uma reforma em si mesmo.

É o entendimento do Evangelho e sua prática que permite a resolução e a cura das nossas mazelas.

Tudo sobre o centro espírita – Como ocorrem as atividades do centro quando eu estiver lá dentro?

Assim que você adentrar no centro muito provavelmente você dará de frente com a recepção.

Lhe será oferecida uma ficha com dados pessoais para que você preencha, e que em breve serão feitas anotações sobre sua saúde, quantidade de passes recebidos, tipo de terapia que será realizada, etc.

Dependendo da sua necessidade, em sua primeira visita, vai ser oferecido a você a oportunidade de passar pelo Diálogo Fraterno, uma espécie de conversa com um dos trabalhadores da casa.

Veja mais: Livro grátis! Aconteceu na Casa Espírita

Tudo sobre o Diálogo Fraterno no centro espírita
Frase de Divaldo Franco sobre o Diálogo Fraterno no centro espírita.

O Diálogo Fraterno é uma conversa confidencial com um trabalhador do centro espírita. Por mais aflitivo que seja seu problema, não tenha receios de se abrir, pois dessa forma será melhor para ser “receitada” a melhor forma de terapia espiritual para você.

Geralmente, o Diálogo Fraterno no centro espírita ocorre num espaço reservado e você poderá entrar junto com uma pessoa de sua confiança (se achar necessário).

É no Diálogo Fraterno que você poderá falar para o trabalhador quais problemas você tem passado. Não se preocupe se você julga seu problema “bizarro demais”. Essas pessoas já viram de tudo um pouco e estão acostumadas a trabalhar com situações bastante incomuns.

A leitura e os comentários sobre O Evangelho Segundo o Espiritismo e as palestras

Impossível querer falar tudo sobre centro espírita (ou quase tudo) e não falar sobre O Evangelho Segundo o Espiritismo.

De forma geral, é a primeira atividade que acontece antes dos atendimentos.

Eu consideraria como a principal atividade do centro espírita. É através do Evangelho que, se internalizarmos o aprendizado e colocarmos em prática, conseguimos fazer uma transformação interior ao ponto de dissolver as nossas mazelas e afastar os espíritos obsessores.

Logo após o Evangelho, pode ser que a equipe de dirigentes do centro chame um palestrante para discursar sobre um tema programado.

A hora do passe espiritual
passe espiritual chico xavier emmanuel

Depois da leitura e comentários sobre o Evangelho e a realização da palestra, chegou a hora de direcionarem as pessoas para o passe espiritual.

Nesse momento as pessoas se dirigem para outro espaço do centro espírita para esperarem o recebimento do passe.

passe é uma transmissão conjunta, ou mista, de fluidos magnéticos do provenientes do encarnado e de fluidos espirituais oriundos dos benfeitores espirituais.

O passe auxilia a recuperação de desarmonias físicas e psíquicas, substituindo os fluidos deletérios por fluidos benéficos; equilibrar o funcionamento de células e tecidos lesados; promover a harmonização do funcionamento de estrutura  neurológicas que garantem o estado de lucidez mental e intelectual do indivíduo.

passe espirita frases terezinha oliveira 2

Veja mais: Transtornos mentais e Espiritismo

Tudo sobre o centro espírita – Outras formas de terapia

É possível que o centro espírita que você estiver visitando adote outras formas específicas de tratamento espiritual além do passe.

Dessa forma, se for recomendado para você um outro tipo de tratamento é bem possível que você seja encaminhado para outro lugar do centro para realizar esta terapia.

Veja mais: Tratamento espiritual pela Apometria – Como funciona?

Recomendações adicionais do centro espírita

Na saída do centro espírita pode ser que você leve consigo uma ficha com seus dados de atendimento.

Toda vez que você retornar ao centro espírita, será interessante que não se esqueça de levar novamente a ficha para anotações adicionais.

Lembre-se que a maior parte do tratamento é feita por você. Evite alimentar maus pensamentos e outros hábitos ruins que você possa identificar.

Comece a trabalhar sua mente para se libertar de vícios e atitudes nocivas.

E o principal, torne a oração um hábito.

Veja mais: Como controlar as emoções negativas – 4 dicas simples

Tudo sobre o centro espírita – Cuidado com os falsos centros

Evite procurar lugares que se dizem centros espíritas kardecistas, mas que cobram pelo atendimento e tratamentos espirituais.

Saiba que uma das premissas dos centros espíritas é a caridade. Se o lugar está cobrando dinheiro em troca do atendimento, este centro não está trabalhando de acordo com o que diz a Doutrina Espírita, portanto, não deveria ser considerado um centro espírita legítimo.

Os centro espíritas são lugares em que a simplicidade das atividades é bem perceptível. Portanto, é necessário identificar possíveis práticas, superstições, alegorias entre outros “estranhismos” que estejam sendo disseminados no local.

Gostou? Então COMPARTILHE!
Avatar

Hugo Gimenez

Hugo Gimenez é o editor do blog O Estudante Espírita. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou suas primeiras leituras da Doutrina Espírita com 15 anos de idade. Hoje em dia, se interessa não só por literaturas próprias do Espiritismo, mas também por assuntos de espiritualidade em geral.