O uso excessivo das redes sociais – Como se livrar?

O uso excessivo das redes sociais – Como se livrar?

O uso excessivo das redes sociais – Como se livrar?
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O uso excessivo das redes sociais – É fácil de identificar uma pessoa viciada em redes sociais? O que a ciência diz sobre esse tema?

Quanto tempo você pode ficar sem verificar sua página no Facebook, Whatsapp ou Twitter? De acordo com especialistas, 28% dos usuários de iPhone verificam suas redes sociais antes de sair da cama e 18% não podem passar mais de três horas sem verificar o que está acontecendo.

Existem mais de 2 bilhões de usuários de mídia social e a maioria deles está no Facebook e no Twitter.

Durante vários anos, tem havido muito debate sobre se o uso excessivo de redes sociais é um distúrbio de dependência de internet (IAD), um sintoma de outro distúrbio, ou apenas um mau hábito.

O vício em qualquer coisa mostra a falta da capacidade de controlar os impulsos, de modo que o uso excessivo de qualquer coisa, como as redes sociais, é considerado um transtorno do vício em controle de impulsos ou transtorno de controle de impulsos.

Segundo o Estadão, o impacto das redes sociais na nossa vida cotidiana teve muitos benefícios, mas é preciso ficar atento para os malefícios das redes sociais quando usadas em excesso, inclusive psiquiatras já discutem o vício nas redes e como elas podem ocasionar o aparecimento da depressão em pessoas que já possuem predisposição para a doença.

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O coordenador do ambulatório do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Rodrigo Leite, aponta que pessoas que têm o quadro já consolidado de depressão usam a internet para buscar formas de convívio social, uma vez que são incapazes de buscar essas relações no mundo real.

Embora existam muitos profissionais médicos nos Estados Unidos que acham que o uso excessivo de redes sociais é um sintoma de outra doença em vez de um verdadeiro transtorno, outros países, como a Coreia do Sul e a China, já deram ao distúrbio de dependência de internet (IAD) sua própria classificação.

Quando examinado pela primeira vez, pode parecer que o uso excessivo de mídias sociais é apenas um mau hábito ou falta de bom senso, ou que o uso excessivo de mídias sociais é comorbidade com outros transtornos, como depressão e transtorno bipolar.

Em outro artigo, o autor afirma que ainda não há informações sólidas suficientes para concluir que o vício em redes sociais é um distúrbio psiquiátrico ou doença, porque não há critérios universais para os sintomas da dependência da mídia social.

No entanto, os fatos mostram que a dependência da mídia social é um uso esmagador e destrutivo da Internet, e aqueles que usam as redes sociais para este grau foram relatados para ter efeitos negativos sobre suas vidas profissionais, acadêmicas e sociais.

O uso excessivo das redes sociais e sua relação com outros vícios virtuais

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Muitos estudos de ressonância magnética funcional (fMRI) relataram atividade aumentada em várias regiões cerebrais de jogadores de videogame excessivos em comparação com controles em resposta a sinais de videogame.

Da mesma forma, as áreas do cérebro que foram ativadas foram as mesmas que as áreas que mostraram um aumento no nível de ativação em pacientes com dependência de abuso de substâncias quando mostraram certas sugestões que induzem os desejos.

Trazendo mais evidências para a classificação do vício em redes sociais, quando os pacientes tomavam certas medicações para distúrbios de vício, como a bupropiona, a ativação aumentada no cérebro diminuía, e o mesmo acontecia com o desejo dos pacientes de usar as redes sociais.

De acordo com outro estudo, o uso problemático de mídias sociais é um problema sério para 6% a 11% dos usuários de internet nos Estados Unidos. Se a comunidade médica continuar acreditando que o vício em mídias sociais não é um verdadeiro distúrbio médico, aqueles que sofrem desse distúrbio não serão capazes de obter o tratamento necessário para controlar seus impulsos e levar uma vida normal.

Alguns critérios para identificar a dependência das redes sociais

Que comportamento uma pessoa que faz uso excessivo das redes sociais pode ter?

Profissionais médicos demonstraram alguns critérios que ajudam a identificar se uma pessoa tem dependência das redes sociais:

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  • Usando as mídias sociais com mais frequência do que o pretendido
  • Estar preocupado com as mídias sociais
  • Ter sintomas de abstinência quando a mídia social não está sendo usada
  • Tentando interromper ou reduzir o uso de mídias sociais mais de uma vez sem sucesso
  • Desejo por mais uso de mídia social
  • Perder interesse em outras atividades
  • Uso contínuo de mídia social, apesar das consequências negativas
  • Usando as mídias sociais para aliviar o mau humor
  • Mentindo sobre a quantidade de uso de mídia social
  • Sentindo uma enorme necessidade de compartilhar algo em seu Facebook ou outra página de mídia social
  • Ficando ansioso ou estressado se você não conseguiu ficar online por um certo tempo
  • O uso de mídias sociais está causando impactos negativos em sua vida, relacionamentos, escola ou trabalho

Outro profissional médico explica que existem três subtipos de vício em internet, que são jogos excessivos, preocupações sexuais e mensagens de texto. Além disso, ele afirma que todos esses subtipos de vício em internet têm os critérios para uso excessivo ou problemático de mídias sociais.

O uso excessivo das redes sociais – como se livrar do vicio das redes sociais

O site Bustle, mostra algumas formas sobre como se livrar do vicio das redes sociais:

Desligue as notificações do seu celular

Quando você impede que notificações perturbem sua rotina normal, talvez seja mais fácil se concentrar em suas tarefas diárias e não se distrair tão facilmente. As notificações são um lembrete constante de que algo está acontecendo no mundo online e você pode sentir que está perdendo as últimas novidades.

Imponha-se limites

Defina um temporizador no seu relógio ou telefone para limitar a quantidade de tempo que você gasta nas redes sociais. Escolha um limite, dependendo da gravidade do seu vício – digamos, uma hora por dia, o que equivale a sete horas por semana – e sempre que você verificar suas contas, inicie o cronômetro. Quando você atingir seu limite, seja forte e não seja tentado a aumentar o tempo extra. Este será um teste forte de sua força de vontade, mas valerá a pena no final.

Invente um novo hobbie

Você pode ter muito mais tempo livre em suas mãos agora que você está tentando reduzir seu uso de mídia social, então por que não escolher um novo hobby para preencher seu tempo livre? Você pode aprender uma nova habilidade ou fazer algo que sempre quis fazer, mas nunca teve tempo.

Você provavelmente se surpreenderá com quanto tempo livre você tem quando pára de rolar sem pensar pelo seu feed de notícias. Além disso, seu novo hobby manterá sua mente e suas mãos preocupadas quando você estiver desejando mídia social.

Passe mais tempo com sua família e amigos

Em vez de se manter atualizado com a vida dos seus amigos e familiares através de uma tela, passe tempo com eles no mundo real e reconecte-se a eles. Faça novas memórias e mantenha-as pessoais para você – você não precisa documentar tudo o que faz na vida com selfies.

Saia para conhecer novas pessoas

Existem muitas maneiras de conhecer pessoas na vida real. Você pode participar de um clube, participar de uma palestra, organizar uma reunião onde todos os seus amigos trazem um amigo ou embarcar na noite de um single.

Seja qual for a atividade que você escolher, você estará fazendo conexões com novas pessoas na realidade, o que é totalmente melhor do que perseguir seu ex no Facebook, ficar obcecado com os feeds do Instagram da celebridade ou tentar tirar o selfie de treino perfeito.

Gaste tempo com o que realmente interessa

Se você está gastando mais tempo em mídias sociais do que interagindo com pessoas na vida real, faça uma verificação da realidade fazendo um feriado nas mídias sociais. Decida quanto tempo vai durar, informe seus amigos on-line por quanto tempo você estará ausente e como eles podem entrar em contato com você, se precisarem de você pessoalmente, e exclua seus aplicativos.

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Se você normalmente gasta um mínimo de duas horas nas mídias sociais por dia, você terá catorze horas extras por semana, que são totalmente livres para fazer o que quiser – você pode até configurar sua própria pequena empresa ou conseguir um emprego de meio período. com todo o seu tempo recém liberado!

O mundo é literalmente sua ostra, então não fique preso em um mundo virtual. Saia de trás de sua tela e aproveite os prazeres da vida!

Aqui vão mais algumas dicas de como se livrar do vicio das redes sociais. Algumas delas pescadas no Quora.

Use outro despertador, mas não o do celular

Todos nós sabemos como é: depois que você desliga o alarme e vai direto para a navegação: Instagram, e-mail, Instagram, vai ver os vídeos e áudios no Whatsapp – você já se atolou com uma sobrecarga de tecnologia antes que seus pés caiam no chão.

Se você quiser se distanciar de sua tecnologia de uma maneira significativa, você precisa cortar o problema no botão sonolento. E já que muitos de nós literalmente acordamos com nosso telefone em nossas mãos, este é o primeiro lugar para começar a cortar.

Ative o modo avião

Uma pessoa que faz uso excessivo das redes sociais tem muito medo de deixar seus telefones completamente para trás. Basicamente, você ficará com apenas uma combinação de relógio / câmera. Se você realmente quer se concentrar em uma tarefa em mãos, ou apenas precisa se certificar de que ninguém incomoda por um longo período, basta ligar o modo avião, e seguir em frente.

Tente fazer isso enquanto estiver dirigindo, em situações sociais ou assistindo à TV e gradualmente ampliando seu “tempo de avião” para outras atividades. Tudo se resume a condicionar-se a uma vida menos confusa com o tempo do telefone, e o modo Avião é um excelente trampolim no seu caminho para a atenção plena.

Exclua o excesso de redes sociais e de aplicativos

Quanto mais contas em redes sociais você tiver, mais aplicativos você terá no seu celular e mais tempo você gastará vendo as notificações e atualizações de cada uma.

Faça um esforço e delete algumas contas nessas redes, ficando apenas com aquelas que você precisa usar.

Veja mais:

Fonte Principal: Tradução com modificações do texto “What Is Social Media Addiction And How Do You Treat It?”. Disponível em: https://www.betterhelp.com/


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