Como deve ser o verdadeiro Natal espírita com Jesus?

Como deve ser o verdadeiro Natal espírita com Jesus?

Como deve ser o verdadeiro Natal espírita com Jesus?
5 (100%) 5 votes

As elucidações abaixo foram retiradas de citações de uma palestra espírita sobre o Natal, que parece ter sido elaborada sob a forma de perguntas e respostas, facilitando o entendimento mais objetivo sobre o Natal espírita.

O blog O Estudante Espírita não alterou em nenhuma linha o discurso do palestrante sobre o Natal espírita. Porém alteramos as ordens das perguntas feitas a ele para melhor encabeçar o tema central do artigo.

O palestrante foi o Sr. Altivo Pamphiro, que atuou por muitos anos no movimento espírita carioca.

Altivo, você poderia nos falar um pouco sobre o histórico do Natal?

Foi um papa que estabeleceu um costume cristão sobre uma festa pagã igual ao que foi feito com relação ao Carnaval, em outra circunstância. Mas podemos dizer que foi um piedoso costume que se tentou passar à Humanidade. Lembre-se que o grande apelo comercial em torno das festividades natalinas não existia no século passado. Isto é fruto da sociedade moderna que tem a seu dispor poderosos veículos de intercomunicação entre os seres, que são o rádio, a televisão e outros mais.

O nascimento de Jesus sob a visão espírita:

Nossos irmãos cristãos costumam crer que Jesus tenha nascido devido a obra e poder do “Espírito Santo” sobre Maria. Como o Espiritismo explica o nascimento de Jesus?

A doutrina espírita não acredita em milagres. Assim, Jesus, com certeza, nasceu como todos os homens nascem. Se alguns acreditam que Jesus nasceu de outra forma, perguntaríamos se ele se prestaria a “quebrar” a Lei de Deus. Por outro lado, entendemos, ainda com a doutrina espírita, que a Natureza não dá saltos e as pessoas podem até crer de forma equivocada acerca de Jesus, etc. Mas os espíritas devem entender de modo bem claro a Lei de Deus.

A aproximação de Jesus, aludida em uma resposta anterior, não quer dizer ausência de Jesus na Terra, mas a nossa aproximação mental?

Não, quer dizer que ele está localizado mais ou menos distante da Terra e quando se aproxima ele está mais próximo da Terra. E a aproximação mental somos nós quem fazemos. Jesus estará sempre atento às menores manifestações de acesso a ele, se assim o fizermos. 

O Natal espírita de todos os dias:

O que é comemorar o Natal todos os dias?

É lembrarmo-nos de que Jesus existe e nós iremos praticar a Lei de Amor ao Próximo que ele nos ensinou diariamente, ao mesmo tempo que iremos doar de nós mesmos conforme ele mesmo o fez.

Qual deve ser o verdadeiro espírito de Natal?

Pensarmos em Jesus, termos alegria real quando estivermos reunidos com os nossos amigos e lembrar de que se eu não posso estar com Jesus na data do seu aniversário, eu posso estar com os meus amigos praticando o sentimento que Jesus nos ensinou.

O Natal espírita assim como o de todos os cristãos deve vir de dentro:

Meu amigo Altivo, como você vê o excesso de discursos bonitos e pouca prática do que se prega, principalmente nos meios ditos Cristãos?

É uma falha do nosso espírito ou do espírito dos outros. Na verdade, nossos pensamentos e palavras e também os atos deveriam ser unos, mas o que vemos são pessoas falando do que não pensam, pensando no que não devem e, acima de tudo, esquecendo da realidade de que todos devemos nos unir na prática do bem.

No momento em que nossa família estiver reunida em torno da mesa para as comemorações do Natal, quais as suas recomendações para nossas atitudes (uma prece, um papo sobre Jesus, um silencio pessoal)?

Dependerá da sua família. Se você puder falar de Jesus uns cinco ou dez minutos, será ótimo. Mas se você não puder falar, faça o seu silêncio pessoal. O mesmo com referência à prece. Se não devemos ser insistentes incomodando aos outros, que não compartilham com as nossas crenças, também temos o direito de pensarmos em como agir segundo os atos cristão. E esse “como agir” pode ser, como já foi dito, ficarmos em silêncio, pensando.

Fonte: Palestra Virtual; Promovida pelo Canal #Espiritismo: http://www.irc-espiritismo.org.br; Centro Espírita Léon Denis; http://www.celd.org.br

Tags adicionais: visao espirita, visao espirita do natal, natal e espiritismo, natal espirita, palestra espirita sobre o natal.

 

Gostou? Então COMPARTILHE!
Fechar Menu