O LIV teve nove golfistas na lista original para a qualificação final do US Open no Bear’s Club, sendo oito quando o dia começou.
E Dean Burmester, de Jupiter, emergiu como o único sobrevivente.
A liga apoiada pelos sauditas estava bem representada com oito dos nove na lista original do norte do condado de Palm Beach. Após Mito Pereira retirar-se por razões pessoais, oito começaram o dia.
E à medida que o Dia Mais Longo do Golfe se arrastava, Charl Schwartzel, Peter Uihlein e Branden Grace ergueram a bandeira branca e saíram do campo de Jack Nicklaus antes de terminarem suas duas rodadas.
No final do dia, Burmester foi o único golfista do LIV que seguirá para Pinehurst na próxima semana.
“Não jogamos 36 buracos em um dia com frequência, então há muita resistência envolvida, especialmente em um campo como este, que é duro e firme. É tudo sobre paciência e persistência,” disse Burmester. “Foi um grande teste e estou feliz por ter conseguido.”
Burmester superou um duplo bogey no terceiro buraco par-4 em sua rodada inicial para terminar com um 70. Ele seguiu com um 68 livre de bogeys na segunda rodada, totalizando 6 abaixo do par, empatando com Daniel Berger em segundo lugar, um tiro atrás de Matt Kuchar.
Eles foram acompanhados por Luke Clanton da Florida State e Willie Mack III como os cinco que se qualificaram para o US Open a partir do Bear’s Club.
“Cometi um duplo bogey tolo no terceiro buraco, estando no meio do fairway, então tive que fazer algo,” disse Burmester, 35. “Acertei algumas tacadas de golfe de qualidade e consegui fazer alguns putts. Estou muito feliz por ter feito isso sob um pouco de pressão.”
Burmester, que se juntou ao LIV há 16 meses, já disputou oito campeonatos principais. Ele terminou empatado em 12º lugar no mês passado no PGA Championship. Seu melhor desempenho em um grande torneio foi no Open Britânico de 2022, onde ficou em 11º lugar.
“Você aprende com a derrota e com a vitória,” disse ele. “Tive uma ótima semana no PGA. Não consegui aproveitar ao máximo no domingo, mas aprendi muito naquele dia. Estou ansioso para ter outra chance.”
Joaquin Niemann e Anirban Lahiri ficam a um tiro da classificação
Joaquin Niemann e Anirban Lahiri terminaram com 2 abaixo do par nos 36 buracos, ficando a um tiro de um playoff e possivelmente se juntando a Burmester em Pinehurst. Mack III sobreviveu a um playoff de três homens para garantir a vaga final.
Niemann marcou dois 71s e perdeu um longo putt para eagle em seu último buraco do dia, o que o teria colocado no playoff.