Pela primeira vez em muito tempo, a batalha entre Macs e PCs está interessante novamente.
Os produtos da Apple (AAPL) têm superado os PCs com Windows da Microsoft (MSFT) há anos, graças à sua superior duração da bateria e desempenho. Mas a Microsoft afirma que finalmente conseguiu virar o jogo a seu favor.
“Nós temos um silício mais poderoso. Reescrevemos o [Windows 11] para tirar proveito disso. E então construímos experiências únicas em cima dessa plataforma”, disse Yusuf Mehdi, diretor de marketing de consumo da Microsoft, ao Yahoo Finance. “Então, acredito que temos uma vantagem distinta por um período de tempo aqui.”
A Microsoft afirma que conseguiu isso através de uma nova categoria de PCs de IA que ela está chamando de Copilot+ PCs.
Você provavelmente já ouviu falar de PCs de IA, que são PCs que incluem unidades especiais de processamento neural (NPUs) que podem executar aplicativos de IA localmente, em vez de depender de serviços baseados na nuvem, como o ChatGPT.
Os Copilot+ PCs incluem essas mesmas NPUs, mas também vêm com no mínimo 16GB de RAM, 256GB de armazenamento e, o mais importante, rodam o assistente de IA Copilot da Microsoft para o Windows 11.
Os Copilot+ PCs da Microsoft chegam enquanto a indústria de PCs espera estar entrando em um período de crescimento sustentado de vendas após dois anos de quedas acentuadas. Segundo a IDC, as vendas de PCs cresceram 1,5% no primeiro trimestre em comparação a uma queda de 28,7% no primeiro trimestre do ano passado.
“Não há dúvida em minha mente de que a demanda está aqui”, disse Mehdi. “E isso vai estimular a compra de PCs de maneiras que não vimos antes.”
Pela primeira vez em décadas, acrescentou Mehdi, a Microsoft sente que tem uma vantagem sobre a Apple tanto do ponto de vista de desempenho quanto por oferecer “coisas completamente únicas que você não pode fazer em nenhum outro lugar.”
Windows obtém GPT-4o
A Apple está notoriamente atrás da Microsoft na corrida da IA, tendo ficado de fora até muito recentemente — embora tenha garantido que seu hardware possui chips extremamente rápidos e prontos para IA.
Buscando aproveitar o fato de a Apple ter sido pega de surpresa, a Microsoft espera que o Copilot+, que é alimentado pelo GPT-4o, proporcione um impulso de produtividade sísmico com a capacidade de servir como assistente do usuário para tarefas que vão desde lidar com problemas comuns, como questões de áudio, até resumir documentos.
A Microsoft também introduziu seu novo Copilot Recall, um recurso que facilita a busca por praticamente tudo o que você fez no seu PC, incluindo documentos, fotos e páginas da web. Então, se você estava planejando uma viagem para Seattle, mas perdeu o site que estava usando para procurar coisas para fazer, você pode digitar “Seattle” no Recall, que puxará o site que você estava navegando.
A Microsoft afirma que faz isso tirando uma captura de tela ao longo do tempo e, em seguida, usando o recurso de pesquisa visual do Copilot para encontrar o conteúdo que você está procurando. A empresa também diz que o conteúdo salvo no Recall é armazenado apenas no seu dispositivo e que você pode personalizar quais aplicativos usam o recurso.
Os primeiros Copilot+ PCs da Microsoft chegarão ao mercado em junho a partir de US$ 999, curiosamente o mesmo preço do MacBook Air da Apple.
Desempenho e vida útil da bateria
Usuários de Windows e Mac podem ter prioridades diferentes, muitos deles integrados a um ecossistema específico e improváveis de mudar. Isso é, a menos que talvez novas funcionalidades exclusivas de IA atraiam alguém para o outro lado. Mas eles ainda podem ser comparados.
Benchmarks de desempenho têm se tornado tópicos importantes, e os laptops Mac da Apple têm esmagado os PCs baseados em Windows em termos de eficiência energética desde que o fabricante do iPhone lançou seu primeiro chip M1 para MacBooks em 2020.
Esses chips baseados em Arm (ARM) fizeram com que os MacBooks durassem o dia todo com uma única carga, proporcionando um desempenho geral excepcional em uma variedade de casos de uso. Mas a Microsoft diz que seus PCs com Windows têm uma nova arma que a coloca de volta na liderança: os chips Snapdragon X Elite e Snapdragon X Pro, baseados em Arm, da Qualcomm (QCOM).
Durante seu anúncio na segunda-feira, a empresa disse que um PC Copilot+ rodando no chip Snapdragon X Elite da Qualcomm tem 20% mais vida útil da bateria, 23% melhor desempenho de pico e 58% melhor desempenho sustentado de múltiplos threads do que o MacBook Air da Apple com um chip M3.
Além disso, Mehdi disse que os PCs Copilot+ alimentados por Snapdragon superam o mais recente chip M4 da Apple em termos de trilhões de operações por segundo, ou TOPs, uma medida comum para avaliar o desempenho potencial de aplicativos de IA.
Por enquanto, a Microsoft tem a vantagem graças a um produto real de IA. Mas a Apple não está aceitando isso de braços cruzados. A empresa realizará seu evento anual WWDC em 10 de junho, onde se espera que lance seus próprios aplicativos e serviços de IA, incluindo alguns que, segundo Mark Gurman da Bloomberg, rodarão no software de IA da OpenAI.