Normalmente, quando a Microsoft descontinua um grande recurso do Windows, é motivo de preocupação. Lembram-se do breve momento em que o Paint 3D deveria substituir o Windows Paint? No entanto, acabamos de saber que a Microsoft está abandonando o Subsistema Windows para Android, o emulador Android opcional do Windows 11, e ninguém vai sentir falta.
Sem qualquer alarde, a empresa atualizou a página de documentação do Subsistema Windows para Android em seu site e incluiu uma mensagem informando que o WSA não será mais suportado a partir de 5 de março de 2025. O aplicativo da Amazon App Store, que é necessário para usar e instalar o WSA, está previsto para desaparecer da Microsoft Store já em 6 de março de 2024. No entanto, segundo a Amazon, os usuários ainda poderão baixá-lo através de um link dedicado. E quem tiver o WSA instalado poderá continuar usando-o mesmo após o fim do suporte.
Quando a Microsoft anunciou o Windows 11 em 2021, fiquei entusiasmado ao saber que ele rodaria aplicativos Android. A emulação de Android não chegou no lançamento – foi implementada muito gradualmente para os Insiders do Windows e, eventualmente, para a produção – mas foi um grande ponto de venda para o novo sistema operacional. Imaginei rodar jogos Android e softwares exclusivos para dispositivos móveis ao lado dos meus programas favoritos do Windows.
No entanto, a realidade do WSA tem sido muito diferente da sua promessa. Em vez de rodar qualquer aplicativo Android, ele foi projetado apenas para rodar a seleção limitada de aplicativos disponíveis na loja de aplicativos da Amazon. Existem maneiras de instalar aplicativos por fora, mas elas não são oficialmente suportadas, e pode-se esperar problemas ao tentar usar algo que requer os serviços do Google Play. Eu realmente gostaria de rodar o aplicativo oficial do Gmail em uma janela, mas isso só funcionaria – talvez – com um hack.