Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio e Beija-Flor brilham no primeiro dia do Carnaval do Rio de Janeiro em 2024

Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio e Beija-Flor brilham no primeiro dia do Carnaval do Rio de Janeiro em 2024

Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio e Beija-Flor se destacaram no primeiro dia dos desfiles do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro em 2024, apresentando enredos inspirados principalmente em obras literárias.

Além delas, Unidos do Porto da Pedra, Acadêmicos do Salgueiro e Unidos da Tijuca também desfilaram durante a noite de domingo (11) até a manhã de segunda-feira (12).

A Porto da Pedra retornou ao Grupo Especial após 11 anos, conquistando a vaga ao vencer a Série Ouro em 2023. Para marcar seu retorno, a escola trouxe o enredo “Lunário Perpétuo: A profética do saber popular”, explorando as influências do livro “Lunário” na cultura nordestina.

Apesar de enfrentar problemas com alegorias, como a quebra de parte de uma estátua durante o desfile e dificuldades na evolução entre alguns carros, a Porto da Pedra conseguiu concluir sua apresentação sem ultrapassar o tempo estipulado.

A Beija-Flor, quarta colocada no carnaval de 2023, homenageou Maceió e Rás Gonguila em seu desfile, destacando-se pela apresentação do cantor Neguinho da Beija-Flor e pela criativa comissão de frente, que trouxe um pião humano formado por dez integrantes. Um dos momentos mais marcantes foi quando as luzes do sambódromo piscaram em sintonia com a batida da bateria da escola durante o refrão do samba.