Iochpe-Maxion: Crescimento e Expansão no Setor Automotivo

Iochpe-Maxion: Crescimento e Expansão no Setor Automotivo

A Iochpe-Maxion (MYPK3) continua a consolidar sua posição como uma das principais fabricantes de componentes automotivos e ferroviários do mundo. Com um histórico de expansão e aquisições estratégicas, a empresa segue fortalecendo sua presença global e impulsionando o crescimento do setor.

Desempenho no Mercado

Atualmente, as ações da Iochpe-Maxion estão cotadas a R$ 13,67, registrando uma valorização de 0,36% no dia. O preço oscilou entre R$ 13,45 e R$ 13,88 no pregão mais recente, com um volume de negociação de aproximadamente R$ 21,69 milhões. No acumulado de 2025, a empresa já apresenta uma valorização de 21,18%, demonstrando um crescimento consistente ao longo do tempo.

Atuação Global e Portfólio de Produtos

A Iochpe-Maxion é uma das principais fabricantes mundiais de componentes estruturais e rodas para diversos segmentos da indústria automotiva. A empresa produz rodas de aço para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas, além de rodas de alumínio para veículos leves. Sua divisão Maxion Wheels é responsável pela produção e distribuição desses componentes.

Já a Maxion Structural Components tem foco na fabricação de longarinas, travessas e chassis montados para veículos comerciais, além de conjuntos estruturais para veículos leves. A empresa também detém 37,75% de participação na Amsted-Maxion, que atua na produção de vagões, rodas, fundidos ferroviários e industriais.

Com uma operação global, a companhia possui 31 unidades fabris distribuídas em 14 países e conta com aproximadamente 15 mil funcionários. Essa presença internacional permite atender clientes de diversos mercados, reforçando sua relevância no setor.

Origens e Expansão da Empresa

Fundada em 1918 no Rio Grande do Sul, a Iochpe-Maxion iniciou suas atividades no setor madeireiro. Com o passar dos anos, diversificou sua atuação para os setores financeiro e industrial. A partir da década de 1990, decidiu concentrar seus negócios na produção de autopeças e equipamentos ferroviários, alienando ativos que não estavam alinhados a essa estratégia.

No ano 2000, vendeu 50% de seu negócio ferroviário para a Amsted Industries, formando a joint venture Amsted-Maxion. Em 2008, converteu suas ações preferenciais em ordinárias para ingressar no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, segmentando-se como uma companhia de capital aberto com alto padrão de governança corporativa.

A partir da década de 2010, a empresa iniciou um período de forte expansão internacional por meio de aquisições estratégicas. Em 2010, adquiriu os ativos da Nugar S.A.P.I. de C.V., no México, relacionados à produção de rodas. No ano seguinte, comprou 50% das ações da Montich S.A., uma fabricante argentina de longarinas, chassis e componentes estampados para veículos comerciais.

Em 2012, a companhia adquiriu o Grupo Galaz, um importante fabricante mexicano de longarinas de aço para veículos comerciais. Ainda no mesmo ano, expandiu significativamente sua capacidade produtiva ao adquirir a Hayes Lemmerz, uma empresa norte-americana especializada na fabricação de rodas automotivas de aço e alumínio.